Portugal segue imparável para a final

Futsal Fem. - Sub-19

Equipa das Quinas vai lutar pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, depois de golear a Bolívia nas meias-finais (16-2).

É caso para dizer que ninguém consegue parar Portugal. Depois de uma prestação brilhante na fase de grupos, onde somou quatro triunfos em outros tantos jogos, a Seleção Nacional feminina de futsal sub-19 ultrapassou a Bolívia nas meias-finais, apesar de ter iniciado o jogo a perder.

Com uma exibição competente, organizada, inteligente e de compromisso, as comandadas de Luís Conceição operaram de imediato a reviravolta no marcador e ainda garantiram uma goleada vistosa, que as deixa em condições de lutar pela medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, já na próxima quarta-feira, diante do Japão, que venceu a Espanha por 3-2 na outra meia-final.

Além de cinco triunfos consecutivos na competição que decorre em Buenos Aires, a armada lusa creditou esta segunda-feira mais 16 golos ao seu impressionante pecúlio olímpico. A Equipa das Quinas chegará à primeira final da sua história com 53 golos marcados em cinco encontros disputados, o que perfaz uma média superior a dez golos por jogo (10,6).

Marcaram na goleada portuguesa Fifó (6 golos), Marta Teixeira (3), a capitã Telma Pereira (2), Carolina Rocha (2) Beatriz Sanheiro (2) e Helena Nunes (1).

A final com a seleção nipónica está agendada para quarta-feira, às 22h00 [hora de Portugal continental].

Luís Conceição em discurso direto:

"Naturalmente estamos muito felizes com a qualificação para a final. Encarámos este jogo com a máxima seriedade e construímos uma vitória justíssima. As jogadoras viam este jogo como o desafio da vida delas, o desafio que as colocaria na rota das medalhas. Desde a primeira hora que sonhamos com uma medalha. Por isso responderam tão bem ao golo que encaixaram no início do jogo. 

Foi preciso ter cabeça fria, uma boa gestão das emoções e muita concentração para darmos a volta e ficarmos por cima da forma que ficámos. Quando empatámos a partida, nunca mais nos deviámos da vitória. 16 golos? Explicam-se com muita organização, com um desempenho solidário e sólido a todos os níveis. O talento das jogadoras também tem um peso muito grande.

Na final [diante do Japão], a nossa postura não vai mudar . Vamos continuar numa busca incessante por golos e vitórias. Só queremos ganhar".

Ficha de jogo:

Pavilhão Tecnopolis, Buenos Aires
Jogos Olímpicos da Juventude
Meias-finais
Portugal 16 - 2 Bolívia
(6-1 ao intervalo)

Árbitros: Roberto Sanchez, Al Bahhar, Mohamed Hassan.

Portugal: Marta Costa, Helena Nunes, Carolina Rocha, Fifó, Telma Pereira - Cap.
Suplentes utilizadas: Jéssica Martins, Beatriz Silva, Beatriz Sanheiro, Carina Luís, Marta Teixeira
Treinador: Luís Conceição
Golos: 1-1 Fifó (5'); 2-1 Fifó (9'); 3-1 Carolina Rocha (14'); 4-1 Telma Pereira (17'), 5-1 Telma Pereira (17'); 6-1 Helena Nunes (18'); 7-1 Beatriz Sanheiro (23'); 8-1 Marta Teixeira (28'), 9-2 Marta Teixeira (29'); 10-2 Fifó (33'); 11-2 Marta Teixeira (34'); 12-2 Carolina Rocha (35'); 13-2 Fifó (38'); 14-2 Beatriz Sanheiro (39'); 15-2 Fifó (39'); 16-2 Fifó (40')
Disciplina: nada a assinalar

Bolívia: Eunice Rojas, Karyme Fernandez, Michelle Pacheco, Aide Mendiola, Cristina Galvez - Cap. 
Suplentes utilizadas: Seleme, Montecinos, Fabiana Alvarez, Andrea Pena, Romero Vasquez.
Treinador: Ronal Pacheco
Golos: 0-1 Cristina Galvez (3'); 8-2 Fabiana Alvarez (29')
Disciplina: Amarelos - Cristina Galvez (24')


;

Notícias