Portugal merecia muito mais

Seleção Sub-17

Derrota lusa frente a Itália (0-1) nos quartos de final do Campeonato da Europa sub-17.

Portugal ficou pelos quartos de final do Europeu sub-17, ao perder esta segunda-feira diante de Itália, por 0-1, num encontro realizado no Tolka Park, em Dublin.

Veja aqui as melhores imagens

A formação italiana entrou melhor e chegou ao golo por intermédio de Tongya (26'). A partir desse momento, a equipa orientada por Emílio Peixe superiorizou-se e dispôs de muitas oportunidades para marcar. Fábio Sivla e Gerson Sousa tiveram chances para igualar antes do intervalo.

Na segunda metade do encontro, só deu Portugal. A Equipa das Quinas teve uma oportunidade soberana, com Rafael Brito a colocar, de cabeça, a bola na linha de golo, enquanto Gerson voltou a estar perto de marcar com um remate a sair muito perto do poste. Com algumas alterações, Portugal intensificou ainda mais o seu caudal ofensivo e Fábio Silva atirou à trave. No último lance da partida, Famana é travado em cima da linha da grande área e o árbitro, numa decisão que deixou muitas dúvidas, marcou livre direto. Bruno Tavares, na cobrança, esteve a milímetros do golo.

A Equipa das Quinas também não conseguiu chegar ao play-off de acesso ao Mundial, que será disputado por Bélgica e Hungria (duas das equipas eliminadas nos "quartos" com melhor registo). Confira aqui os critérios

França, Itália, Espanha e Holanda seguem para as meias-finais do Euro.

Emílio Peixe, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Muito orgulhoso desta equipa, fizeram um trabalho fantástico. Tirando os primeiros 15 minutos, fomos claramente a melhor equipa. Sempre à procura do golo e de situações que nos pudessem meter no jogo novamente".

- "Há coisas incompreensíveis no futebol, nomeadamente na formação. Os portugueses são muito bons, Devíamo-nos orgulhar dos estádios que temos, dos nossos relvados e dos nossos árbitros. Tenho um orgulho enorme em ser português. E mais orgulho tenho nestes jogadores"

- "A carreira deles vai prosseguir, eles ainda estão no início. A equipa técnica deu-lhes os parabéns pela dignidade e imagem que deixaram. O público bateu palmas no final pela atitude deles. Apesar de o futebol ser por vezes cruel, estes miúdos vão ter uma palavra a dizer no futuro. Vamos continuar a trabalhar e a projetar estes jogadores".

Ficha de jogo
Campeonato da Europa sub-17 Rep. Irlanda-2019
Quartos de final
Tolka Park, Dublin (Rep. Irlanda)

Árbitro: Manfredas Lukjancukas (Lituânia)
Árbitros assistentes: Riku Vihreävuori (Finlândia) e Fatlum Berisha (Kosovo)
Quarto árbitro: Krzysztof Jakubik (Polónia)

Itália 1-0 Portugal (1-0 ao intervalo)

Itália: Marco Molla, Francesco Lamanna, Lorenzo Pirola, Udogie (Matteo Ruggeri, 58'), Dalle Mura, Simone Panada (cap.), Tongya, Michael Brentan, Sebastiano Esposito, Cudrig (Moretti, 58')e Bonfanti
Suplentes não utilizados: Gasparini,, Alessandro Riccio, Sekulov, Squizzato, Alessandro Arlotti, Samuel Giovane e Colombo
Treinador: Carmine Nunziata
Golos: Tongya (26')
Disciplina: Cartão amarelo a Udogie (33') e a Panada (38'). Cartão vermelho a Ruggeri (90'+6).

Portugal: Samuel Soares, Tomás Esteves (Filipe Cruz, 46'), Eduardo Quaresma (cap.), Tomás Araújo, Rafael Brito, João Daniel, Tiago Ribeiro (Daniel Rodrigues, 32'), Paulo Bernardo (Famana Quizera, 57'), Pedro Brazão (Henrique Pereira, 57'), Gerson Sousa e Fábio Silva
Suplentes não utilizados: Diogo Almeida, Rodrigo Rêgo, Gonçalo Batalha, Bruno Tavares e Tiago Tomás
Treinador: Emílio Peixe
Golos:
Disciplina:
Cartão amarelo a Pedro Brazão (37'), a Daniel Rodrigues (45'+1) e a Rafael Brito (69')


;

Notícias