Seleção A Futsal

Erick antevê dois grandes jogos

Futsal - Seleção A

O fixo da Equipa das Quinas prevê dois excelentes jogos em Lisboa, entre Portugal e Brasil, que considera serem clássicos do futsal mundial.


A Seleção Nacional de futsal concentrou-se este domingo no Centro de Estágios de Rio Maior, onde, a partir de segunda-feira, cumprirá os primeiros treinos tendo em vista os dois jogos com o Brasil, agendados para Lisboa – dia 30, no Pavilhão João Rocha, e no dia 1 de fevereiro, no Pavilhão da Luz (N.º1).

Ricardinho, que jogou esta noite ao serviço do Inter Movistar de Espanha, juntar-se-á ao grupo na segunda-feira à tarde, tendo sido a única ausência entre os 14 convocados de Jorge Braz.

Um dos mais jovens do grupo de trabalho, Erick Mendonça não esconde a satisfação de pertencer a este grupo e de poder defrontar uma Seleção que está, de forma crónica, entre as melhores do Mundo.

“Fui convocado para os primeiros jogos após a conquista do título Europeu [em abril de 2018, nos encontros com a Sérvia, em Sines] e desde então tenho vindo a fazer parte das escolhas [soma seis internacionalizações]. É bastante importante sentirmos que fazemos parte de uma Seleção campeã europeia, mas também temos de estar cientes que não há lugares garantidos. Tenho a noção que é preciso continuar a trabalhar, pensar estágio a estágio, para poder estar nas escolhas do mister, sabendo que não há lugares reservados. Agora vamos ter dois jogos importantes, mas não há um peso acrescido por ser contra o Brasil. Os jogadores com esta qualidade têm de estar e, estão certamente, habituados a estes jogos de dificuldade elevada. Sabemos que o Brasil tem uma Seleção com bastante qualidade, mas nós também temos muita qualidade. É óbvio que é especial podermos jogar em Lisboa, onde a maioria dos jogadores poderá ter a sua família a apoiar. Vão ser jogos em dois dos melhores pavilhões de Portugal e trata-se de um clássico do futsal. Vai ser um Portugal-Brasil que espero que contribua para a divulgação da modalidade.”

O facto de Portugal se apresentar nestes jogos como campeão da Europa poderá dar uma motivação extra ao adversário, considera o fixo.

“Certamente que as seleções de todo o Mundo ficou com outra noção da qualidade do futebol português, após a conquista do ano passado. Isso é gratificante. Traz mais responsabilidades e ao olharem para nós de outra maneira, poderá acrescer as dificuldades para o nosso lado, mas isso só dignifica o nosso futsal. Olham para nós como uma Seleção bastante capaz, mas é assim que queremos que nos vejam.”

O jogador do Sporting partilha o balneário com alguns colegas que vão estar do outro lado. Erick explica que já houve algumas brincadeiras.

“Temos brincado com essa situação. Passamos o ano inteiro a jogar lado a lado e agora vamos ser adversários. Vai ser uma sensação diferente. Já há algumas piadas sobre quem vai marcar quem e como vai ser… São brincadeiras normais… Acima de tudo perspetivam-se dois grandes jogos.”

O jogador luso também comentou o facto de o Brasil jogar sem Falcão, considerando que a formação “canarinha” não perdeu qualidade.

“Não esquecendo a qualidade que um jogador como o Falcão acrescentava, acho que o Brasil não é uma Seleção mais fraca. Todos os jogadores desta seleção brasileira são excecionais. Perderam um dos símbolos e uma imagem forte da modalidade, mas continuam a ter um excelente grupo e a sua ausência não se notará na quadra.”
 

Eis a lista de convocados:
AD Fundão: Márcio;
CCRD Burinhosa: Tunha;
CR Leões de Porto Salvo: Bebé;
Inter Movistar: Ricardinho;
SC Braga/AAUM: Nilson, Tiaguinho e Vítor Hugo;
SL Benfica: André Coelho, Bruno Coelho, Fábio Cecílio e Tiago Brito;
Sporting CP: Erick Mendonça, João Matos e Pany.

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção, informações sobre os convocados, historial com o Brasil, estatísticas e outras informações.

Clique aqui para aceder ao processo de acreditação.


;

Notícias