Seleção Sub-20

Empate deixa Portugal fora do Mundial sub-20

Seleção Sub-20

Igualdade a uma bola frente à África do Sul.

Portugal despediu-se esta sexta-feira do Campeonato do Mundo de sub-20, ao empatar a uma bola com a África do Sul, em jogo da terceira e última jornada do Grupo F.

Em Bielsko-Biala, na Polónia, A formação comandada por Hélio Sousa buscou o golo desde os instantes iniciais, por todos os lados e com muita bola. Essa postura ofensiva deixou a equipa lusa em vantagem aos 19 minutos, numa jogada concluída com êxito por Rafael Leão, mas os sul-africanos repuseram a igualdade aos 53, na transformação de uma grande penalidade.

Com o empate no marcador, a armada lusa voltou a ser protagonista, dominadora e com um ritmo alto de circulação. A pressão chegou a ser infernal para a África do Sul, mas a fome de vitórias dos portugueses não teve a expressão desejada no marcador - Diogo Queirós atirou aos ferros e Jota falhou um penálti.

A Seleção Nacional termina, assim, a fase de grupos do Mundial sub-20 na terceira posição, atrás da Argentina e da Coreia do Sul, que venceu a equipa sul-americana, por 2-1, terminando as duas com seis pontos, contra os quatro dos portugueses e um dos sul-africanos.

A seleção portuguesa podia ter sido uma das quatro melhores terceiras classificadas, o que lhe daria acesso aos oitavos de final, mas acabou traída pela diferença de golos, com menos um marcado do que o Panamá (3.º classificado do grupo E).

Hélio Sousa em discurso direto:

“Não fomos suficientemente capazes e competentes para estarmos na fase seguinte. Tivemos algumas contrariedades nos dois primeiros jogos, que poderiam ter dado um resultado diferente.

A perspetiva dos golos era importante para este jogo. Tivemos todas condições para ganhar este jogo, criámos inúmeras situações e voltámos a não ser eficazes.

Estes jogadores são excelentes futuros homens e atletas, e têm todas condições para terem um futuro de excelência. Foram inexcedíveis. Só temos de louvar o empenho destes jogadores. É uma desilusão grande.

Podíamos ter feito o 2-0 na primeira parte e não estar sujeitos a uma bola parada ou a um canto da África do Sul. Estamos todos muito tristes, desiludidos. Tínhamos condições para mais, mas não fomos capazes.

Nunca subestimámos os adversários. Nunca aconteceu no passado, nem acontecerá. Tínhamos um dos grupos mais difíceis e os resultados comprovam isso. Sabíamos que seria muito equilibrado e que teríamos de ser muito fortes. Não há nada a apontar a estes jogadores.

Nunca nos refugiamos na falta de sorte. Baseamos o nosso trabalho na capacidade e competência. Esta equipa sempre trabalhou e jogou dento desta identidade e sempre conseguiu os objetivos dessa forma.”

Diogo Dalot em discurso direto:

“Saímos desiludidos por não termos feito mais. Merecíamos e trabalhámos para isso, mas não tivemos competência para o conseguir. Resta-nos olhar para a frente. Temos muito futuro pela frente. Ninguém nos pode tirar o que conquistámos até aqui.

Pelas oportunidades que criámos e que os adversários não tiveram contra nós, acabámos por ser menos competentes na finalização e, quando isso acontece, há muito pouco a dizer.

Nem tudo foi mau. Começámos o Mundial a vencer, apesar de não ter sido o nosso melhor jogo [com a Coreia do Sul]. Fizemos um bom jogo com a Argentina, mas não conseguimos materializar o que produzimos e, hoje, mais uma vez, criámos oportunidades, mas a bola acabou por não entrar. É uma desilusão para nós.”

Diogo Queirós em discurso direto:

“É uma grande desilusão. Coisas destas acontecem. Só temos de levantar a cabeça, porque todos deram o máximo. Não há nada a apontar a ninguém.

Pecámos em alguns detalhes e isso foi prejudicial. Pecámos na finalização e temos de aprender com isso, para que, da próxima vez, saibamos materializar em golo as oportunidades que criamos.

Já estamos a pensar no futuro, que de certeza vai ser risonho para todos os que aqui estão.”

João Virgínia em discurso direto:

“Não esperávamos sair tão cedo desta competição, mas não se pode dizer que é o adeus desta geração. Temos o Europeu de sub-21 daqui a dois anos. O que já foi, já foi. Infelizmente não conseguimos o que queríamos nesta competição.

Sentia-me confiante antes de vir. Fiz uma época boa. Estive seguro, fiz o que pude. Em termos coletivos, não fomos felizes. Para mim, é uma mágoa enorme ter saído tão cedo desta competição.”

Ficha de jogo:

Campeonato do Mundo Sub-20 Polónia 2019 - 3.ª jornada do Grupo F
Estádio Municipal de Bielsko-Biala

ÁFRICA DO SUL 1-1 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela)
Árbitros assistentes:  Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela)
Quarto árbitro: Pacifique Nbadihavenimana (Burundi)

África do Sul: Khubeka; Abrahams, Mabiliso, Gcaba, MKhuma, Appolis (Blom, 65'), Leshabela (Khanyi, 76'), Monyane, Mkhise, Kodisang, Moloisane.
Suplentes: Thuntsane, Baadjies, Khupe, Modise, Phewa, Thethai, Phillips, Foster.
Treinador: Thabo Senong
Golos: 1-1 Monyane de g.p. (53')
Disciplina: amarelo - Moloisane (90+1')

Portugal: João Virgínia, Thierry Correia, Diogo Queirós - Cap., Diogo Leite, Rúben Vinagre (Francisco Moura, 54'), Florentino, Gedson, Nuno Santos (Pedro Martelo, 68'), Trincão, Rafael Leão, Jota (Pedro Neto, 83').
Suplentes: Diogo Costa, Luís Maximiano, Diogo Dalot, Romain Correia, Francisco Moura, Miguel Luís, Nuno Henrique, Pedro Neto.
Treinador: Hélio Sousa
Golos: 0-1 Rafael Leão (19')
Disciplina:  

 


;
;
31 de Maio 2019
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias