Futebol melhora saúde

Saúde

O Programa EuroFIT, ligado ao futebol, tem grande eficácia na promoção de estilos de vida saudáveis, sustenta uma das mais reputadas publicações de medicina.

O programa EuroFIT, que utiliza o futebol como alavanca para a promoção de estilos de vida saudáveis entre os seus fãs, revelou-se muito eficaz na promoção de atividade física e estilos de vida saudáveis, sustentou, esta quarta-feira, um artigo publicado na PLOS Medicine, uma das mais reputadas publicações científicas mundiais na área da medicina. 

O programa EuroFIT, uma iniciativa europeia na qual Portugal participa através da Direção Geral de Saúde, Faculdade de Motricidade Humana, FPF e alguns dos mais representativos clubes portugueses, também se revelou extremamente importante na melhoria da dieta, no controlo do peso, na melhoria dos marcadores de fatores de risco para a saúde ou na construção da sensação de bem estar, auto-estima e vitalidade. 

O estudo agora publicado incidiu sobre uma amostra de 1113 homens, entre os 30 e 65 anos, que ao longo do programa EuroFIT iniciaram programa de exercício físico com o apoio de 15 clubes ingleses, holandeses, noruegueses e portugueses (Arsenal, Everton, Newcastle United, Manchester City, Stoke City; ADO Den Haag, FC Groningen, PSV, Vitesse; Rosenborg, Strømsgodset, Vålerenga; SL Benfica, FC Porto, Sporting CP).

A FPF, recorde-se, tem uma parceria dedicada à promoção e divulgação deste programa de intervenção social que utiliza a lealdade dos fãs aos seus clubes para os induzir ao aumento dos índices de atividade física controlada por especialistas. Os alvos do programa treinam durante 12 semanas nos clubes, em sessões de 90 minutos destinadas a reduzir o tempo de inatividade total (sentado) e em introduzir alterações sustentadas nas dietas.  

No novo estudo verificou-se que os participantes do EuroFIT, um ano após o termo do programa, mantêm hábitos de caminhada superiores aos grupos de controlo e que melhoraram drasticamente a dieta, comendo mais frutas e vegetais, ingerido menos gordura e açúcar. O único índice onde o EuroFIT não demonstrou tanta efetividade foi na redução do tempo de inatividade (sentado) a longo prazo.

Desde 2017, SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, SC Braga, Rio Ave FC e FPF, em parceria com vários clubes do concelho de Oeiras, aderiram a esta iniciativa financiada pela Comissão Europeia.


;
;
6 de Fevereiro 2019
Foto

FPF

Notícias