Catarina Amado com "vontade de trabalhar"

Futebol Fem. - Seleção A

Lateral do SL Benfica radiante com a estreia na principal Seleção Nacional feminina.

Catarina Amado manifestou “vontade de trabalhar e de tentar ajudar ao máximo” na sua primeira chamada à Seleção Feminina A, que se prepara para defrontar a Escócia e a Albânia, numa jornada dupla de apuramento para o Europeu.

FOTOGALERIA

“Acima de tudo, vim com vontade de trabalhar e de tentar ajudar ao máximo o grupo. Espero atingir os objetivos pretendidos pelo grupo”, explicou, esta segunda-feira, a jogadora**, que tem atuado no lado direito da defesa do SL Benfica e já tinha sido observada por Francisco Neto num estágio para jogadoras sub-23.

Admitindo que “não estava à espera” da 'promoção' à principal Seleção numa altura "tão importante da qualificação", Catarina Amado revelou ter sido bem recebida pelas colegas, de tal modo que se considerou "integrada e feliz”. 

“Fiquei muito feliz, porque é um sonho que estou a concretizar, era algo que queria atingir há algum tempo. Este é um grupo competitivo e com muita qalidade. Vou continuar a trabalhar para conseguir mais chamadas destas”, prometeu a atleta, de 21 anos.

Sobre a sua experiência como titular no SL Benfica, e na Liga dos Campeões feminina, onde marcou um golo nesta temporada, a jovem jogadora limtou-se a dizer que "tem sido uma boa época, positiva". 

**Com LUSA

Vanessa Marques integrada

A Equipa das Quinas iniciou esta segunda-feira a preparação do encontro com a Escócia, com um treino no relvado 1 da Cidade do Futebol, no qual participou Vanessa Marques. A centrocampista do Ferencvaros, que jogou no fim de semana frente ao Gyor ETO, na Hungria, juntou-se ao grupo apenas hoje, devidamente autorizada pela Equipa Técnica Nacional.

A capitã Cláudia Neto ainda se encontra em Itália, ao serviço da Fiorentina, sendo integrada no estágio da Seleção na terça-feira.

As contas do Grupo E

A Equipa das Quinas, 32.ª na hierarquia mundial de seleções, encontra-se no segundo lugar do Grupo E, com dez pontos, atrás da líder Finlândia, que tem 13, mas mais um encontro disputado. Portugal contabiliza três vitórias e um empate na qualificação para o Euro 2022.

A Escócia, próxima adversária da Equipa das Quinas tem nove pontos e encontra-se na terceira posição, enquanto a Albânia, com três, segue no quarto lugar. A seleção do Chipre, no último lugar da classificação, ainda não somou qualquer ponto.

Recorde-se que a fase final do Europeu feminino, inicialmente marcada para o verão de 2021, avançou um ano no calendário, estando agora agendada para julho de 2022. Apuram-se para a fase final, que terá lugar em Inglaterra, os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um "play-off" em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

12.º encontro com escocesas

A Escócia (a seleção menos cotada do pote 1 de cabeças de série do sorteio do Europeu), e 21.ª no ranking FIFA de seleções, vai defrontar Portugal pela 12.ª vez. O último confronto entre as duas equipas aconteceu no Europeu de 2017, realizado na Holanda, para o qual as duas seleções se qualificaram pela primeira vez.

No dia 23 de julho de 2017, em Roterdão, na fase de grupos do Campeonato da Europa, a formação comandada por Francisco Neto conseguiu vencer as escocesas por 2-1, com golos de Carolina Mendes e Ana Leite, no único triunfo luso na competição, em três partidas.

Para trás, ficou um registo favorável às britânicas. Antes do Europeu, Portugal tinha somado apenas duas vitórias em dez jogos frente à Escócia. Uma em 1994, quando as portuguesas golearam no Barreiro, por 8-2, num jogo em que Carla Couto ‘bisou’; e outra na qualificação para o Europeu de 1995 (2-1), no Forthbank Stadium, em Stirling.

Depois, portuguesas e escocesas empataram em três jogos, em 2001, 2007 e 2014, na qualificação para o Mundial de 2015, em Viana do Castelo, com Dolores Silva a fazer o 1-1, aos 89 minutos, de grande penalidade. 

Os confrontos entre os dois conjuntos contabilizam ainda cinco vitórias para a Escócia, duas vezes em 2002, em 2003, 2004 e 2008, uma dos quais também com pesada diferença no marcador, um 8-1 sobre as lusas, em Nelas.

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO ENTRE PORTUGAL E ESCÓCIA

Manter a tradição

A Albânia, equipa do pote 4 e 75.ª na hierarquia mundial de seleções, surgiu no caminho da seleção portuguesa em três ocasiões e perdeu sempre, incluindo no arranque da fase de qualificação para o Europeu de 2022. Portugal estreou-se no apuramento precisamente com uma vitória na Albânia, por 1-0, e um golo assinado por Jéssica Silva (16’). 

Nos dois jogos anteriores com as albanesas, no apuramento para o Mundial de 2015, Portugal goleou por 7-1 e venceu por 3-0. Em fevereiro de 2015, recebeu a Albânia em Abrantes e impôs-se com um 'hat-trick' de Carolina Mendes (19, 45 e 69 minutos), dois golos de Filipa Rodrigues (27' e 90`) e, ainda, tentos de Jéssica Silva (61`) e Cristiana Garcia (88`). Em junho de 2014, venceu na visita à Albânia, em Fier, com golos de Mónica Mendes (54`), Vanessa Marques (63`) e Regina Pereira (66`).

CONFIRA AQUI O HISTÓRICO ENTRE PORTUGAL E ALBÂNIA

Programa de atividades da Seleção Nacional**:
24.11.2020 | terça-feira
17h30 Treino na CdF

25.11.2020 | quarta-feira
17h30 Treino na CdF

26.11.2020 | quinta-feira
10h45 Treino oficial no Estádio do Restelo

27.11.2020 | sexta-feira
19h00 Jogo Portugal x Escócia (Estádio do Restelo)

28.11.2020 | sábado
17h30 Treino na CdF

29.11.2020 | domingo
17h30 Treino na CdF

30.11.2020 | segunda-feira
10h45 Treino oficial na CdF

01.12.2020 | terça-feira
17h45 Jogo Portugal x Albânia (Estádio do Restelo)

**Programa sujeito a alterações, pelo que deverá ser consultado diariamente em fpf.pt.

Nestas partidas, as jogadoras da Seleção Nacional vestirão uma vez mais os novos equipamentos oficiais, disponíveis na Loja Oficial da Seleção


;
;
23 de Novembro 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF