PORTUGAL REVALIDA TÍTULO DE CAMPEÃO EUROPEU!

Futebol Praia - Seleção A

A Equipa das Quinas bateu a Suíça (5-4) e vence o Campeonato da Europa de Futebol de Praia pela segunda vez consecutiva.

A Seleção Nacional de Futebol de Praia conquistou, este domingo, o Campeonato da Europa pelo segundo ano consecutivo e o sétimo na sua história. A Equipa das Quinas bateu a Suíça na última ronda da Superfinal da Liga Europeia, por 5-4, ficando com mais três pontos que o conjunto helvético.

No que diz respeito ao encontro, a batalha foi intensa. O jogo foi muito dividido, quase sempre com Portugal a ter vantagem e com a Suíça a reagir. Léo Martins (4') e André Lourenço (10') marcaram no 1.º Período. Léo Martins (14') e Belchior (17') marcaram no 2.º tempo. Léo Martins (34') anotou o tento decisivo que desfez a igualdade e que deu o título a Portugal. Ott (9'), Stankovic (15' e 16') e Elliot (20') fizeram os golos da Suíça.

Elinton Andrade foi considerado o melhor guarda-redes da prova e Léo Martins venceu o prémio de melhor jogador. Stankovic (Suíça) foi o melhor marcador.

Belchior em discurso direto:

“Estou muito feliz com mais esta conquista. O jogo foi bastante dfícil, como todos viram. Fizemos um grande jogo, pecámos na finalização e podiamos ter terminado o jogo com uma vantagem mais alargada. Sofremos até ao fim mas conseguimos a vitória e o troféu.”

“É estranho estarmos a jogar sem público, especialmente em Portugal. Estamos habituados a ter um público que puxa muito por nós, onde quer que joguemos, mas especialmente aqui na Nazaré. No entanto é para o bem de todos e esperamos voltar ao normal em breve.”

“A motivação é a mesma desde o inicio. Quando assim não for, é hora de deixar de jogar. A motivação é que nos dá força para fazermos tantos sacrificios. Estarmos longe da nossa familia e dos nossos filhos é muito complicado, mas estes momentos ultrapassam tudo e as dificuldades esquecem-se. Enquanto tiver força e enquanto o mister achar que sou uma mais-valia para a seleção vou estar aqui para ajudar a conquistar ainda mais titulos.”

“O trabalho que tem vindo a ser feito na modalidade pelos misters, diretores e FPF tem sido extraordinário e está aos olhos de toda a gente. Os valores vão aparecendo aos poucos, há muitos mais por aí, mas vai-se ganhando experiência e o futuro está garantido, ninguém tem dúvidas disso.”

Elinton Andrade em discurso direto:

“Obrigado ao Canal 11 por toda a cobertura que fizeram este torneio, pois era a única forma de as pessoas nos acompanharem nesta competição.”

“Quando vencemos o Mundial também me interroguei sobre o que faltava ganhar. No entanto, na vida de um atleta o que te dá ânimo em contiunar são os objetivos que defines. Este ano de 2020 estamos a passar por um momento delicado, que requer muita sabedoria de nós, seres humanos, mas conseguimos recomeçar em setembro e da melhor maneira, com este título. Em qualquer competição que nós, jogadores, possamos jogar e onde possamos representar esta nação é uma obrigação nossa vencer. Não é à toa que somos primeiros do ranking mundial, que temos o melhor jogador do mundo, o Jordan, e até o melhor guarda-redes do mundo é português e vejo pouca gente a falar disso. Eu entrego-me totalmente aqui dentro.”

“Já me perdi na quantidade de prémios individuais. Em 2016 ganhei cerca de 10. Em 2018 venci a Luva de Ouro e foi algo por que lutei bastante. Eu quando entro numa competição entro sempre para ser campeão e vencer o prémio de melhor guarda-redes. Quero sempre ganhar tudo o que é possível.”

Mário Narciso em discurso direto:

“Este jogo foi uma final. Já estamos habituados a estes jogos com a Suíça que são sempre muito equilibrados, terminam sempre com uma diferença de 1 ou 2 golos e há sempre muitos golos. Até já chegámos a ter jogos em que uma das equipas está a vencer por 3 ou 4 golos de diferença e a outra equipa recuperou. Aqui chegámos a estar a vencer por dois golos e eles recuperaram, portanto são sempre jogos de muitas emoções. Felizmente caiu para o nosso lado e estou muito satisfeito por isso. A Suíça é um adversário muito complicado, tem um guarda-redes que joga muito bem com os pés e quando eles têm a bola são cinco jogadores para quatro nossos. Aí tem que haver um grande espírito de entreajuda para conseguirmos fazer as dobragens e creio que foi isso que aconteceu. Conseguimos ‘matar’ a maior parte das jogadas deles e saímos vencedores.”

“Se os jogadores não tivessem a motivação que ainda têm, não vinham à Seleção que eu não os convocava. Eles têm a vantagem de serem muito experientes e continuarem motivados.”

“Temos muitos jovens a despontar e houve vários jogadores a aparecer, como o Pinhal, o Batalha, o André, o Rúben… Mas falarmos do Madjer é falarmos de um jogador que foi várias vezes considerado melhor jogador do mundo. Claro que não é fácil colmatarmos uma baixa destas mas com esta juventude, com trabalho e com a qualidade deles que eles têm tentaremos amenizar a saída do Madjer, mas não é nada fácil”

“Agradecemos ao Canal 11 o reconhecimento que estão a ter pelo futebol de praia e pela visibilidade que estão a dar à nossa modalidade”

Confira aqui a fotogaleria da Seleção

Ficha de Jogo
Superfinal da Liga Europeia 2020

Nazaré, Portugal
Estádio do Viveiro – Jordan Santos

5.ª jornada

1.º Árbitro: Saverio Bottalico (Itália)
2.º Árbitro: Csaba Baghy (Hungria)
3.º Árbitro: Attila Balint (Roménia)
Cronometrista: António Almeida (Portugal)

PORTUGAL 5-4 SUÍÇA (2-1 no 1.º P: 4-4 no 2.º P e 5-4 no 3.ºP)

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, André Lourenço, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda: Tiago Petrony, Bruno Torres, Tiago Batalha, Belchior (Cap.), Rúben Brilhante, Rodrigo Pinhal, João Gonçalves ‘Von’
Treinador: Mário Narciso
Golos: 1.º Período: Léo Martins (4') e André Lourenço (10'); 2.º Período: Léo Martins (14') e Belchior (17'); 3.º Período: Léo Martins (34')
Disciplina: Cartão amarelo a Bê Martins (10')

Suíça (cinco inicial): Eliott, Spacca, Tobias Steinemann, Dejan Stankovic (Cap.) e Noel Ott, 
Jogaram ainda: Tiago da Costa, Glenn Hode, Jan Ostgen, Angelo Wuest e Kevin Wandji.
Treinador: Angelo Schirinzi
Golos: 1.º Período: Ott (9'); 2.º Período: Stankovic (15' e 16') e Elliot (20')
Disciplina: Cartão amarelo Steinemann (36') e vermelho para Stankovic (36')


;

Notícias