Seleção Sub-15

Francisco Silva: “Já nos sentimos mais integrados”

Seleção Sub-15

O primeiro impacto provocado pela chamada à Seleção já foi ultrapassado e o lateral esquerdo do Belenenses defende que existe uma grande união.

A Seleção Nacional sub-15 iniciou esta segunda-feira um estágio de observação e preparação que se prolonga até terça-feira na Cidade do Futebol.

O espírito de equipa está cada vez mais reforçado e o entendimento entre todos é cada vez maior, conforme deu conta ao site da Federação Portuguesa de Futebol, Francisco Silva.

“Este é o meu quarto estágio. Já vou conhecendo os meus colegas quase todos. Ao princípio estávamos todos muito inibidos, mas esse primeiro impacto já foi ultrapassado e já não existe aquela barreira inicial que existiu ao princípio. As condições de trabalho são excelentes e isso ajuda muita. Temos aproveitado essas condições que nos são oferecidas para darmos o nosso melhor e penso que estamos a corresponder positivamente.”

O lateral esquerdo do Belenenses, natural de Torres Vedras, iniciou a sua carreira como defesa central numa Academia do Sporting aos cinco anos e aos 14 anos ingressou no Belenenses, onde tem feito a sua carreira como lateral esquerdo.

“Estou bem-adaptado à posição. Penso que sou rápido e faço bem a posição. Também posso jogar a central, onde atuei durante vários anos. Depende da estratégia do Mister para o jogo e daquilo que o jogo pede também. Posso fazer mais o corredor ou ajudar mais os meus colegas do eixo defensivo.”

A transição para um clube de Lisboa foi exigente, mas Francisco Silva defende que faz gosto as várias viagens de Torres Vedras até Lisboa.

 “É preciso fazer algum esforço. Quatro dias por semana, a seguir às aulas, apanho o autocarro para o Restelo e, no final, regresso a casa. Tenho boas notas e quero prosseguir os estudos na área de Ciências… Jogar futebol e estudar é algo que pode ser compatível e quero continuar a fazer as duas coisas. Penso que se não fizesse um pouco de sacrifício não estaria aqui, por isso vale a pena.”

A presença na Seleção é uma recompensa por todos os sacrifícios que é preciso fazer, defende.

“Adoro jogar futebol e esta presença na Seleção é fantástica – trata-se de um sonho realizado. Quando houve o primeiro estágio a minha mãe disse-me para eu não marcar nada com os meus porque poderia ser chamado. Não estava muito crente, mas nunca se sabe… Acabei por não marcar nada e vim à Seleção. Era algo de que não estava à espera. Espero continuar e para isso vou dar, como sempre, o meu melhor. Mesmo que falhe uma chamada futura vou continuar a dar o meu melhor para voltar. Estar na Seleção é diferente. Aqui temos outra preparação e o grupo é muito unido – o que promove bastante uma boa integração.”

Eis a convocatória completa:
A. Académica C. - OAF:
 José Precatado e Rafael Teles
AC Ajaccio: Víctor Lebas
SL Benfica: André Gomes, Diogo Prioste, Silton Bacai e David Quenda
CF "Os Belenenses": Francisco Silva
FC Porto: Luís Martins, António Ribeiro, Gabriel Brás, Francisco Guedes e Marco Cruz
SC Braga: João Faria
Servette FC: Diogo Monteiro
Sporting CP: João Pereira, Dário Essugo, Luís Gomes, Diogo Pinto, David Monteiro, Lucas Anjos e Samuel Justo
Vitória SC: Herculano Nabian
CD Feirense: Gustavo Barros

Programa da Seleção Nacional sub-15:

04. 03. 2019| segunda-feira
14h30 Concentração dos jogadores (Gare do Oriente, Lisboa)
15h00 Concentração dos jogadores (Cidade do Futebol)
17h00 Treino (Cidade do Futebol)

05. 03. 2019| terça-feira
10h30 Treino (Cidade do Futebol)
16h45 Treino (Cidade do Futebol)


;

Notícias