Seleção Sub-17

Estamos nos quartos de final do Euro sub-17!

Seleção Sub-17

Equipa das Quinas venceu a Islândia por 4-2 e qualificou-se para os quartos de final do Europeu sub-17. Portugal defronta a Itália na segunda-feira, às 16h30.

Portugal está nos quartos de final do Campeonato da Europa sub-17! A Equipa das Quinas venceu a congénere da Islândia, por 4-2, juntando-se a Hungria, França, Holanda, República Checa, Espanha, Itália e Bélgica na próxima fase. 



A formação portuguesa ficou em segundo lugar do Grupo C, enquanto a Hungria bateu a Rússia por 3-2, completando uma fase de grupos inteiramente vitoriosa. 

Portugal começou o jogo de forma intensa e a conseguir criar algum perigo junto da baliza nórdica. Tiago Ribeiro, aos 10' e de meia distância, deixou o primeiro aviso, seguindo-se remates de Gerson e Bruno Tavares. Aos 32', um cruzamento de Rafael Brito descobre Bruno Tavares ao segundo poste e o esquerdino remata de forma certeira para o 1-0. A vantagem lusa durou pouco, já que a Islândia viria a empatar o jogo. Jóhannesson, aos 37', bateu Samuel Soares e restabeleceu a igualdade.

A equipa liderada por Emílio Peixe entrou bem na segunda metade do encontro, com Fábio Silva (46’) a aproveitar um erro islandês para fazer o 2-1. A formação nórdica voltou a empatar o encontro, no seguimento de um lance confuso finalizado por Ellertson. Com grande raça e atitude, Portugal conseguiu reagir e fechou a vitória com tentos anotados por Paulo Bernardo (76') e Filipe Cruz (84')

Portugal jogará assim no próximo dia 13 de maio, segunda-feira, frente à Itália, com pontapé de saída marcado para as 16h30, no Tolka Park (Dublin).

Emílio Peixe, Treinador Nacional, em discurso direto:
“Foi um jogo extremamente difícil, frente a uma equipa que nos obrigou a ir ao limite das nossas forças. A Islândia é uma formação muito competitiva e fortes nos duelos. Fomos a melhor equipa, tal como havia sucedido nos outros dois jogos. Fizemos quatro golos e tivemos mais uma ou outra oportunidade. Na globalidade, fomos a melhor equipa e merecemos a vitória”.

“A equipa mostrou qualidade e uma atitude muito forte. Sobretudo, quisemos muito ganhar. Poderíamos ter sido mais competentes nos golos sofridos e ter evitado este sobressalto. Os jogadores estão de parabéns, tiveram uma grande alma. Isto deixa-nos confiantes para o futuro”.

“Os jogadores têm sabido aproveitar a oportunidade. Na Seleção não há titulares ou suplentes. Aqui existem jogadores de Seleção, aqui estão os melhores. Mais uma vez demonstraram essa qualidade”

Paulo Bernardo em discurso direto:
- “Já estávamos à espera de um adversário difícil. Felizmente saímos daqui com a vitória. Demos tudo em campo para seguir para os quartos de final. Foi um jogo de muitas transições e de muita correria. É um grande orgulho marcar num Europeu, mas estou muito feliz por este sucesso coletivo. Vamos dar tudo pelas meias-finais”.

Fábio Silva em discurso direto:
- “Estamos muito contentes, a equipa está de parabéns. Vamos desfrutar deste momento. Entramos bem, mas depois consentimos um golo. Voltámos a entrar fortes no segundo tempo, mas pecámos nas bolas paradas. Temos de melhorar este aspeto. O mais importante foi ter ajudada a equipa com o meu trabalho. Espero não ficar por aqui em termos de golo. Temos de estar preparados, seja que adversário tenhamos pela frente”

Ficha de jogo
Campeonato da Europa sub-17 Rep. Irlanda-2019
Grupo C - 3.ª jornada
City Calling Stadium - Longford


Árbitro: Donald Robertson (Escócia)
Árbitros assistentes: Evgeni Romanov (Bielorrússia) e Raimonds Tatriks (Letónia)
Quarto árbitro: Petri Viljanen (Finândia)

Portugal 4-2 Islândia (1-1 ao intervalo)

Portugal: Samuel Soares, Filipe Cruz, Eduardo Quaresma (cap.), Tomás Araújo, Rafael Brito, João Daniel, Tiago Ribeiro (Daniel Rodrigues, 58'), Gonçalo Batalha (Paulo Bernardo, 46'), Bruno Tavares (Rodrigo Rêgo, 81'), Gerson Sousa (Pedro Brazão, 58') e Tiago Tomás (Fábio Silva, 46')
Suplentes não utilizados: Diogo Almeida, Tomás Esteves, Famana Quizera e Henrique Pereira
Treinador: Emílio Peixe
Golos: Bruno Tavares (32'), Fábio Silva (46'), Paulo Bernardo (76') e Filipe Cruz (84')
Disciplina: Cartão amarelo a Paulo Bernardo (56')

Islândia: Helgason, Thorkelsson, Oliver Stefánsson (cap.), Gíslason, Valgeirsson, Jóhannesson, Andri Gudjohnsen, Jóhannson (Kristall Ingason, 55'), Ellertsson, Baldurrson e Kjartansson
Suplentes não utilizados: Benediktsson, Hermannsson, Baldur Stefánsson, Hjálmarsson, Jónsson, Haraldsson, Gudmundsson, Danijel Djuric
Treinador: David Snorri Jónasson
Golos: Jóhannesson (37') e Ellertson (71')
Disciplina: nada a assinalar


;

Notícias