Algarve Cup

Carolina Mendes: "Vai ser um jogo bastante exigente"

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa mostra grande respeito pela Suécia, primeira adversária de Portugal na Algarve Cup 2019.

Carolina Mendes estreou-se na Seleção Nacional A Feminina há 12 anos. A internacional portuguesa, que marcou o primeiro golo de Portugal num Europeu de futebol feminino sénior, disputou o seu primeiro jogo com a principal camisola das Quinas em setembro de 2004, num empate frente à Irlanda (1-1).

Depois de 85 internacionalizações A e muitas participações na Algarve Cup, a avançada assegura que a motivação de disputar o torneio está sempre em alta. "Todas as jogadoras gostavam de representar Portugal neste torneio. Estão aqui as melhores seleções do Mundo", explicou.

A jogadora vê na Algarve Cup um ensaio importante para a quaificação do Europeu de 2021, que a Equipa das Quinas vai disputar a partir de outubro. "Vai ser importante para prepararmos a qualificação. Queremos estar ao mais alto nível e cada vez aproximar-nos mais das melhores seleções", referiu.

Da Suécia, primeira adversária de Portugal no torneio, Carolina Mendes tem as melhores referências. "Foi vice-campeã olímpica, é uma seleção muito forte, que tem uma presença regular nas fases finais [Mundiais, Jogos Olímpicos e Europeus]. Vai ser um jogo bastante exigente", avisou, frisando que as jogadoras suecas "são muito possantes fisicamente".

"Como estão a preparar o Mundial de França, elas vão certamente entrar com tudo. Não vão facilitar em nada. Vamos tentar dar o nosso melhor para abater a Suécia", acrescentou a atacante lusa, que conhece bem a internacional sueca Olivia Schough, de quem foi colega de quarto, quando representavam o emblema russo Rossiyanka. "Tenho ali uma amiga", contou.

Sobre o espírito que se vive na armada lusa, a dois dias do Portugal-Suécia, a jogadora foi taxativa: "A nossa motivação está sempre em alta. O ambiente é saudável, todas gostamos de estar aqui e consideramos este torneio especial".

Francisco Neto antevê jogo com Suécia esta quinta-feira

O Selecionador Nacional de futebol feminino vai fazer a antevisão do jogo frente à Suécia esta quinta-feira, pelas 11h45, no Centro de Treinos do Vale do Garrão. A roda de imprensa com Francisco Neto seguir-se-á aos preparos da Equipa das Quinas, que arrancam às 10h30.

Jogos de Portugal na TVI24

O jogo entre Portugal e Suécia, agendado para as 16h45 do dia 1 de março, em Albufeira, terá transmissão televisiva em direto na TVI24. O mesmo acontecerá com o encontro frente à Suíça (18.ª do ranking), na segunda jornada do Grupo D, marcado para 4 de março, em Vila Real de Santo António.

Histórico desfavorável às cores lusas

As seleções portuguesa e sueca vão cruzar-se em jogos internacionais pela 12.ª vez na sua história, e sexta vez na Algarve Cup [antigo Mundialito de Futebol Feminino]. Em onze encontros disputados entre as duas equipas, a Suécia somou dez vitórias enquanto a formação lusa festejou a vitória apenas numa ocasião, em 1997. 

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO

Terceiro lugar na última edição

Na última edição da Algarve Cup, recorde-se, Portugal, que ocupa a 32.ª posição na hierarquia mundial, conquistou um histórico terceiro lugar, depois de ter vencido a Austrália na ronda final do torneio, por 2-1.

A formação comandada por Franciso Neto terminou a edição de 2018 com uma das melhores defesas do torneio: apenas dois golos sofridos.

Os dois melhores classificados disputam a final  de 2019

São 12 equipas a lutar pelo tão desejado troféu da 26.ª edição da competição, que arranca a 27 de fevereiro. Os dois melhores primeiros classificados apuram-se para a final, sendo que os outros dois vencedores dos respetivos agrupamentos jogam para o 3.º e 4.º lugar.

As restantes decisões serão assim definidas:

5.º e 6.º: melhor 2.º classificado vs. segundo melhor 2.º classificado
7.º e 8.º: terceiro melhor 2.ºclassificado vs. quarto melhor 2.º classificado
9.º e  10.º: melhor 3.º classificado vs. segundo melhor 3.º classificado
11.º e 12.º: terceiro melhor 3.º classificado vs. quarto melhor 3.º classificado

DESCARREGUE AQUI O MEDIA GUIDE DA ALGARVE CUP 2019

Programa de atividades da Seleção Nacional:

28.02.2019 | quinta-feira
10h30 Treino no Campo Treinos Vale do Garrão

01.03.2019 | sexta-feira
16h45 JOGO PORTUGAL X SUÉCIA (Estádio Municipal de Albufeira)

02.03.2019 | sábado
10h45 Treino no Campo Treinos Vale do Garrão

03.03.2019 | domingo
10h45 Treino no Campo Treinos Vale do Garrão

04.03.2019 | segunda-feira
16h45 JOGO PORTUGAL X SUÍÇA (Municipal Vila Real ST António)

05.03.2019 | terça-feira
10h45 Treino no Campo Treinos Vale do Garrão

06.03.2019 | quarta-feira
A definir de acordo com a classificação

 


;
;
27 de Fevereiro 2019
Foto

ANDRÉ SANANO/FPF

Notícias