Seleção Sub-17 Feminina

Lara Pintassilgo: "Há muita união, isso traz-nos confiança"

Futebol Fem. - Sub-17

A marcadora do golo que colocou Portugal no Europeu da Bulgária antecipa o jogo das meias-finais, frente à Alemanha.

CONSULTE O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional feminina sub-17 está entre as quatro melhores equipas do Velho Continente e as internacionais portuguesas já só pensam no encontro das meias-finais do Europeu da Bulgária, diante da Alemanha.

Em entrevista ao canal 11 e ao fpf.pt, Lara Pintassilgo não escondeu as dificuldades do último jogo da fase de grupos, frente à Espanha, mas no horizonte do grupo apenas está a próxima partida: "Aprendemos com os nossos erros. É verdade que ontem [sábado] jogámos com a campeã do mundial e europeia, mas isso não afetou em nada o nosso trabalho. Foi uma lição, o jogo já passou e agora temos de nos focar nas meias-finais."

O último obstáculo antes de uma final que seria inédita é a seleção germânica e a internacional portuguesa acredita que a Equipa das Quinas vai ser muito competitiva: "Estamos nas meias-finais de um Campeonato da Europa. Claro que há nervosismo, mas o grupo está muito unido e isso traz-nos confiança para ultrapassar as dificuldades que possam surgir", referiu.

Questionada acerca da preparação para o encontro desta terça-feira, a ponta-de-lança salientou a importância da concentração em momentos decisivos: "Estamos sempre muito focadas e queremos dar o nosso melhor. Quando recebemos informação da equipa técnica sobre os adversários, temos de estar atentas para que jogo possa ser um pouco mais fácil."

Lara Pintassilgo conta já 16 internacionalizações entre as Seleções Nacionais femininas sub-16 e sub-17, mas há uma que recorda com especial carinho: "O jogo com a França [na Ronda de Elite desta época] foi o mais marcante deste percurso pela seleção. Marcar aquele golo foi um momento inexplicável. Quando rematei, olhei para a baliza e parecia-me dourada, brilhante. Mas claro que o mais importante foi a vitória da equipa e a qualificação para este Europeu."

As estreias em estágios e jogos de Quinas ao peito também tiveram grande significado: "Quando soube que tinha sido chamada pela primeira vez estava num treino. O meu treinador chamou-me, disse-me que tinha sido convocada para a Seleção Nacional sub-16 e que tinha de estar em Lisboa alguns dias depois. Fiquei em choque! Depois, antes de me estrear, não consegui dormir na noite anterior. Quando entrei em campo estava super nervosa, é uma responsabilidade enorme."

Apesar de ter apenas 16 anos de idade, a relação entre a internacional portuguesa e o futebol já vem de muito longe: "O meu pai é treinador de futebol e eu costumava ir ver os jogos e os treinos dele. Como sou do Algarve e passava o verão todo na praia, ia jogando com ele e os amigos. A partir daí descobri que até tinha jeito e entrei para uma equipa masculina."

Eis as convocatória completa:

Arsenal Women FC: Ana Albuquerque
GD Estoril Praia: Inês Matos
Lusitano FC Vildemoinhos: Joana Caiado e Maria Alagoa
Ribeirão 1968: Adriana Rocha
SC Braga: Inês Oliveira, Mariana Malva e Sofia Silva
SC Castêlo da Maia: Maria Miller
SC Porto: Maria Negrão
SL Benfica: Ana Assucena, Carolina Santana, Francisca Nazareth, Lara Pintassilgo e Ana Oliveira
Sporting CP: Alícia Correia, Andreia Jacinto, Bárbara Marques e Marta Ferreira
UR Cadima: Luana Marques

Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações atualizado das jogadoras convocadas.


;