Portugal fecha qualificação com pleno de vitórias

Seleção Sub-17

Já qualificada para a Ronda de Elite, a Equipa das Quinas venceu o País de Gales por 5-1.

A Seleção Nacional sub-17 bateu, esta terça-feira, a congénere do País de Gales, por 5-1, em jogo da 3.ª ronda do 1.º Torneio de Apuramento para o Euro'2019. Com a qualificação para a Ronda de Elite já garantida, a formação portuguesa fechou o apuramento com um pleno de vitórias.

Confira as melhores imagens

Portugal entrou em campo a impor a sua identidade, com boa circulação de bola e domínio de jogo. Aos 9', Famana Quizera aproveitou um lance confuso na área para inaugurar o marcador. Pese embora a Equipa das Quinas tivesse o controlo de jogo, o País de Gales empatou a partida por intermédio de Sparkes (24'). O intervalo chegou com a igualdade a um golo.

Na segunda metade do encontro, Portugal voltou mais intenso e o segundo golo parecia uma inevitabilidade, tal o caudal ofensivo da turma de Emílio Peixe. Paulo Bernardo, à passagem dos 59', aproveitou uma boa jogada entre Daniel Rodrigues e Fábio Silva para recolocar Portugal na frente. O Treinador Nacional foi refrescando a equipa e os recém-entrados mantiveram o nível bem elevado. Gerson Sousa bisou na partida (75' e 77') e Pedro Brazão - num grande golo de pé esquerdo - fez o 5-1 perto do final, mais concretamente aos 88'.

No outro jogo do agrupamento, a Bielorrússia venceu o Cazaquistão por 2-1. Nas contas finais, Portugal ficou no 1.º lugar com 9 pontos, a Bielorrússia apurou-se também para a Ronda de Elite no segundo posto com 4. O Cazaquistão terminou a qualificação com 3 pontos e o País de Gales com um.

O sorteio da Ronda de Elite está agendado para 6 de dezembro, em Nyon.

Emílio Peixe, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Estamos muito satisfeitos com o compromisso e com a permanente atitude dos jogadores em dignificar o nosso país. Aproveitámos mais uma ocasião para crescer e evoluir em contexto de exigência e dificuldade"

- "O nosso objetivo, depois da qualificação, era fazer os 9 pontos e estar no primeiro pote do sorteio da Ronda de Elite. Nunca tivemos dúvidas da nossa qualidade, sempre com uma atitude de grande humildade e respeitando o adversário".

- "Os jogadores sabem que este é um espaço de excelência e todos eles deram uma resposta muito positiva. Estão todos de parabéns".

Ficha de Jogo

1.º Torneio de Apuramento para o Euro'2019
3.ª jornada do Grupo 11
Estádio Municipal de Aveiro

Árbitro: Jari Järvinen (Finlândia)
Árbitros assistentes: Sami Nykänen (Finlândia) e Luke Portelli (Malta)
Quarto árbitro: Fyodor Zammit (Malta)

País de Gales 1-5 Portugal (1-1 ao intervalo)

País de Gales: Cian Tyler, Iestyn Hughes, Luc Noble (cap.) (Bradley Gibbings, 75'), Jack Madelin, Rubin Colwill (Owen Hesketh, 76'), Joseph Low, Jamie Rickard, Joseph Budd (Chem Campbell, 62'), Michael Sparkes (Brian William Russ, 62'), Daniel Malone (Eli King, 53') e Tivonge Rushesha
Suplentes não utilizados: David Robson, Harvey Rew, Owen Beck e Joshua Thomas
Treinador: Robert Edwards
Golos: Michael Sparkes (24')
Disciplina: Cartão amarelo a Tivonge Rushesha (44') e a Joseph Low (90')

Portugal: Diogo Almeida, Tomás Esteves, Rodrigo Rêgo, Tomás Araújo, Rafael Rodrigues, João Daniel, Ronaldo Camará (Daniel Rodrigues, 58'), Paulo Bernardo (Gonçalo Batalha,, 79'), Famana Quizera (Gerson Sousa, 57'), Bruno Tavares (Pedro Brazão, 58') e Fábio Silva (cap.) (Filipe Cruz, 89')
Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Pedro Alves, Tiago Ribeiro, Tiago Tomás.
Treinador: Emílio Peixe
Golos: Famana Quizera (9'), Paulo Bernardo (59'), Gerson Sousa (75' e 77') e Pedro Brazão (88')
Disciplina: Cartão amarelo a Paulo Bernardo (29')


;

Notícias