Seleção A

Portugal-Suíça: os números que merecem atenção

Seleção A

Guia prático de factos estatísticos relevantes para antecipar a meia-final da Liga das Nações.

Portugal estreia-se esta quarta-feira na fase final da Liga das Nações, frente à Suíça,, no Estádio do Dragão, num encontro que pode acompanhar em direto na RTP a partir das 19h45.

A partida já tem atrativos suficientes para ser acompanhada com toda a atenção, mas há números que aguçam ainda mais o "apetite" dos adeptos mais atentos à estatística. Comecemos por duas marcas redondas relacionadas com Fernando Santos.

O Selecionador Nacional pode lançar o 40.º internacional A desde que assumiu o leme da Equipa das Quinas (João Félix e José Sá são as possibilidades), apresentando uma média de 7,6 estreias por ano.

A partida com os helvéticos será também a 40.ª de Fernando Santos pela equipa nacional. Em jogos oficiais, o técnico de 64 anos conseguiu 61,5% de triunfos e 95% de jogos sem perder.

Em termos globais (jogos oficiais e oficiosos), o historial do Selecionador Nacional inclui 63 partidas, 37 vitórias, 16 empates e 10 derrotas (58,7% de triunfos).

Eis todos os jogadores estreados por Fernando Santos:

2014
Cedric
João Mário
Adrien
Raphael
José Fonte
Tiago Gomes

2015
Anthony Lopes
Paulo Oliveira
André Pinto
André André
Bernardo Silva
Danilo
Ukra
Nélson Semedo
Daniel Carriço
Gonçalo Guedes
Ricardo Pereira
Lucas João
Rúben Neves

2016
Renato Sanches
João Cancelo
André Silva
Gelson Martins

2017
Marafona
Kévin Rodrigues
Edgar Ié
Bruno Fernandes
Bruma
Ricardo Ferreira
Rony Lopes
Gonçalo Paciência

2018
Mário Rui
Rúben Dias
Sérgio Oliveira
Gedson Fernandes
Cláudio Ramos
Pedro Mendes
Hélder Costa

2019
Dyego Sousa

 

Rui Patrício, Moutinho e Pepe podem atingir marcas redondas
O encontro com a Suíça reveste-se de uma importância acrescida para o guarda-redes que tem sido mais utilizado por Fernando Santos. Rui Patrício pode igualar as 80 internacionalizações de Vítor Baía, ficando a apenas uma de se tornar no guardião que mais vezes vestiu a camisola de Portugal.

Caso entrem em campo esta quarta-feira, João Moutinho (115) e Pepe (105) consolidam a sua posição entre os mais internacionais de sempre, numa lista que é encabeçada pelo capitão Cristiano Ronaldo (atualmente com 156 internacionalizações).


;

Notícias