Liga Revelação

Liga Revelação cumpre objetivos

Liga Revelação

Altice,TVI e Continente congratulam-se com o sucesso a todos os níveis da nova competição da FPF.

A primeira edição da Liga Revelação cumpriu os objetivos essenciais que levaram à sua criação no plano desportivo e teve assinalável sucesso no retorno para os parceiros que se associaram ao projeto lançado pela Federação Portuguesa de Futebol.

A promoção e desenvolvimento do jogador português traduz-se em números – 60% dos futebolistas utilizados são nacionais – e o aproveitamento dos jovens reflete-se na sua ascensão às equipas principais – 209 jogadores (34,2%) disputaram esta época competições profissionais (Liga, II Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga ou Liga Europa) pelas equipas A ou B dos seus clubes, sendo que 22,4% já foram utilizados na equipa principal (Benfica, Sp. Braga e V. Guimarães tiveram jogadores da Liga Revelação apenas na equipa B).

A Liga Revelação “é uma aposta ganha da Federação Portuguesa de Futebol, dos clubes participantes e de todos os parceiros comerciais que aceitaram o desafio de fazer parte desta grande competição”, afirma Fernando Gomes, presidente da FPF.

Tivemos muitos golos, um campeonato com três candidatos até à última jornada e um manancial de talento que permitiu que diversos jogadores da Liga Revelação passassem pelas equipas principais dos seus clubes”, sublinha.

Fernando Gomes realça que a FPF “soube inovar, criar valor e fidelizar o espectador com grandes jogos de futebol. Por outro lado, soubemos defender, através da proteção do nosso jogador jovem, o futuro das nossas Seleções Nacionais. Gostaria de aproveitar a ocasião para agradecer e felicitar todos aqueles que fizeram parte da Liga Revelação e garantir que o futuro, acredito, vai ser radioso”, conclui.

Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, que está entre os patrocinadores da competição, assinala ser “um orgulho apoiar a Liga Revelação, competição que se estreou este ano para o escalão de sub-23, com tudo o que o futebol e o desporto trouxe a estes jovens em termos de valores e competências fundamentais para o futuro: espírito de equipa, capacidade de superação, liderança, humildade”. Alexandre Fonseca acredita que “o Desporto aumenta a autoestima dos nossos jovens, cria alavancas sociais e é gerador de oportunidades”. Nessa medida, justifica o facto de a “Altice Portugal ser parceira histórica da Federação Portuguesa de Futebol, patrocinando não só a equipa principal mas também os restantes escalões femininos e masculinos”.

O Continente juntou-se à “equipa” da Liga Revelação numa associação inevitável por ser “um parceiro de longa data”, traduzindo-se por “um enorme orgulho”, como faz questão de sublinhar a cadeia de hipermercados da Sonae. A Liga Revelação vem ao encontro das “preocupações fundamentais do Continente” pois é vista como “um espaço de competição para recém-formados, que permite a captação e retenção de talento jovem, apoia a portugalidade e em simultâneo promove o desporto”.

Desta forma, o Continente endereça “os parabéns à FPF pela organização irrepreensível, aos vencedores pelo desempenho e a todos os participantes na competição pelo espetáculo que proporcionaram dentro de campo a todos os portugueses."

A TVI transmitiu os jogos da nova competição e Sérgio Figueiredo, diretor de informação da estação, sublinha que “a TVI 24 foi o canal berço da Liga Revelação, com a pretensão de dar visibilidade a uma prova do futebol jovem que estava a nascer” e constata ter-se tratado de “uma aposta que teve retorno pelas excelentes audiências que proporcionou”. A manhã que decidiu o campeão valeu à TVI24 a liderança no cabo com um share de 4.2 por cento.

Sérgio Figueiredo salienta que a TVI tem com a FPF “desenhado novos produtos televisivos a partir de competições que à partida não são óbvias. Chamam inovação ao que preferimos considerar ousadia”, remata.

A Liga Revelação, recorde-se, foi igualmente ponto de partida para a criação da Taça Revelação, competição que se inicia este fim de semana e que reúne as seis equipa presentes na fase de apuramento do campeão mais os dois melhores classificados da fase Manutenção/Descida da Liga Revelação. 


;
;
3 de Maio 2019
Foto

FPF/Arquivo

Notícias