Fernando Santos: "Queremos fazer um bom jogo e vencer"

Seleção A

Selecionador Nacional fez a antevisão do embate deste domingo frente à França, para a Liga das Nações.

Fernando Santos abordou este sábado o encontro diante da França, para a Liga das Nações, este domingo, pelas 19h45, no Stade de France. 

O Selecionador Nacional reconheceu que se trata de um jogo num local especial, mas que o foco não está na final do Euro 2016, mas sim no encontro deste domingo: "A final vai estar sempre presente na nossa memória. Mas o que vou sentir amanhã não tem nada a ver, será um jogo diferente", defendeu.

Portugal sentiu dificuldades no encontro diante da Espanha, na passada quarta-feira. Fernando Santos garante que os erros cometidos já estão acautelados para não voltarem a ser cometidos: "Temos de afirmar o nosso ADN e não passar pelas dificuldades que tivemos no jogo com a Espanha. Alertei os jogadores e analisámos o que foi positivo e menos positivo. Está encontrado o caminho para não encontrarmos essas dificuldades. França é, na realidade, uma das melhores equipas do mundo, mas temos as nossas armas. Queremos colocar em campo os nossos princípios de jogo. A França não foi igual nos últimos jogos ao que havia sido nos últimos dois anos. Como sempre fizemos, temos a humildade de reconhecer a qualidade dos adversários e de estudá-los", salientou.

Fernando Santos recusa acreditar em qualquer sentimento de vingança que possa haver na equipa francesa e garante que será um jogo complicado para qualquer uma das formações: "Se formos pelos últimos anos, França terá perdido um ou dois jogos a jogar em casa. Uma coisa é sabermos disso, outra é irmos para o jogo a pensarmos que não podemos ganhar. Vamos com convicção de que podemos ganhar. Grau de dificuldade elevado? Seguramente. Temos de estar no topo em todos os momentos do jogo. Humildade e subserviência não são a mesma coisa. Um coisa é ter respeito; outra é subserviência. Isso não vai acontecer. É importante estarmos ao melhor nível. Não será fácil para Portugal, mas também não será fácil para a França" garantiu.

Sobre os casos de infeção por Covid-19 que afetaram José Fonte e Anthony Lopes, o Selecionador Nacional garante que a dinâmica da Equipa das Quinas não foi afetada. "Há sempre algum impacto e alguma dúvida. É algo que acontece em todo o Mundo. Os treinos foram normais e os jogadores estiveram confiantes. Os jogadores não andaram distantes uns dos outros. Devemos ser das pessoas mais testadas e temos a garantia de que todos os que vão viajar para França estão negativos", disse. 

Fernando Santos estreou-se há seis anos no banco da Seleção Nacional mas a ambição do técnico não mudou: "Eu respondo sempre da mesma maneira. Não ando à procura de conseguir mais ou menos jogos, mais ou menos vitórias. A única coisa que sempre me norteou é chegar longe nas competições e vencer jogos", afirmou.


 

Pepe: "Existe muita qualidade"

Pepe foi o jogador escolhido para acompanhar Fernando Santos na antevisão ao duelo frente à França. O internacional português garantiu que os casos de infeção por Covid-19 que se registaram na Equipa das Quinas não irão afetar a Equipa das Quinas: «É a nossa realidade, o mundo agora é assim e estamos cientes do que pode acontecer. Por isso, não tem impacto nenhum e estamos preparados para isso. Quando entramos em campo não pensamos se podemos ser infetados, mas sim em dar o nosso melhor, honrar a camisola e ajudar a seleção a vencer», disse.

O atleta é um dos mais experientes da Seleção e mostra-se satisfeito pela qualidade que começa a emergir nas gerações mais jovens da Equipa das Quinas: "Eu estou focado no próximo jogo, que é o mais importante. Sei da idade que tenho, mas também sei o que posso dar. Agora fico feliz por ver que existem jovens que podem dar o contributo à Seleção Nacional. Existe muita qualidade e temos todos de dar o melhor nos nosso clubes para quando for a altura do mister escolher, estarmos todos disponíveis para ajudar a seleção», salientou.

 


;

Notícias