Proximidade e partilha de experiências

Arbitragem

Tabuaço foi o palco escolhido para a realização da 16.ª edição do Fórum de Arbitragem.

Tabuaço recebeu a 16.ª edição do Fórum de Arbitragem. Esta organização do Conselho de Arbitragem da FPF, que neste evento teve o apoio da Associação de Futebol de Viseu e da Câmara Municipal de Tabuaço, foi mais uma vez uma oportunidade de partilha de ideias e experiências.

À semelhança de eventos anteriores, trabalhou-se o futuro da arbitragem nacional, com particular incidência na formação dos árbitros, mas igualmente a preocupação na deteção e retenção de jovens valores. Foi discutida a introdução do programa CORE a um nível distrital, de forma a contribuir de uma forma mais decisiva no crescimento dos árbitros.

Este fórum serviu igualmente para discutir o desenvolvimento estratégico da arbitragem nacional num futuro próximo e o futuro Regulamento de Arbitragem. Foi feito um balanço positivo do trabalho levado a efeito pelas Associações Distritais e Regionais, em parceria com o Conselho de Arbitragem nacional, e entregues 900 equipamentos, enquadrados no programa de apoio às Associações na formação de novos árbitros.

No discurso de encerramento, o presidente do CA da FPF, Fontelas Gomes, elogiou o trabalho desenvolvido em Tabuaço ao longo deste fim de semana: “Acima de tudo, e como sempre acontece nestes fóruns, saímos daqui mais ricos. Ficamos a conhecer-nos ainda melhor. Ficamos também com uma consciência ainda melhor da realidade da arbitragem nacional. As associações distritais e regionais são parceiras fundamentais para nós. Um grupo de pessoas que gosta do que faz, que se empenha, que pretende fazer cada vez mais e melhor. Mais do que nunca, esta parceria é essencial. Olhamos com uma atenção redobrada para a formação, para a deteção cada vez mais precoce de talentos. Para criar e reter valor. Para investir nos que se esforçam. Trazer o CORE para um plano cada vez mais próximo da base vem exatamente nesse sentido”.

O presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, Carlos Carvalho, agradeceu mais uma vez a organização do evento na sua edilidade, tal como o vice-presidente da Associação de Futebol de Viseu, João Caiado, entidade que colaborou com o CA da FPF na organização do fórum. O presidente da APAF, Luciano Gonçalves, elogiou o trabalho desenvolvido nos fóruns de arbitragem, e neste em particular, ao qual assistiu atentamente, aproveitando para elogiar publicamente estes três anos de mandato do Conselho de Arbitragem da FPF, para uma cada vez melhor arbitragem a nível nacional.

O vice-presidente da FPF, Hermínio Loureiro, marcou igualmente presença na sessão de encerramento, tendo aproveitado para elogiar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo CA da FPF: "A arbitragem é um setor importante e estratégico. Achamos que tem melhorado consideravelmente, embora obviamente são seja perfeita. Sei que todos trabalham diriamente para que a arbitragem seja cada vez melhor". O dirigente falou ainda do estatuto do dirigente desportivo, que se encontra em fase de discussão, e não deixou de se referir ao investimento que a FPF tem feito no setor da arbitragem.

O evento contou com a presença das 22 Associações nacionais e da APAF, tendo participado igualmente o edil local, Carlos Carvalho, sempre disponível, e o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, na sessão de encerramento.

No final, feito o agradecimento à associação organizadora, foi anunciada a Associação de Futebol de Santarém como anfitriã da 17.ª edição do Fórum de Arbitragem, que terá lugar no próximo mês de outubro em Almeirim.

 


;
;
14 de Abril 2019
Foto

AF Viseu

Notícias