Desporto inclusivo em debate

Diversidade e inclusão

"A integração de migrantes e refugiados na Europa através do desporto" é o tema da conferência internacional que arrancará, esta sexta-feira, na Cidade do Futebol.

Uma iniciativa do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), em parceria com o Projeto SPIN (Sport Inclusion Network) e financiada pelo Programa Erasmus + (da UE), a conferência internacional está agendada para 23 e 24 de novembro, na Cidade do Futebol, e juntará à mesa figuras relevantes do desporto nacional e europeu, além de representantes de importantes ONGs internacionais.

O objetivo da conferência é debater estratégias inovadoras em torno da inclusão social de migrantes e refugiados, bem como definir caminhos para combater os fenómenos de marginalização através do desporto.

A conferência dirige-se, em especial, a futebolistas, mas também a atletas de outras modalidades, organizações do setor desportivo e social, migrantes e refugiados que trabalhem ou estejam envolvidos em projetos de inclusão social.

A sessão de abertura, agendada para as 9h30 de sexta-feira, e conduzida pelo presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, contará com a participação do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente da FPF, Fernando Gomes, e do coordenador do projeto SPIN, Kurt Wachter.

No painel de oradores estarão individualidades como Pedro Calado, Alto Comissário para as Migrações, Nuno Delgado, ex-atleta olímpico e presidente da Academia de Judo, Aisha Albella, da Fundação FC Barcelona, Cynthia Uwak, ex-internacional nigeriana e vencedora do prémio de melhor jogadora do ano (FIFA), e Francisca Araújo, que detém o pelouro da Responsabilidade Social na FPF, entre outros nomes.

O SJPF é um dos oito parceiros do projeto SPIN, financiado pelo programa Erasmus+ e dedicado à inclusão social de migrantes e refugiados através do desporto. Além do Sindicato, são parceiros deste projeto o VIDC-Fairplay (Áustria), a Camino (Alemanha), a UISP (Itália), a FAI (República da Irlanda), a Mahatma Gandhi Humans Rights Organization (Hungria), a Liikkukaa (Finlândia) e a PAFOS (Grécia).

DESCARREGUE AQUI o programa completo da conferência.

 


;

Notícias