Seleção Sub-21

Vítor Ferreira: “Respeitar o adversário e ganhar”

Seleção Sub-21

Centrocampista aponta ao primeiro lugar do grupo de apuramento para o Europeu 2021. VÍDEO

A Seleção Nacional sub-21 prossegue esta quarta-feira a preparação para os jogos da próxima dupla jornada de qualificação para o Europeu da categoria, frente ao Chipre e à Bielorrússia.

Depois de Jota e Rúben Vinagre terem sido os porta-vozes do grupo orientado por Rui Jorge, desta vez coube a Vítor Ferreira – também conhecido no mundo do futebol como “Vitinha” – a missão de explicar as sensações dos primeiros dias de trabalho da Equipa das Quinas após o regresso à atividade.

O centrocampista não escondeu a felicidade por voltar a um espaço competitivo onde se sente bem: “É ótimo [estar aqui]. Também é sinal que isto [a pandemia de COVID-19] está a passar aos poucos e finalmente podemos estar aqui na seleção, no espaço internacional de que tanto gostamos.”

Questionado sobre a experiência de jogar sem adeptos nos estádios, Vítor Ferreira foi taxativo: “É horrível. Penso que terá sido o treinador Vítor Oliveira a dizer que era algo como comer sem sal e é um bocado assim. Não se sente tanto, há mais faltas de concentração, não estamos tão atentos e alerta. Temos de ter cuidado com isso e ajudar o colega para estar mais atento”, frisou, deixando uma garantia: “Com ou sem adeptos, é sempre para respeitar o adversário e ganhar.”

O Chipre é um adversário que merece o respeito dos jogadores portugueses: “Vamos jogar como se o estivéssemos a fazer com a Holanda ou seja quem for. Temos de defrontá-los da mesma forma, dar o máximo. Sabemos que se fizermos tudo para ganhar estamos muito mais perto de o conseguir”, referiu.

A meta da qualificação mantém-se inalterada: “Lutamos sempre pelo primeiro lugar, sabemos que está ao nosso alcance e vamos lutar por isso.”

O internacional português foi chamado pela primeira vez aos sub-21 há sensivelmente um ano e recorda esse momento com entusiasmo: “Nem estava à espera de ser convocado. Foi um momento muito feliz e importante para mim. Soube agarrar a oportunidade e fico muito agradecido por ter conseguido isso”, concluiu.

No treino matinal desta quarta-feira, que antecede a viagem para o Chipre (14h30), Rui Jorge teve à disposição e sem limitações todos os jogadores que integram o grupo de trabalho. 

Treino oficial na quinta-feira
A Equipa das Quinas vai realizar o habitual treino de adaptação ao palco do jogo com os cipriotas (AEK Arena, Larnaca) pelas 19h00 locais (17h00 em Portugal Continental).

Eis a lista completa de convocados atualizada:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton FC) e Luís Maximiano (Sporting CP);

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Porto), Eduardo Quaresma (Sporting CP), Nuno Mendes (Sporting CP), Pedro Pereira (SL Benfica), Rúben Vinagre (Wolverhampton Wanderers FC), Tiago Djaló (LOSC Lille) e Tomás Tavares (SL Benfica)

Médios: Daniel Bragança (Sporting CP), João Mário (FC Porto), Florentino (SL Benfica), Gedson Fernandes (Tottenham Hotspur FC), Miguel Luís (Sporting CP), Pedro Gonçalves (Sportting CP), e Vítor Ferreira (FC Porto)

Avançados: Dany Mota (AC Monza), João Filipe 'Jota' (SL Benfica), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers FC), Pedro Mendes (Sporting CP) e Joelson Fernandes (Sporting CP)

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

Depois da paragem forçada devido à pandemia de COVID-19, a Equipa das Quinas prossegue a participação no grupo 7 com uma deslocação ao Chipre, a 4 de setembro (em Larnaca, pelas 17h00 de Portugal Continental), e uma receção à Bielorrússia, a 8 de setembro (na Cidade do Futebol, pelas 17h30).

Ambas as partidas vão contar com transmissão em direto no Canal 11.

HISTÓRICO COM O CHIPRE

HISTÓRICO COM A BIELORRÚSSIA


;

Notícias