Seleção Sub-20

Hélio Sousa quer Portugal mais eficaz

Seleção Sub-20

Equipa das Quinas persegue um triunfo frente à África do Sul, para não depender de terceiros no Mundial sub-20.

A Seleção Nacional sub-20 defronta, esta sexta-feira, a sua congénere sul-africana, num jogo agendado para as 19h30 de Portugal continental, e a contar para a terceira jornada do Grupo F do Mundial da categoria.

Na antevisão da partida, Hélio Sousa assumiu que Portugal entrará em campo com o objetivo único de vencer, para não depender de terceiros na luta pelos oitavos de final. O Treinador Nacional disse, ainda, que a sua equipa terá de aproveitar as oportunidades que construirá no decorrer do jogo. 

"É muito raro esta geração ficar a zero nos jogos. Nos últimos tempos, só talvez contra a Holanda. No último Europeu, esta equipa fez 17 golos em cinco jogos e, no anterior, tinha feito 15", anotou, para explicar que Portugal "costuma ser eficaz, mas neste momento está com algum défice nesse capítulo".

"Temos equipa e jogadores capazes. Temos de ser mais eficazes", reforçou Hélio Sousa, empenhado em derrubar um adversário que nunca mediu forças com Portugal na categoria de sub-20.

Portugal, recorde-se, ocupa o terceiro lugar do Grupo F, com três pontos, os mesmos da Coreia do Sul, segunda classificada, atrás da líder Argentina, já apurada para os oitavos de final. 

Se vencer a África do Sul, o apuramento da armada lusa estará garantido, nem que seja como um dos quatro melhores terceiros classificados. Para os oitavos de final apuram-se os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros.

Rafael Leão com faro de golo

O avançado Rafael Leão também lançou o jogo com a África do Sul, revelando o sonho de marcar nuna competição de grande dimensão, como é o Campeonato do Mundo de sub-20.

“Sonho marcar num Mundial, numa grande competição. Mas estou tranquilo porque sei que as coisas vão acontecer. Tento trabalhar para a equipa e, se marcar, será importante para mim e para a equipa. Quero é ajudar", afirmou.

O jogador do Lille, de 19 anos, garante que a derrota frente à Argentina (2-0) não beliscou a confiança da Seleção Nacional: "Sabemos que o jogo frente à África do Sul é último do nosso grupo, e, por isso, muito importante. Vamos fazer tudo para conquistar os três pontos e garantirmos uma vaga na próxima fase. Só dependemos de nós e isso tranquiliza-nos um pouco. Temos confiança na nossa qualidade e já provamos o que valemos".

Árbitro venezuelano

O venezuelano Alexis Herrera vai dirigir o encontro entre sul-africanos e portugueses, auxiliado pelos compatriotas Jorge Urrego e Tulio Moreno. 

Pacifique Ndabihawenima, do Burundi, voltará a desempenhar funções de quarto árbitro em jogos de Portugal no Mundial sub-20. Julio Bascunan, do Chile, será VAR, e Gery Vargas, da Bolívia, será AVAR.

 


;
;
30 de Maio 2019
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias