Portugal vence Bulgária em jogo histórico

Futebol Fem. - Sub-17

Primeira vitória (3-1) em Campeonatos da Europa femininos sub-17.

CONSULTE O MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

HISTÓRICO COM A BULGÁRIA

A Seleção Nacional feminina sub-17 estreou-se este domingo no Europeu da categoria com uma vitória 3-1 frente à seleção do país-anfitrião, a Bulgária.

Este triunfo obtido na cidade de Dobrich ganha ainda mais relevância por ser o primeiro de uma Equipa das Quinas feminina em fases finais neste escalão, o que garante ao grupo de trabalho orientado pelo Treinador Nacional José Paisana um lugar especial na história do futebol português.

Entrada forte garantiu vantagem importante
As jogadoras portuguesas entraram no jogo sem complexos e assumiram a iniciativa de imediato, obrigando a Bulgária a remeter-se ao seu setor defensivo durante largos períodos. 

Assim, foi com naturalidade que apareceu o 1-0, por Maria Alagoa (6'), após remate de meia-distância de Ana Albuquerque que Viktoria Dimova apenas conseguiu defender para a frente.

Apesar da vontade e da agressividade demonstradas pelas jogadoras búlgaras, a formação comandada por Troyan Radulov apenas conseguia aproximaçõe esporádicas à baliza de Adriana Rocha. Portugal agarrou-se sempre à sua identidade e conseguiu marcar novamente, quando Vivianne Bessette (29') introduziu a bola na própria baliza.

Um revés para demonstrar caráter
Pouco antes do intervalo, Zdravka Parapunova (45'+1) reduziu a desvantagem da Bulgária e levou o jogo para uma dimensão emocional que ainda não tinha tido, em consequênci da evidente superioridade portuguesa.

Animadas pelo golo, as jogadoras búlgaras usaram o jogo direto para tentarem desmontar a organização defensiva portuguesa, mas a Equipa das Quinas revelou caráter exatamente quando ele era indispensável e teve a maturidade para, paulatinamente, esvaziar o entusiasmo das adversárias através do seu jogo rendilhado e seguro.

Aos 77', na sequência do melhor período de Portugal na segunda parte, estava reservado um grande momento: Maria Negrão arrancou uma "bomba" a 25' metros da baliza, que só parou no fundo das redes da Bulgária. Estava feito o 3-1 final.

A Equipa das Quinas volta a entrar em campo esta quarta-feira, diante da Dinamarca, em Albena, pelas 12h00 (em Portugal Continental).

José Paisana em discurso direto:

Maria Negrão em discurso direto:

"Foi um jogo bastante equilibrado. Entrámos bem, criámos muitas oportunidades - algumas concretizadas -, mas a Bulgária também nos criou dificuldades. Soubemos responder e a vitória é merecida. Claro que marcar um golo num Europeu é uma sensação incrível. Recebi a bola e fiz uma receção orientada, quando me virei vi a baliza mesmo à minha frente e decidi rematar. Só me lembrava da minha mãe, o golo foi para ela."

Maria Alagoa em discurso direto:

"Estou contente por ter marcado o primeiro golo de Portugal no Europeu, mas principalmente pela vitória da equipa. Esta experiência está a ser incrível, não há palavras. Cada momento que passamos parece melhor que o anterior. Hoje [domingo] vamos aproveitar para festejar esta vitória e a partir de amanhã [segunda-feira] já estaremos focadas no próximo jogo."

Ficha de jogo
Campeonato da Europa feminino sub-17 da Bulgária
Grupo A - 1.ª jornada
Druzhba Stadium, Dobrich

Árbitra: Aleksandra Česen (Eslovénia)
Árbitras assistentes: Anita Vad (Hungria) e Francesca Di Monte (Itália)
Quarta árbitra: Vera Opeykina (Rússia)

Bulgária 1-3 Portugal (1-2 ao intervalo)

Bulgária: Viktoria Dimova; Dea Popova, Gabriela Naydenova (cap.) (Yoana Georgieva, 65'), Vivianne Bessette, Vanesa Stoycheva, Yana Yordanova (Lia Angelova, 83'), Yana Dineva (Simona Stoyanova, 65'), Dimitra Ivanova, Silvia Dzhaleva (Krasimira Veleva, 83'), Zdravka Parapunova (Kristiyana Dimitrova, 73') e Aleksandra Palagacheva
Suplentes não utilizadas: Mihaela Tihova, Gabriela Hristova e Zornitsa Todorova, Plamena Racheva
Treinador: Troyan Radulov
Golos: Zdravka Parapunova (45'+1)
Disciplina: cartão amarelo a Simona Stoyanova (88')

Portugal: Adriana Rocha; Ana Assucena, Maria Miller, Sofia Silva (cap.), Alícia Correia, Ana Albuquerque, Andreia Jacinto, Maria Alagoa (Bárbara Lopes, 62'), Marta Ferreira (Joana Caiado, 62'), Maria Negrão (Carolina Santana, 89') e Lara Pintassilgo (Luana Marques, 76')
Suplentes não utilizadas: Ana Rita Oliveira, Mariana Malva, Inês Oliveira e Inês Matos
Treinador: José Paisana
Golos: Maria Alagoa (6'), Vivianne Bessette (29' p.b.) e Maria Negrão (77')
Disciplina: cartão amarelo a Sofia Silva (57')


;