Algarve Cup

Francisco Neto dá a receita para a Suécia

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional pede foco às internacionais portuguesas, para diminuírem em campo as diferenças que as separam das vice-campeãs olímpicas.

A Seleção Nacional A feminina cumpriu esta quinta-feira o seu último treino de preparação para o jogo com a Suécia, referente ao Grupo D da Algarve Cup e a realizar esta sexta-feira, às 16h45, em Albufeira.

Na antevisão da partida, Francisco Neto lembrou que a Suécia é uma seleção do topo mundial e mostrou vontade de diminuir em campo as diferenças que separam a sua equipa das nórdicas. 

Para o Selecionador Nacional, defrontar a vice-campeã olímpica é estimulante para Portugal e, acima de tudo, uma oportunidade para fazer crescer a Seleção, antes do arranque da qualificação para o Campeonato da Europa de 2021.

"Estou com grande vontade e ansiedade de começar esta Algarve Cup. É um torneio muito importante na nossa época desportiva, e ainda por cima vamos iniciar a prova frente a um adversário muito forte, que demonstrou ontem o seu poderio [ao vencer por 4-1 a Suíça]", começou por dizer Francisco Neto, em conferência de imprensa após o treino da armada lusa, em Almancil.

O técnico espera que Portugal "continue a ser competentente como tem sido nos últimos jogos e como foi na última edição do torneio", em que conquistou o terceiro lugar, depois de vencer três equipas do top 15 mundial, como a Austrália (6.ª), a Noruega (13.ª) e a China (15.ª).

O objetivo da Equipa das Quinas para o jogo de sexta-feira é, por isso, muito claro: "Queremos diminuir em campo as diferenças que separam as duas equipas, tanto no ranking como ao nível do jogo", afirmou o Selecionador Nacional, ciente de que a equipa portuguesa "já deu provas de que, quando está focada e disponível, consegue reduzir essas diferenças".

"É isso que vamos tentar fazer frente à Suécia", acrescentou, explicando que as jogadoras lusas "irão crescer nesse contexto de elevada dificuldade",até porque terão a oportunidade de defrontar as melhores jogadoras: "As equipas respeitam-nos mais. Antes, apresentavam nos nossos jogos as jogadoras menos experientes, com menos minutos de jogo. Agora não".

Apesar de Portugal não ter competição oficial até ao final da época desportiva 2018/2019, Francisco Neto faz notar que a Equipa das Quinas "terminará a temporada com 17 jogos internacionais" disputados, ficando por isso mais apta para a qualificação que se avizinha.

"Em setembro/outubro, quando formos à Albânia discutir a qualificação para o próximo Europeu, estaremos certamente mais preparados para atingir os nossos objetivos", concluiu.

Jogos de Portugal na TVI24

O jogo entre Portugal e Suécia, agendado para as 16h45 do dia 1 de março, em Albufeira, terá transmissão televisiva em direto na TVI24. O mesmo acontecerá com o encontro frente à Suíça (18.ª do ranking), na segunda jornada do Grupo D, marcado para 4 de março, em Vila Real de Santo António.

Árbitra chilena no Portugal-Suécia

A chilena María-Belén Carvajal vai dirigir o primeiro desafio da Seleção Nacional na Algarve Cup 2019, auxiliada pelas compatriotas Leslie Vasquez e Loreto Toloza. 

Marie-Soleil Beaudoin, do Canadá, irá desempenhar funções de quarto árbitro.

Histórico desfavorável às cores lusas

As seleções portuguesa e sueca vão cruzar-se em jogos internacionais pela 12.ª vez na sua história, e sexta vez na Algarve Cup [antigo Mundialito de Futebol Feminino]. Em onze encontros disputados entre as duas equipas, a Suécia somou dez vitórias enquanto a formação lusa festejou a vitória apenas numa ocasião, em 1997. 

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO

Terceiro lugar na última edição

Na última edição da Algarve Cup, recorde-se, Portugal, que ocupa a 32.ª posição na hierarquia mundial, conquistou um histórico terceiro lugar, depois de ter vencido a Austrália na ronda final do torneio, por 2-1.

A formação comandada por Franciso Neto terminou a edição de 2018 com uma das melhores defesas do torneio: apenas dois golos sofridos.

Os dois melhores classificados disputam a final  de 2019

São 12 equipas a lutar pelo tão desejado troféu da 26.ª edição da competição, que arranca a 27 de fevereiro. Os dois melhores primeiros classificados apuram-se para a final, sendo que os outros dois vencedores dos respetivos agrupamentos jogam para o 3.º e 4.º lugar.

As restantes decisões serão assim definidas:

5.º e 6.º: melhor 2.º classificado vs. segundo melhor 2.º classificado
7.º e 8.º: terceiro melhor 2.ºclassificado vs. quarto melhor 2.º classificado
9.º e  10.º: melhor 3.º classificado vs. segundo melhor 3.º classificado
11.º e 12.º: terceiro melhor 3.º classificado vs. quarto melhor 3.º classificado

DESCARREGUE AQUI O MEDIA GUIDE DA ALGARVE CUP 2019

Programa de atividades da Seleção Nacional:

01.03.2019 | sexta-feira
16h45 JOGO PORTUGAL X SUÉCIA (Estádio Municipal de Albufeira)

02.03.2019 | sábado
10h45 Treino no Campo Treinos Vale do Garrão

03.03.2019 | domingo
10h45 Treino no Campo Treinos Vale do Garrão

04.03.2019 | segunda-feira
16h45 JOGO PORTUGAL X SUÍÇA (Municipal Vila Real ST António)

05.03.2019 | terça-feira
10h45 Treino no Campo Treinos Vale do Garrão

06.03.2019 | quarta-feira
A definir de acordo com a classificação


;
;
28 de Fevereiro 2019
Foto

ANDRÉ SANANO/FPF

Notícias