Campeonato Nacional de Sub 17 de Futsal

UEFA lança aplicação para treinadores de futsal

Competições

Uma nova aplicação da UEFA sobre o treino de futsal oferece uma série de rotinas de treino e sessões para líderes de todos os níveis.

A UEFA anunciou o lançamento de uma nova aplicação de treino de futsal.

A aplicação UEFA Futsal Coach está disponível para download (iOS e Android) e fornece uma valiosa ajuda ao treino para líderes de base e de elite.

Apresentando exercícios de treino conduzidos pelo experiente treinador de futsal José Venancio Lopéz, a aplicação é alimentada pela My Coach Sport e desenvolvida em conjunto com os Serviços Educativos de Futebol e Centro de Inovação da UEFA. O objetivo é melhorar ainda mais os padrões e o desenvolvimento dos treinadores de futsal.

Clique aqui para fazer o download do UEFA Futsal Coach no iOS

Clique aqui para fazer o download do UEFA Futsal Coach no Android

Velocidade: a principal diferença do futsal
Venancio Lopéz é o diretor de futsal da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), tendo anteriormente levado a seleção espanhola a quatro conquistas no Campeonato da Europa de Futsal e duas medalhas de prata no Mundial de Futsal da FIFA.

Com mais de 30 anos de experiência e 56 anos de idade, Venancio Lopéz conduz sessões disponíveis na nova app.

“Nos treinos, é importante trabalhar situações semelhantes a cenários que realmente surgem nos jogos”, explica Venancio Lopéz. “Esta abordagem baseada na realidade é um elemento-chave dos cursos de treinador da UEFA. De uma forma geral, em termos de treinos de futsal, é muito semelhante ao futebol. O que o torna diferente é o espaço em que o jogo é disputado, o número de jogadores e a bola  -então a maior diferença está na velocidade com que você tem que pensar e jogar. O futsal é muito mais rápido, então você tem que pensar mais rápido e jogar em uma velocidade maior.” 

Venancio Lopéz acredita que melhorar os padrões do treinador de futsal na Europa é vital para que o futebol continue se desenvolvendo. Foi fundamental para ajudar a UEFA a criar a Licença B de Futsal em 2013 e o Manual de Treinadores de Futsal da UEFA em 2017.

“Na Europa, houve um grande desenvolvimento nos últimos dez anos, graças ao melhor nível de educação que os treinadores têm agora”, afirma. “O padrão de treino melhorou e, como resultado, os jogadores começaram a entender o jogo e atualmente temos muitos jogadores com um desempenho de alto padrão.”

“O futsal na Europa tem feito grandes progressos, sendo a UEFA a confederação com os melhores padrões do mundo - o manual tem sido uma ferramenta essencial neste desenvolvimento, com muitas federações nacionais a terem a oportunidade de organizar cursos B do UEFA Futsal. Os treinadores nesses países puderam receber educação e melhorar como treinadores, e isso impactou diretamente no padrão do futsal”.

O que é único na aplicação UEFA Futsal Coach?
“A nova aplicação oferece aos treinadores uma série de novas oportunidades, pois permite que os técnicos organizem os seus treinos e exercícios, e sempre tenham uma ferramenta à mão para realizar os seus treinos”. diz Venancio Lopéz. “Vai mudar o foco e elevar o nível de profissionalismo entre os treinadores de futsal.”

Frank Ludolph, chefe dos serviços de educação em futebol da UEFA, acrescenta: ‘Esta aplicação é mais um marco que nos ajudará a levar o futsal à próxima fase de desenvolvimento e a tornar o conteúdo técnico do futsal da UEFA acessível a todos os interessados no desporto’.

O aplicativo UEFA Futsal Coach: principais recursos
- Material educacional de alta qualidade para treinadores, totalmente integrado em seis idiomas (inglês, francês, alemão, italiano, russo e espanhol);

- Recurso de gestão de equipa que permite aos treinadores de futsal gerirem a sua equipa registando jogadores e inserindo dados básicos de desempenho e estatísticas;

- Gestão do treino, com uma biblioteca de exercícios de treino e folhas de exercícios aprovados pela UEFA e permitindo aos treinadores criar os seus próprios exercícios;

- Criação de partidas, permitindo ao treinador preparar detalhes do jogo e compartilhar com os jogadores diretamente através da aplicação.
 


;

Notícias