Seleção Sub-17 Futsal

Pedro Palas: "Mais dois jogos de grande exigência"

Futsal - Sub-17

A Equipa das Quinas já se encontra em solo espanhol e joga primeiro encontro já na terça-feira. Preparação destes jogadores para o futuro é a principal preocupação.

A Seleção Nacional de futsal sub-17 viajou esta segunda-feira para Maiorca (Espanha), onde irá jogar diante da sua congénere espanhola na terça e quarta-feira (26 e 27 de janeiro).

A Equipa das Quinas cumpre o segundo estágio competitivo da época depois de ter jogado esta temporada, no mês de janeiro. diante da Rússia (derrota, por 1-2, e vitória, por 9-3, em Ponte de Sor).

Pedro Palas enquadrou estes dois jogos na preparação da equipa que tem como principal objetivo o Europeu de sub-19 dentro de dois anos.

“Estes dois jogos com a Espanha constituem mais um momento de preparação importante de uma Seleção que iniciou o processo competitivo com a Rússia há pouco mais de um mês. Ao longo desta temporada fazermos oito jogos com um grau de dificuldade elevado – depois dos jogos com a Rússia e destes com a Espanha, teremos mais dois jogos com a França, em abril [em Ponta Delgada] e com a Espanha, em maio [em Portugal]. São oito jogos de grande qualidade que nos permitem preparar da melhor forma este ciclo que queremos ver concluído com a presença no segundo Campeonato da Europa de sub-19 que se disputa em 2021.”


O técnico nacional antevê “dois jogos extremamente difíceis”.

“A Espanha é, tradicionalmente, uma das melhores seleções mundiais neste escalão. Também estão em fase de formação e preparação e, por isso, não temos um conhecimento muito profundo do seu real valor. Sabemos que vão ser jogos com um elevado grau de dificuldade e que nos irão ajudar a crescer e a evoluir, de forma a termos uma melhor equipa e melhores atletas num futuro próximo. Os nossos jogadores estão em fase de maturação. Para eles é tudo muito novo. Estão a perceber o que é o processo de Seleção, o que é a identidade que queremos nas nossas seleções e o nível de exigência que vão encontrar. Já viveram dois momentos de grande exigência com a Rússia e também os irão vivenciar, estou certo, diante da Espanha. Temos cinco jogadores que se poderão estrear com a Camisola das Quinas. No primeiro jogo com a Rússia, penso que os nossos jogadores pagaram um pouco a ansiedade e o entusiamo de representarem pela primeira vez o País e o peso de terem as Quinas ao peito. Depois, melhoraram significativamente para o segundo jogo. É verdade que poderíamos ter vencido o primeiro encontro diante da Rússia – fomos superiores, tivemos melhores oportunidades e ocasiões suficientes pare termos um melhor resultado –, mas importa destacar as melhorias significativas evidenciadas para o segundo jogo. Fomos mais desinibidos e jogámos mais libertos e isso foi refletido no resultado. Penso que vamos ter uma equipa mais parecida a esse segundo jogo com a Rússia. Nestes jogos, as equipas tendem a melhorar no segundo encontro, porque estão mais libertas e têm um melhor conhecimento do adversário.”

Jogar fora de casa é algo que pode não ter uma influência determinante, defende.

“Jogar fora tira-nos um pouco da nossa zona de conforto, mas isso também faz parte do crescimento. Penso que esse fator não irá influir de forma determinante no desfecho. Neste escalão já conseguimos vencer fora:”

Nos cinco duelos ibéricos neste escalão, disputados entre fevereiro de 2016 e julho de 2017, registou-se um empate e dois triunfos para cada uma das seleções. Quatro destes cinco encontros forma disputados em Espanha. Clique aqui para consultar o historial de confrontos.

Eis a lista convocados:
ADCR Caxinas Poça Barca - Carlos Monteiro, Lúcio Rocha, Raul Moreira e Rodrigo Simão;
CF "Os Belenenses" -Tiago Couto: 
SL Benfica - Furtado, Gonçalo Banha, João Perdigão, Rafael Freire e Rúben Teixeira
Sporting CP - Diogo Cunha, Diogo Santos, Henrique Rodrigues e Hugo Freitas

Clique aqui para aceder ao mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.

Eis o programa deste estágio competitivo:

25.02.2019| segunda-feira
18h00 Treino (Pavilhão de Calvià, Maiorca)

26.02.2019| terça-feira
10h30: treino (Pavilhão de Calvià, Maiorca)
20h00: jogo ESPANHA-PORTUGAL (Pavilhão Polidesportivo Galatzó, Maiorca)

27. 02. 2019| quarta-feira
20h00: jogo ESPANHA-PORTUGAL (Pavilhão Polidesportivo Municipal Es Figueral, Maiorca)


;
;
25 de Fevereiro 2019
Foto

FPF

Notícias