Faleceu Fernando Peres

FPF

O “Magriço”, um dos mais talentosos jogadores nacionais do seu tempo, faleceu este domingo aos 76 anos a antiga glória da Seleção Nacional.Minuto de Silêncio nas jogos sob a égide da FPF.

Faleceu este domingo, Fernando Peres, ex-internacional luso que integrou a Seleção que alcançou o terceiro lugar no Campeonato do Mundo de 1966. Vestiu a Camisola das Quinas em 27 ocasiões e apontou quatro golos, tendo brilhado no Torneio da Independência do Brasil, em 1972 – competição em que o conjunto luso atingiu a final.

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, em nome do organismo que tutela o futebol nacional manifesta as mais sentidas condolências à família enlutada, deixando uma mensagem de profundo pesar.

“Foi com grande tristeza que tomei conhecimento da morte de Fernando Peres, jogador que deixou uma marca indelével na Seleção e nas equipas que representou. Cm uma personalidade muito vincada pelos valores que sempre praticou na vida, deixa saudades a todos os que o conheceram ou tiveram o privilégio da sua amizade”.

Fernando Gomes já fez chegar à família uma mensagem de "profundo pesar neste momento muito difícil e de uam dor imensa", destacando que "Fernando Peres será sempre lembrado como uma figura ímpar do Futebol Português."

Minuto de Silêncio
Será observado um Minuto de Silêncio em memória de Fernando Peres em todos os encontros organizados sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol.

Campeão em Portugal e no Brasil
Formado no Belenenses (1960/65), Fernando Peres destacou-se ao serviço das seleções jovens e despertou o interesse do Sporting (1965/66 até 1972/73, com uma passagem pela Académica em 1968/69), onde se sagrou campeão nacional por duas vezes (1965/66 e 1969/70) e conquistou duas Taças de Portugal (1971 e 1973). Após uma experiência no Brasil, ao serviço do Vasco da Gama, onde se sagrou campeão (1974), ainda representou o FC Porto (1974/75) antes de regressar a terras de Vera Cruz para representar o Sport (1975) e o Treze (1976=.

Com uma personalidade forte, o médio de ataque e muitas vezes avançado, tem o seu nome ligado à história do futebol português. Foi o autor de sete golos na goleada (21-0) da formação leonina ao Mindelense para a Taça de Portugal.

Como treinador esteve à frente do Peniche, União de Leiria, Vitória SC, Estoril-Praia, Sanjoanense e Atlético.

O corpo estará em câmara-ardente a partir das 17h00 na Igreja de Santo António de Nova Oeiras.


;
;
10 de Fevereiro 2019
Foto

DR

Notícias