FPF e Federação Cabo-verdiana unem esforços

FPF

A FPF e a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) assinaram esta quinta-feira um protocolo de cooperação entre as duas instituições.

Num acordo firmado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, entre Fernando Gomes, Presidente da FPF, e Mário Semedo, Presidente da FCF, ficou estabelecido que a FPF colaborará extensivamente na formação de quadros da instituição homóloga de Cabo Verde, nomeadamente através dos cursos ministrados na Portugal Football School, centro educativo sediado na sede da FPF.  

A FPF prestará igualmente apoio na reformulação dos Estatutos e Regulamentos da FCF, na elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento da federação cabo-verdiana, assim como na implementação, em Cabo Verde, de um programa de licenciamento de clubes ou a criação de uma escola de formação própria na FCF.

O acordo hoje firmado ainda contempla a formação e oferta de estágios na FPF para formação de pessoal técnico nas áreas de marketing, comunicação, secretaria-geral, ou organização de eventos desportivos.

Em declarações ao fpf.pt, Fernando Gomes, expressou a sua satisfação pelo estreitamento dos laços entre as duas federações: "No anterior mandato do presidente Mário Semedo já tínhamos estado muito próximos de assinar este protocolo e agora, e porque tínhamos os alicerces da relação já construídos, conseguimos assinar este protocolo que se estende a várias áreas (...). Vamos procurar ajudar a desenvolver o futebol em Cabo Verde e também vamos procurar fazer a ligação entre os apoios que a própria UEFA, através do programa Assist, coloca ao serviço de federações de outras confederações. Poderemos assim ajudar a desemvolver o futebol não só em Cabo Verde mas também nos países lusófonos", disse.

Mário Semedo, líder da FCF, enalteceu igualmente a parceria entre as duas federações: "A importância deste protocolo para nós é enorme uma vez que tem uma componente muito importante de formação de quadros. Face às potencialidades de Portugal e da FPF, é claro que o nosso futebol pode beneficiar muito," explicou.

À margem da cerimónia, o líder da FCF lembrou ainda os laços que unem os dois países e agradeceu a colaboração lusa: "Sabemos que a ligação dos cabo-verdianos com a Seleção Nacional de Portugal é muito forte e sabemos de toda a capacidade que a FPF também tem demonstrado a nível organizativo. É um privilégio podermos estar aqui e assinar este protocolo", finalizou. 

Na cerimónia de assinatura do protocolo estiveram igualmente presentes o vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho, o diretor da FPF, Pedro Dias, o diretor-técnico da FPF, José Couceiro, o vice-Presidente da FCF, Inácio Carvalho, o coordenador do Desporto da CPLP, Gerson Melo, e o Selecionador de Cabo Verde, Rui Águas. 

 


;

Notícias