Seleção A Futsal

Pedro Cary: “A mesma ambição e orgulho”

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas parte para os dois jogos com a Noruega, em Fafe, com grande motivação e empenho, conforme deu conta o capitão da equipa.

A Seleção Nacional de futsal regressou esta quinta-feira ao trabalho para mais uma sessão de treino no Pavilhão Multiusos de Fafe, palco dos jogos de sábado e domingo, ambos com o pontapé de saída agendado para as 21h15.

Os jogadores convocados por Jorge Braz chegam a esta fase da época em momentos distintos - jogadores de Benfica e Sporting apresentaram-se após cinco partidas intensas da final do play-off, enquanto os restantes estiveram um período sem competição. O grupo é composto por oito campeões da Europa e por cinco jogadores com menos de dez internacionalizações – três deles podem mesmo estrear-se.

Pedro Cary explicou ao fpf.pt que apesar das diferenças de momentos que os jogadores atravessam, há um denominador comum: “o espírito de equipa é o mesmo pelo qual se tem pautado a Seleção Nacional ao longo destes anos.”

“Aparecem a este estágio jogadores mais cansados que outros, mas essa condição não retira a ambição nem o orgulho de representar a Seleção Nacional a ninguém. Seja qual for a altura do ano é sempre um grande orgulho integrar este grupo e isso tem-se verificado essencialmente nos treinos. Temos tidos sessões de trabalho mais curtas, mas intensas e exigentes. Até agora, penso que estamos todos de parabéns porque não temos deixado que esse possível cansaço, principalmente dos jogadores que disputaram os cinco jogos da final da Liga Sport Zone, nos retire a intensidade e a capacidade de treino exigíveis numa Seleção. Apesar destas condicionantes, com jogadores mais parados há algum tempo, tem sido um estágio perfeitamente normal, dentro daquilo que me parece que a equipa técnica pretende. Ainda nos restam alguns momentos de preparação, um treino conjunto com os sub-21 e dois jogos de preparação para continuarmos este trajeto que tem sido bastante agradável”, prosseguiu.

O capitão de equipa esteve presente no único confronto diante da Noruega (clique aqui para consultar a ficha de jogo), disputado em dezembro de 2015, na caminhada para o último Mundial. Portugal venceu esse encontro por 6-1 com cinco dos jogadores presentes nesta convocatória de Jorge Braz (Pedro Cary, João Matos, Fábio Cecílio, Bruno Coelho e Tiago Brito).


“Tive oportunidade de estar nesse jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo da Colômbia 2016, mas dessa equipa norueguesa estarão apenas três ou quatro jogadores que nos defrontaram. A nossa equipa também tem muitas diferenças. Será, por certo, um jogo diferente. O mister Jorge Braz já nos informou que terão tido melhorias bastante significativas. Hoje em dia já não se ganham jogos por resultados avultados. Todos os jogos são muito disputados, independentemente da qualidade das equipas, mas queremos muito vencer estes dois jogos. Ao nível de resultados não temos tido, ao nível de Seleção Nacional, uma época  muito positiva – tivemos quatro empates, diante de Japão e Ucrânia, e perdemos os últimos dois jogos diante do Brasil –, mas vamos, nestes dois testes, prosseguir com o trajeto que a equipa técnica nacional entende ser o melhor para a nossa Seleção.”

A Equipa das Quinas regressa ao trabalho na sexta-feira, pelas 18h00, para um treino conjunto com os sub-21 no Pavilhão da Universidade do Minho, em Azurém (Guimarães).

Qualificação em preparação
Recorda-se que a Equipa das Quinas prepara a qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020, onde irá ter pelo caminho as formações de República Checa, Letónia e Alemanha. Saiba mais aqui.

Jogos na CMTV
Os jogos de 22 e 23 de junho, em Fafe, pelas 21h15, entre Portugal e Noruega poderão ser acompanhados em direto na TV. Saiba mais aqui.

Clique aqui para consultar o programa e saber mais sobre os jogadores convocados.

Clique aqui para consultar o processo de acreditação para os jogos com a Noruega.


;