Seleção A Feminina

Tatiana Pinto: "Respeitar a Finlândia e ganhar"

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa alerta para o poderio físico das nórdicas, a um dia da viagem da Equipa das Quinas para Helsínquia.

A internacional portuguesa Tatiana Pinto revelou, esta segunda-feira, alguma cautela na antevisão do encontro com a Finlândia, marcado para sexta-feira, às 16h15, e a contar para a penúltima jornada de qualificação para o Europeu de 2022.   

"A Finlândia é uma equipa com um estilo de jogo tipicamente nórdico e um poderio físico acentuado. As jogadoras são geneticamente mais fortes e apostam num jogo direto. Usam o poderio físico para tentar desbloquear os caminhos e arranjar espaços", avisou a centrocampista, dizendo que o objetivo da Seleção Nacional passa por "tentar contrariar isso e também ao frio" que se prevê sentir na capital finlandesa, a rondar dez graus negativos.

FOTOGALERIA

"É preciso respeitar a Finlândia e dar tudo para ganhar. No nosso último encontro, já neste apuramento, fomos superiores nos 90 minutos mas uma pequena distração nos instantes finais permitiu que elas empatassem (1-1). São falhas que não podemos ter em nenhum jogo. Temos de jogar altamente focadas, organizadas e determinadas. Ser mais regulares. Se isso acontecer, não vamos notar o frio e estaremos mais próximas do nosso objetivo", explicou.

Para Tatiana Pinto, a possibilidade de Portugal se apurar diretamente para o Europeu, e até no primeiro lugar do grupo, "é um fator de motivação extra". "Temos dois jogos para o fazer, e não um. O que importa é que estamos a uma vitória de fazer história outra vez, pois podemos chegar ao Euro com uma pontuação recorde na fase de qualificação", acrescentou, lembrando que Portugal chegou ao Campeonato da Europa de 2017 depois de ultrapassar um 'play-off'. 

"Se conseguirmos o apuramento direto, o EURO-2022 terá certamente um sabor especial", reforçou a jogadora do Sporting CP, que, além do Europeu da Holanda, esteve presente no primeiro Euro feminino sub-19 de Portugal, em 2012.

Vanessa Marques integrada

As comandadas de Francisco Neto  realizaram, esta segunda-feira, um treino em Lagos, que ficou marcado pela integração de Vanessa Marques. A jogadora juntou-se ao grupo mais tarde devido a compromissos no clube húngaro que representa. Cláudia Neto e Diana Silva, também ausentes dos preparos pelas mesmas razões, viajam diretamente para Helsínquia, juntando-se à comitiva lusa na terça-feira.

As contas da qualificação

Portugal defronta a Finlândia uma altura em que as duas seleções lideram em igualdade de pontos o grupo E (16 pontos). A vitória irá conferir o apuramento automático à equipa vencedora.

Recorde-se que se apuram para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três melhores segundos classificados. Os restantes segundos vão disputar um "play-off“.

Certas na fase final, já estão Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Islândia, Holanda [campeã em título], Noruega, Suécia e a anfitriã Inglaterra. E nos play-offs são três as seleções já confirmadas: a Irlanda do Norte, a Rússia e a Ucrânia. Portugal, Finlândia, Polónia e Espanha têm possibilidade de se qualificarem no 1.º lugar dos respetivos grupos.

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa atualizado que inclui mais informações sobre as convocadas e o programa geral de atividades

 

 

 


;
;
15 de Fevereiro 2021
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias