Seleção Sub-15

Torneio das seleções: muito mais que uma competição

Seleção Sub-15

Joaquim Milheiro, coordenador técnico da FPF para o futebol de formação, explica a importância de uma experiência marcante para os jogadores convocados.

No dia em que os jogadores sub-15 convocados para o Torneio das Seleções vão cumprir o seu primeiro treino de Quinas ao peito, o Coordenador Técnico das seleções jovens de Portugal salientou o papel estruturante desta competição para o futebol nacional.

Ao fpf.pt, Joaquim Milheiro explicou a importância desta prova com características singulares: "O Torneio das Seleções permite um alargamento em relação à integração de jogadores no espaço da seleção nacional. Este é um momento evolutivo para futebolistas que chegaram a este espaço por mérito, que lhes vai permitir desenvolver as suas competências para estarem melhor preparados para os desafios do futuro. Vamos trabalhar com 84 jogadores de 22 clubes, um verdadeiro indicador da valorização que fazemos do trabalho dos emblemas de todo o país", salientou, estendendo os elogios ao papel das Associações de Futebol: "Outro dos grandes objetivos é a integração dos coordenadores técnicos das Associações Regionais e Distritais, que são elementos fundamentais no desenvolvimento do futebol português."

O técnico português frisou a importância desta experiência para os jogadores: "É muito importante que eles desenvolvam também competências fora de campo. Há um conjunto de atividades - esclarecimentos sobre match fixing, nutrição desportiva, carreira dual... - para estimular um progresso global dos jovens com quem trabalhamos. Na nossa perspetiva, isso é fundamental no trabalho que fazemos porque vai permitir aos jogadores chegarem mais preparados à Seleção principal."

Apesar do número considerável de jogadores convocados, o campo de recrutamento da Equipa das Quinas não se fica por aqui: "O nosso 'radar' não se esgota nos jogadores que convocámos para este torneio. Acompanhamos com muito cuidado um grupo mais alargado de futebolistas. Este é um espaço aberto e o tempo vai ajudar-nos a alinhar decisões direcionadas para um grupo mais restrito. Este é um espaço seletivo, dos melhores, mas sempre com abertura para integrar jogadores competentes e que queiram estar connosco", explicou.

Joaquim Milheiro admite que o Torneio das Seleções faz parte de um processo onde o Torneio Lopes da Silva também é relevante: "Encontramos ligações pela representatividade do número de jogadores que fizeram parte de um contexto e do outro. Há uma ligação forte por essa continuidade. Isto permite que a cultura das seleções comece a ser trabalhada e desenvolvida no Torneio Lopes da Silva, tendo a sua sequência no espaço das seleções nacionais."

Regozijando-se sempre pela "linguagem comum" entre FPF, clubes e Associações de Futebol, Joaquim Milheiro considera que o facto de os jogos do torneio das seleções se realizarem na Cidade do Futebol é uma mais-valia incontornável: "Este é um espaço de excelência, que tem todas as condições para os jogadores possam desfrutar do jogo na sua plenitude. É fundamental que eles sintam o que é pertencer às seleções nacionais e estarem identificados com uma casa frequentada pelos maiores talentos. O contacto direto com as grandes referências nacionais é sempre inspirador. Isso traz uma ligação afetiva à FPF e ao torneio muito importante e marcante", concluiu. 

Três dias de muito futebol

Os 84 jogadores convocados para o Torneio das Seleções serão divididos em quatro equipas (A, B1, B2 e B3), que vão competir entre si nos dias 14, 15 e 16 de junho.

Eis os Treinadores Nacionais que vão orientar estas quatro formações:
A - Emílio Peixe
B1 - José Guilherme
B2 - Rui Bento
B3 - Hélio Sousa

Eis os convocados:
A Académica Coimbra: Manuel Campos e Pedro Caldeira;
A Académica Santarém: Duarte Mendes, João Guedes e Rafael Alcobia;
AC Ajaccio: Paolo Lebas e Victor Lebas;
Anadia FC: Afonso Silva, Miguel Moreira e Nuno Martelo;
Benfica: Afonso Soares, Bruno Santos, Guilherme Montóia, Guilherme Pio, Gustavo Mendonça, Henrique Abrantes, João Tomé, Martim Ferreira, Martim Neto, Miguel Pinto, Pedro Santos, Rafael Afonso, Ricardo Ribeiro e Tiago Morais;
Boavista: Pedro Costa;
CD Nacional: Fabiano Mendonça e Tiago Simão;
CD Tondela: Tiago Marques;
FC Flamengos: Roberto Arruda e Vasco Silva;
FC Porto: David Vieira, David Vinhas, Diogo Abreu, Diogo Ribeiro, Francisco Ribeiro, Ivan Cardoso, João Magalhães, João Sérgio, Leandro Dias, Marco Cruz, Martim Tavares, Rafael Dias, Rúben Ferreira, Tiago Antunes, Tiago Gonçalves e Veríssimo Costa;
FC Luzern: Ronaldo Fernandes e Rúben Fernandes;
FC Rouen: Valentino Rodrigues;
Moreirense FC: Joel Veloso;
Rio Ave FC: Diogo Silva, Gonçalo Negrão, Nuno Pereira e Rodrigo Mota;
Servette FC: Diogo Monteiro;
SG Sacavenense: Diogo Santos;
SC Braga: Flávio Nazinho, Gonçalo Figueiredo, João Martins, José Pereira, Mateus Santos, Nuno Teixeira, Rodrigo Gomes e Rodrigo Macedo;
Sporting: Adriano Almeida, André Gonçalves, Chico Lamba, Eduardo Barbosa, João Carvalho, Joelson Fernandes, Lucas Dias, Martim Duarte, miguel Menino, Rafael Lopes e Vasco Gaspar;
Team AFF-FFV: Diogo d’Almeida;
Varzim SC: João Santos;
Vitória FC: Tiago Neto;
Vitória SC: Alexandre Lopes, Eduardo Sampaio, João Antunes, João Resende, Sylvestre Costa e Vasco Sousa.

Programa
13 de junho de 2018 | quarta-feira
14h00: concentração da Seleção
15h30 e 16h30: treinos

14 de junho de 2018 | quinta-feira
15h30 e 17h30: Jogos

15 de junho de 2018 | sexta-feira
15h30 e 17h30: Jogos

16 de junho de 2018 | sábado
15h30 e 17h30: Jogos


;

Notícias