Seleção A Feminina

Convocadas para Finlândia e Escócia

Futebol Fem. - Seleção A

Derradeiras jornadas de qualificação para o Europeu Feminino, com transmissão em direto no Canal 11.

Francisco Neto divulgou, esta terça-feira, a convocatória para os jogos frente às seleções de Finlândia e Escócia, de qualificação para o próximo Campeonato da Europa feminino. Numa lista com 26 nomes, o destaque recai no regresso de Jéssica Silva. 

Portugal joga em Helsínquia a 19 de fevereiro, pelas 16h15 [hora de Portugal continental], e defronta a seleção escocesa quatro dias depois, em horário e local a divulgar oportunamente**. Os dois encontros passarão em direto no Canal 11. 

As internacionais portuguesas concentram-se na próxima terça-feira, 9 de fevereiro, na Cidade do Futebol, e partem nesse dia para o Algarve, onde irão treinar até 16 de fevereiro.   

As contas da qualificação

A Equipa das Quinas ocupa a segunda posição no Grupo E, em igualdade pontual com a líder Finlândia, sua única concorrente na luta pela qualificação direta, após a eliminação da Escócia. A equipa que vencer no dia 19 isolar-se-á na liderança.

Se nórdicas e portuguesas dividirem pontos em Helsínquia e vencerem o último jogo do grupo, a equipa que ficar em segundo irá qualificar-se automaticamente como segunda melhor, com 20 pontos. Se empatarem e não vencerem na derradeira ronda, a segunda classificada discutirá o acesso ao Europeu via 'play-off'.

Uma derrota na capital finlandesa e não vencer na última jornada obrigará o segundo classificado a passar por um 'play-off'. Já uma derrota seguida de vitória na derradeira ronda deixará o segundo lugar do Grupo E com 19 pontos, o que poderá valer uma vaga entre os melhores segundos de todos os grupos, dependendo da diferença de golos.

Histórico com a Finlândia 

Recorde-se que Portugal ultrapassou a Finlândia para chegar ao 'play-off' do Europeu de 2017, através do qual se qualificou para a primeira fase final da sua história. A formação lusa venceu por 3-2 em casa, com um 'hat-trick' da capitã Cláudia Neto, e empatou sem golos em Helsínquia. Depois disso, não foi além do empate em três jogos de preparação disputados frente às nórdicas - empatou por 1-1 em duas ocasiões e uma vez por 0-0. 

Para trás, ficaram 11 jogos disputados entre as duas seleções no período entre 1994 e 2011, nos quais a Equipa das Quinas somou quatro triunfos, seis derrotas e um empate. 

Nove seleções já apuradas

A fase final do Europeu feminino, inicialmente marcada para o verão de 2021, avançou um ano no calendário, estando agora agendada para o período entre 6 e 31 de julho de 2022.

Certas na fase final estão já nove seleções: Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Islândia, Holanda [campeã em título], Noruega, Suécia e a anfitrã Inglaterra. Com presença confirmada nos play-offs são três: a Irlanda do Norte, a Rússia e a Ucrânia. E ainda com a possibilidade de se qualificarem no primeiro lugar são quatro: Portugal, Finlândia, Polónia e Espanha. 

Eis a lista completa de convocadas:
Aston Villa FC: Diana Silva
Famalicão FC: Rute Costa
Ferencvaros TC: Vanessa Marques
Fiorentina: Cláudia Neto
Marítimo: Telma Encarnação
Olympique Lyonais: Jéssica Siva
SC Braga: Diana Gomes, Dolores Silva, Andreia Norton
SL Benfica: Sílvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Kika Nazareth, Catarina Amado, Ana Seiça 
Sporting CP: Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Andreia Jacinto, Inês Pereira, Patrícia Morais, Mónica Mendes, Joana Marchão, Alicia Correia, Ana Capeta, Carolina Mendes

DESCARREGUE AQUI O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

**O programa de atividades da Seleção Nacional Feminina A será divulgado por completo em fpf.pt, até ao final desta semana.


;
;
2 de Fevereiro 2021
Foto

FPF

Notícias