Seleção Sub-17

Portugal na Ronda de Elite

Seleção Sub-17

Vitória por 3-0 sobre a Bielorrússia garante passagem. Emílio Peixe quer novo triunfo na terça-feira.

Portugal assegurou este sábado, em Aveiro, a passagem à Ronda de Elite que, em março do próximo ano, apurará as equipas para a fase final do Campeonato de Europa de sub-17.

A vitória por 3-0 sobre a Bielorrússia foi construída com golos de Pedro Brazão (4'), Famana Quizera (32') e Bruno Tavares (82').

Os dois triunfos da Seleção Nacional nos dois primeiros jogos (na última quinta-feira por 10-0 sobre o Cazaquistão) dão à equipa anfitriã a liderança deste grupo 11 do 1.º Torneio de Apuramento. Na outra partida do dia o Cazaquistão bateu o País de Gales por 1-0.

Será justamente o País de Gales o último adversário da equipa de Emílio Peixe, na próxima terça-feira, sendo que um empate garante, desde logo, o primeiro lugar. Os dois primeiros classificados de cada grupo, bem como os quatro melhores terceiros de entre os 13 grupos, asseguram presença na próxima fase, onde se juntam a Inglaterra e Alemanha (isentas do 1.º Torneio).

O sorteio da Ronda de Elite será a 6 de dezembro, na sede da UEFA em Nyon, e a fase final do Europeu joga-se na Irlanda em maio de 2019.

Emílio Peixe em discurso direto:

“Foi mais um jogo bem conseguido, sólido. Assumimos as despesas do jogo e imprimimos os ritmos que nos interessavam. O adversário abdicou muitas vezes de ter bola, focando-se apenas no processo defensivo, o que nos obrigou a expor-nos em demasia em alguns momentos e a tentar ocupar outros espaços. Felizmente conseguimos fazê-lo com sucesso.

Estamos muito satisfeitos. Este continua a ser um processo de formação para evoluirmos enquanto equipa e temos novo jogo já dentro de três dias.

O facto de já termos garantido a Ronda de Elite não originará rotatividade pela rotatividade nem utilização forçada de jogadores que tenham atuado menos tempo. O foco aqui é continuar a consolidar a nossa identidade de jogo, respeitando o adversário com grande humildade. Jogarão de certeza absoluta os melhores. Numa Seleção, aliás, ninguém se destaca dos outros porque estão cá os melhores de todos. Não há espaço para gestão de tempos de utilização. Estamos muito focados em ganhar o terceiro jogo para conseguirmos os nove pontos e irmos para o primeiro pote do sorteio.”

Ficha de Jogo

1.º Torneio de Apuramento para o Euro-2019
2.ª jornada do Grupo 11
Estádio Municipal de Aveiro

Árbitro: Jari Jarvinen (Finlândia)
Árbitros assistentes: Sami Nykanen (Finlândia) e Dan Hojgaard (Ilhas Faroé)
Quarto árbitro: Kari Hovdanum (Finlândia)

Portugal-Bielorrússia

Portugal: Diogo Almeida, Tomás Esteves, Rodrigo Rêgo, Tomás Araújo, Rafael Rodrigues, João Daniel, Famana Quizera (Gerson Sousa, 83'), Fábio Silva (cap.), Daniel Rodrigues (Ronaldo Camará, 59'), Paulo Bernardo (Tiago Ribeiro, 90+2') e Pedro Brazão (Bruno Tavares, 59').
Suplentes não utilizados: Samuel Soares, Pedro Alves, Filipe Cruz, Tiago Tomás e Gonçalo Batalha.
Treinador: Emílio Peixe
Golos: Pedro Brazão (4'), Famana Quizera (32') e Bruno Tavares (82')
Disciplina: cartão amarelo a Famana Quizera (44')

Bielorrússia: Kozakevich, Makarenko, Shalashnikov, Kalinin, Rovdo, Lomako (Nikiporenok, 86'), Kovalevich (cap.) (Litskevich, 67'), Adamchik, Lisakovich, Natynchik (Plyut, 68') e Zhuk
Suplentes não utilizados: Sidorin, Sychev, Kirkitski, Lutski, Rum e Zabelin
Treinador: Mikhail Markhel
Golos: 
Disciplina: cartão amarelo a Zhuk (49') e Sychev (87')


;

Notícias