SC Braga é Campeão do Mundo

Futebol de Praia - Elite

Sporting de Braga conquistou o Mundialito de Futebol de Praia após bater o Catania por 7-6. Fernando Gomes felicita campeões.

O Sporting Clube de Braga sagrou-se campeão mundial de clubes em futebol de praia depois de vencer, em Moscovo, por 7-6, os italianos do Catania. 

Numa partida que foi uma grande jogada de propaganda da modalidade, os bracarenses, bicampeões europeus em título, começaram melhor e marcaram por Leo Martins num pontapé de bicicleta. 

Poucos segundos depois, num desvio infeliz de cabeça, Jordan não evitou um auto-golo e o empate italiano. O mesmo Jordan tratou, na marcação de um livre direto, de restabelecer a vantagem dos bracarenses, Até final do primeiro período, um autogolo de Gentilin e um toque de calcanhar de Leo Martins fecharam o marcador em 4-1. 

No segundo período, as oscilações no marcador foram constantes. O Catania reduziu para 3-4 com golos de Bryshtel, num corte que ressaltou na areia e bateu Padilha, e  de Lucão, num cabeceamento após lançamento lateral. O Sporting de Braga respondeu com um golo de Bokinha de livre direto.

No último minuto do 2º período, Gentilin voltou a marcar mas Bruno Xavier restabeleceu, antes do último descanso, a vantagem de dois golos (6-4).

Os arsenalistas, que conseguiram cinco vitórias consecutvias na prova, partiram para o 3º período com maturidade, mas não conseguiram evitar o 5-6, marcado por Bokach, num pontapé de moínho. 

Num final impróprio para cardíacos, os bracarenses ampliaram por Filipe Silva mas, na reposição de bola de jogo, os italianos voltaram a reduzir para 6-7 por Zurlo. 

Com três minutos para jogar, os italianos tudo fizeram para empatar. A quarenta segundos do final, uma defesa portentosa de Rafael Padilha coroou uma grande exibição do guarda-redes e garantiu a vitória final do SC Braga. 

O Sporting de Braga, que alinhou com quatro campeões mundiais por Portugal em 2015 - Bruno Torres, Jordan, Be Martins e Leo Martins  - é a primeira equipa portuguesa a conquistar o Mundialito de Futebol de clubes. 

Em mensagem dirigida ao SC Braga, Fernando Gomes, Presidente da FPF, felicita os novos campeões mundiais:

"Gostaria de enviar as minhas mais calorosas felicitações ao Sporting Clube de Braga que hoje se sagrou vencedor do Mundialito de clubes de futebol de praia. 

A todos os jogadores, treinadores, staff, dirigentes e adeptos deixo uma mensagem de grande admiração e felicitação por terem feito história no futebol de praia nacional e internacional..

O sucesso inédito na mais importante competição mundial de clubes, em que o Sporting CP dignificou igualmente Portugal, representa uma conquista única de um emblema que, sublinhe-se, é o atual bicampeão europeu. 

Obrigado e parabéns SC Braga!"

Ficha de Jogo

Final do Mundialito de Clubes
Moscovo

SC Braga: Rafael Padilha, Jordan, Bruno Torres, Be Martins e Leo Martins.
Jogaram ainda: Filipe, Bokinha, Bruno Xavier e Botelho.
Treinador: António Torres
Golos: Primeiro período: 1-0 Leo Martins, 2-1 Jordan; 3-1 Gentilin (pb); 4-1 Leo Martins; 2º período 5-3 Bokinha; 6-4 Bruno Xavier. Terceiro período: 7-5 Filipe Silva

Domusbet Catania: Sydorenko, Zurlo, Bokach, Gentilin e Lucão
Jogaram ainda: Corosintini, Bryshtel, Palmacci e Fred
Treinador: Fabrício Santos da Siilva
Golos: 1º período: 1-1 Jordan (pb); 2º período: Bryshtel 4-2 Lucão 4-3; 5-4 3º período: Gentilin 5-6 Bokach 6-7


;

Notícias