Prémio Futebol Para Todos: os vencedores

Responsabilidade Social

Football Freestyle, Um Clube de Todos e Para Todos – Nunca será só um clube!, Cartão vermelho à violência de género! e Futebol à vista de Todos foram os grandes vencedores.

Estão conhecidos os quatro projetos vencedores do Prémio Futebol Para Todos – Edição 2020: Football Freestyle (Aventur), Um Clube de Todos e Para Todos – Nunca será só um clube! (Clube de Futebol Vasco da Gama), Cartão vermelho à violência de género! (Associação para o Planeamento da Família) e Futebol à vista de Todos (Sport Club Conimbricense).

A iniciativa criada em 2018 pela área de Responsabilidade Social da Federação Portuguesa de Futebol, no âmbito do programa da UEFA HatTrick FSR, tem como objetivo apoiar projetos que considerem a prática do futebol, o veículo promotor para o combate à discriminação e à promoção da integração social de crianças, jovens, adultos e pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência. 

Em primeiro lugar classificou-se o “Football Freestyle”, um projeto da Aventur que tem como principal objetivo criar condições para desenvolver uma oferta desportiva para jovens em risco residentes em 4 bairros sociais de Gondomar, que deverá incluir uma Escola de Futebol, uma Escola de Freestyle Football e ainda uma escola de cidadania associada a estas academias para proporcionar também apoio ao estudo e orientação vocacional.

Em segundo lugar ficou o projeto “Um Clube de Todos e Para Todos – Nunca será só um clube!”, um projeto do Clube de Futebol Vasco da Gama, que tem o intuito de criar uma sala de estudo no estádio do clube, com o objetivo de incutir nos jovens atletas hábitos de estudo e uma estreita ligação entre o bom aproveitamento escolar e a participação nos jogos. O projeto terá um foco em atletas/alunos provenientes de famílias carenciadas, comunidade cigana, alunos residentes em Associações locais, comunidade estrangeira de trabalho sazonal.

Já o terceiro projeto apoiado, o Cartão vermelho à violência de género! (Associação para o Planeamento da Família), pretende contribuir para erradicar a violência de género, particularmente no universo futebolístico. Para isso, propõe a realização de workshops sobre igualdade de género dirigidos a atletas, treinadores, dirigentes desportivos e professores de educação física, realizar jogos de futsal/futebol mistos, uma campanha de promoção de igualdade de género a decorrer em jogos de futebol FPF e a realização de dois debates sobre VG no futebol, cujo resultado será vertido para uma carta de recomendações e boas práticas que poderá ser disseminada e partilhada a nível nacional.

Por fim, o último projeto selecionado, Futebol à vista de Todos (Sport Club Conimbricense), compromete-se a criar uma rede de contactos dentro da comunidade de pessoas com deficiência visual de todas as idades e de ambos os sexos. Pretendem também criar conteúdos multimédia de iniciação ao futebol, e ainda criar polos de desenvolvimento da modalidade em diferentes regiões do país através de parcerias com clubes

O painel de jurados é composto pela administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, pelo presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George, pela Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente e Fundadora da Associação Corações Com Coroa, Catarina Furtado, pelo Vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho e pela Diretora para o futebol feminino da FPF, Mónica Jorge.


;

Notícias