Algarve Cup

Algarve Cup acolhe campanha "Não à Violência!"

Algarve Cup

Iniciativa de sensibilização estará presente em todos os jogos do Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal.

Os jogos da Algarve Cup 2019 no Estádio Municipal da Bela Vista, no Parchal, estão a ser marcados por uma iniciativa importante. A campanha "Não à Violência!”, promovida pela Unidade de Cuidados na Comunidade D’Alagoa, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento, da Administração Regional de Saúde do Algarve. I.P., através da sua Equipa de Prevenção da Violência no Adulto (EPVA), está presente desde a primeira jornada e manter-se-á até ao final da competição.

Anabela Simões, Coordenadora da Unidade - UCC D’Alagoa, explica que o claro objetivo da iniciativa é sensibilizar e mobilizar a população para a problemática da violência: "Trata-se de um problema que diz respeito a todos nós, individual e coletivamente. A nossa presença neste evento visa fundamentalmente passar esta mensagem ao maior número possível de pessoas na tentativa de as consciencializar para o tema e de apelar à responsabilidade individual neste flagelo que atinge direta e indiretamente milhares de pessoas no nosso país".

Questionada sobre a razão de a campanha estar a ser veiculada na Algarve Cup, Ana Franco, Responsável da Equipa - EPVA, garante que o prestígio da prova traz outra dimensão ao projeto: "É um torneio de excelência e com grande reconhecimento a nível nacional e internacional e que se realiza - em parte - no concelho de abrangência/intervenção da UCC D'Alagoa. Avançamos com esta ideia de marcarmos presença através da faixa que temos exposta no Estádio da Bela Vista, no Parchal, desde o início da prova e onde iremos estar presencialmente durante o jogo da final que se realizará nesse mesmo estádio, ideia esta que foi bastante bem acolhida e apoiada por parte da FPF. Não temos quaisquer dúvidas de que o futebol, sendo o desporto Rei do nosso, e de vários outros países, é um excelente veículo para passarmos a nossa mensagem", acrescentou.

A Coordenadora da Unidade - UCC D’Alagoa ainda aprofundou a estratégia do programa de intervenção: "O incentivo à violência é muitas vezes feito sem a consciência de que se está a fazê-lo e uma vez que, infelizmente, existem diversas formas de violência - violência doméstica, violência no namoro, violência contra o idoso...- em vários contextos, e porque a violência também é um problema de Saúde, presente ao longo do ciclo de vida, desde que a EPVA da UCC D’Alagoa foi criada, em setembro de 2016, que tem vindo, cada vez mais, a diversificar e a efetivar a sua intervenção junto da comunidade e a apelar ao lema 'Não à Violência!' das mais variadas formas.

Consulte o Media Guide da Algarve Cup 2019

Confira as melhores imagens


;
;
28 de Fevereiro 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias