Seleção A Feminina

Dolores Silva dá o mote para Helsínquia

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa aponta à vitória de Portugal, mas desdramatiza a eventualidade de a equipa passar por um 'play-off'.

A internacional portuguesa Dolores Silva assumiu, esta sexta-feira, o desejo de vencer a Finlândia, à imagem do que aconteceu na caminhada rumo ao Euro-2017, mas desdramatizou a eventualidade de a Equipa das Quinas se ver na contingência de jogar o 'play-off'.

"É motivador saber que, se ganharmos em Helsínquia, ficamos automaticamente apuradas para o Europeu. Mas também sabemos que há outro jogo [frente à Escócia, quatro dias depois] e que o 'play-off' já está garantido. Por isso, se as coisas não correrem como desejamos em casa da Finlândia, o sonho não acabará ali", afirmou a centrocampista, em declarações a fpf.pt e antes de mais um treino da Seleção Nacional no Algarve.

FOTOGALERIA

Numa análise à Finlândia, Dolores Silva disse esperar encontrar uma equipa "muito agressiva e disposta a dar tudo para ajustar contas com o passado". "Vão apresentar-se fortes, à procura de nos derrotarem e de se qualificarem logo, que é exatamente o que queremos fazer", referiu, lembrando que o facto de o encontro se disputar em temperaturas baixas aumenta as dificuldades para Portugal.

"Jogar com temperaturas abaixo de zero é mais uma adversidade para nós. Temos de agarrar à nossa identidade e ao caráter coletivo da nossa equipa para nos adaptar-nos depressa. Nas seis épocas que passei na Bundesliga, joguei em temperaturas negativas e até com neve. Estranha-se ao princípio, mas é possível a adaptação e passa muito pela preparação mental. Hoje temos meios para aquecer depressa", realçou.

A atleta do SC Braga recordou, ainda, que o útimo encontro entre as duas seleções, já na fase de apuramento para o Euro-2022, "deixou uma sensação agridoce" na armada portuguesa. "Foi o primeiro jogo que fizemos no apuramento e elas empataram ao cair do pano. A sensação agridoce deve-se ao facto de termos mostrado muito mais futebol", explicou.

Com 118 internacionalizações A, Dolores Silva é uma das jogadoras mais experientes da Equipa das Quinas e não esconde a vontade de "repetir as emoções" que sentiu no último apuramento, para assim justificar, uma vez mais, o crescimento do futebol feminino português.

"O Euro de Inglaterra é mais um sonho que gostava de cumprir. Nós somos o espelho de todo um trabalho desenvolvido no futebol feminino em Portugal. Somos o espelho do crescimento da modlidade no nosso país. Representamos várias gerações de jogadoras: as que tentaram chegar a este patamar e as que estão por vir. Queremos servir de exemplo e de inspiração para as futuras gerações. Queremos voltar ao Europeu não só por nós mas sobretudo pelo futebol feminino português", afirmou.

A internacional portuguesa regozijou-se, por fim, pela oportunidade de ter "mais tempo para trabalhar" com a Equipa das Quinas, antes da dupla jornada de apuramento. "Não trabalhámos juntas durante alguns meses. Ter mais tempo para trabalhar e afinar a estratégia, isoladas aqui no Algarve, vai ser benéfico".

Dois treinos no sábado

A Seleção Nacional realiza esta sexta-feira mais um treino no relvado do Hotel Cascade Resort, em Lagos, onde se encontra concentrada até ao dia 16. Para sábado, estão prevstas sessões às 10h00 e às 16h15.

As contas da qualificação

Depois da participação histórica no Europeu de 2017, em solo holandês, Portugal sonha com a presença na fase final que terá lugar no país berço do futebol, a Inglaterra, e que avançou um ano no calendário, devido à pandemia de Covid-19.

À entrada para as duas últimas jornadas da fase de qualificação, a Equipa das Quinas ocupa a segunda posição no Grupo E, com 16 pontos,  em igualdade pontual com a líder Finlândia, sua concorrente direta, após a eliminação da Escócia na última jornada, disputada em novembro de 2020. As comandadas de Francisco Neto, recorde-se, somaram cinco vitórias e um empate em seis jogos disputados.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três melhores segundos classificados. Os restantes segundos vão disputar um "play-off“.

Certas na fase final, já estão Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Islândia, Holanda [campeã em título], Noruega, Suécia e a anfitriã Inglaterra. E nos play-offs são três as seleções já confirmadas: a Irlanda do Norte, a Rússia e a Ucrânia.

Portugal, Finlândia, Polónia e Espanha têm possibilidade de se qualificarem no 1.º lugar dos respetivos grupos.

Clique aqui para aceder ao dossiê de imprensa atualizado que inclui mais informações sobre as convocadas e o programa geral de atividades

 


;

Notícias