Portugal vence na Polónia

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas venceu, por 3-0, na Atlas Arena, em Lodz, o seu segundo jogo de qualificação para o Euro-2022. Veja os golos.

A Seleção Nacional de futsal venceu esta quarta-feira, por 3-0, diante da sua congénere polaca o seu segundo jogo de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022.

FOTOGALERIA


Foto: Pawel Jakubowski/www.odlot.pro

Golos de Cardinal e André Coelho deram expressão ao domínio luso no primeiro tempo
Na partida de Lodz pertenceu à formação comandada por Jorge Braz a iniciativa de jogo, com a Equipa das Quinas a ir tentando criar espaços para penetrar na muralha polaca.

Logo aos 11 segundos João Matos testou a atenção do guardião polaco. Miguel Ângelo, aos 7 minutos, rematou muito perto do poste esquerdo de Michal Kaluza. No minuto seguinte, foi a vez de André Coelho rematar muito forte, mas ao lado. Aos 9 minutos foi Tiago Brito a rematar com a bola bater no poste esquerdo.


Foto: Pawel Jakubowski/www.odlot.pro

Ricardinho, aos 11 minutos, driblou o guardião, mas acabou por cair na área adversária sem conseguir a conclusão do lance. No mesmo minuto a Polónia criou o seu primeiro lance de perigo, com Vítor Hugo a desviar para canto o forte remate de Michal Klaus.


Pawel Jakubowski/www.odlot.pro

Aos 14 minutos foi a vez de Pedro Cary testar a atenção do guarda-redes polaco que nada pode fazer perante o remate de Cardinal, que abriu o marcador.


Pawel Jakubowski/www.odlot.pro

Afonso primeiro, após um lance em que foi tocado antes de rematar na cara do guardião, e Pany depois, na recargam estiveram muito perto de ampliar a vantagem lusa à passagem do minuto 18.

O 2-0 surgiu a 31 segundos do final do primeiro tempo, por André Coelho.

Portugal perto de bisar
A segunda metade arrancou com Portugal novamente por cima e ainda durante o primeiro minuto da etapa complementar Cardinal esteve perto de bisar, vendo a bola embater no poste. Instantes depois, Cardinal voltou a estar perto do golo.


Foto: Pawel Jakubowski/www.odlot.pro

Fábio Cecílio, após bom trabalho de Pany sobre a direita viu o guarda-redes Łukasz Błaszczyk fazer uma grande defesa que impediu o 3-0.

A cinco minutos e 18 segundos do final, a Polónia arriscou com guarda-redes avançado e Sebastian Leszczakm aos 36 minutos rematou à barra da baliza à guarda de Edu.

Na resposta, Pany viu o guarda-redes adversário evitar-lhe o golo.

Da marca de 10 metros, que castigou a sexta falta da Polónia, Cardinal atirou a contar aos 38 minutos, fechando o marcador em 3-0.


Foto: Pawel Jakubowski/www.odlot.pro

Recorda-se que na primeira jornada de apuramento, disputada na última sexta-feira (29 de janeiro), Portugal e Polónia empataram a duas bolas, em Mafra.

Portugal volta a jogar no mês de março, diante da República Checa, as duas próximas partias de qualificação.

Jorge Braz em discurso direto:
- "Estivemos consistentes e confiantes no nosso processo e na nossa identidade, acima de tudo isso. Funcionámos coletivamente e quando assim é difícil a Polónia pressionar. Tínhamos de selecionar melhor os espaços em função da variabilidade do adversário. Desta vez, fizemos isso com imensa qualidade e na maioria dos momentos do jogo. Fomos construindo o resultado com naturalidade. Foi uma vitória do futsal português e a demonstrar onde temos de estar e como atuamos geralmente, com esta excelência e neste patamar"

- "Com a República Checa vão ser dois jogos dificílimos. É o principal adversário na disputa da vitória do grupo. Contente por ser já próximo. Só podemos crescer e melhorar nos próximos jogos. A República Checa, em termos de qualidade e organização, está um patamar acima da Polónia".

- "Esta é uma vitória de toda a equipa e com uma dedicatória especial para o Bruno Coelho, para o nosso team manager Mário Pereira e para o nosso fisioterapeuta Carlos Lima"

Cardinal em discurso direto:
- "É sempre importante ajudar a nossa Seleção com golos e hoje correu bem. Feliz pela vitória, era um jogo bastante importante para nós. Conseguimos o objetivo de levar os três pontos para Portugal. Vamos regressar aos clubes e daqui a um mês estaremos de volta novamente".

Ricardinho em discurso direto:
- "Sabíamos que o jogo da Polónia iria ser mais do mesmo, a explorar o jogo direto e o que têm de melhor. Hoje saímos na frente do marcador e isso foi um fator muito importante. Isso dificultou o jogo do adversário. Fomos a melhor equipa em campo mais uma vez, mas desta vez conseguimos os três pontos. Focar já nos próximos desafios porque daqui a nada estamos a jogar novamente".

FICHA DE JOGO
Qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022 | 2.ªJornada
Atlas Arena, Lodz

Árbitros: David Urdánoz Apezteguía e Juan José Cordero Gallardo (Espanha).
Terceiro Árbitro: Slawomir Steczko (Polónia)
Cronometrista: Dominik Cipinski (Polónia)

POLÓNIA 0-3 PORTUGAL (0-2 ao intervalo)

Polónia (cinco inicial): Michał Kałuża, Michał Klaus, Krzysztof Elsner, Tomasz Kriezel – Cap. e  Arkadiusz Szczypczyński.
Jogaram ainda: Łukasz Błaszczyk, Piotr Łopuch, Sebastian Grubalski, Bartłomiej Piórkowski, Sebastian Leszczak, Mateusz Madziąg, Michał Marek, Sebastian Wojciechowski e Patryk Hoły.
Treinador:  Błażej Korczyńsk.
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo para Krzysztof Elsner (10’).

Portugal (cinco inicial): Vítor Hugo, João Matos, Pedro Cary, Ricardinho - Cap. e Cardinal.
Jogaram ainda: Edu, André Coelho, Miguel Ângelo, Pany, Tiago Brito, Afonso, Erick e Fábio Cecílio.
Suplentes não utilizados: Pauleta
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Cardinal (15' e 38') e André Coelho (20').
Disciplina: cartão amarelo para Cardinal (12’) e Ricardinho (36').

Os oito vencedores e os seis melhores segundos seguem para o Euro-2022
Portugal integra o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, juntamente com a Polónia, a República Checa e a Noruega. O conjunto luso iniciou e termina a qualificação em casa, jogando ainda mais três partidas no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra. Depois de dois encontros diante dos polacos, seguem-se as duas partidas com a República Checa, em março, e a dupla jornada, em abril, diante da Noruega.

Face às restrições impostas na Noruega devido à pandemia Covid-19, a formação nórdica jogará todos os encontros fora de casa. A Noruega não conseguiu efetuar a deslocação à República Checa, tendo-lhe sido aplicada a derrota, por 0-5, em ambos os jogos.

Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos classificados juntam-se aos anfitriões Países Baixos na fase final, agendada de 19 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022 - os restantes dois segundos classificados disputam um "play-off", de 14 a 17 de novembro de 2021, para definir a outra vaga.


;
;
3 de Fevereiro 2021
Foto

Pawel Jakubowski/www.odlot.pro

Notícias