Federações de Futebol e de Andebol juntas em nome do desporto

FPF

Comunicado conjunto da FPF e da FAP

A Federação Portuguesa de Futebol e a Federação de Andebol de Portugal estão a ultimar um memorando de entendimento no qual convergem vontades e interesses comuns e transversais ao desporto.

As direções das duas federações já acertaram as bases de um acordo que visa promover a cooperação em diversas áreas, nomeadamente desportiva e de formação.

A organização em conjunto da Supertaça de futsal e de andebol, no mesmo dia e no mesmo local, é uma das propostas em análise, acentuando assim a vertente pioneira desta parceria.  São vários os pontos em comum entre os dois desportos, inclusivamente a utilização da mesma área de jogo - uma quadra de 40x20 – e até o recurso a balizas idênticas. Estas características reforçam a natural aproximação entre as duas federações que poderá alargar-se à organização de outras competições que se tornarão assim numa grande festa, não apenas de uma, mas de duas modalidades.

No âmbito da formação, os laços de cooperação vão estreitar-se através da Portugal Football School. A aposta na qualificação dos agentes desportivos e a experiência já adquirida nesta área por via de diversos cursos promovidos pela Portugal Football School, certificam a Federação Portuguesa de Futebol com uma marca formadora de excelência. A Federação de Andebol de Portugal dará o seu contributo com especialistas em diversas áreas, reforçando o quadro docente da escola do futebol, criando paralelamente oportunidades formativas para os diversos agentes do andebol.

Fernando Gomes, presidente da FPF, considera que “esta iniciativa visa, essencialmente, juntar esforços na promoção e desenvolvimento do desporto nacional”. O líder federativo sublinha que “a Federação Portuguesa de Futebol tem tido como marca identitária a sua intervenção social, mas também desportiva”. Nessa medida, “procurámos encontrar pontos de convergência com o andebol e, fruto deste diálogo, já estabelecemos que iremos cooperar nas áreas da organização dos eventos desportivos e da formação de quadros, através da Portugal Football School”.

Para Fernando Gomes, “os nossos objetivos passam por melhorarmos como federações individuais ao mesmo tempo que contribuirmos, em conjunto, para mais e melhor desporto!”

Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal, salienta que “o Andebol estará sempre na primeira linha e disponível para participar em todas as formas de cooperação que possam alavancar a modalidade e, ao mesmo tempo, a promoção do desporto em Portugal. A reconhecida experiência da FPF, necessariamente diferente, mas complementar do andebol, dará seguramente um impulso naquilo que definimos desde sempre como fundamental, ou seja, a importância da promoção do Andebol e a formação dos seus agentes”.

Para o presidente da FAP “este será certamente o início de um caminho que reforçará a ambição de ambas as modalidades para atingirem os seus objetivos, nacional e internacionalmente.”


;
;
16 de Maio 2019
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias