António Costa e Aleksander Ceferin na Cidade do Futebol

FPF

Visita do Primeiro-ministro e do presidente da UEFA teve a companhia do presidente da FPF.

A visita de cortesia, no âmbito da realização da Champions League em Lisboa, juntou na Cidade do Futebol o Primeiro Ministro António Costa e o presidente da UEFA Aleksander Ceferin e foi conduzida pelo presidente da FPF Fernando Gomes e pelo CEO Tiago Craveiro e contou também com a presença do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

O presidente da UEFA deixou um incentivo à FPF pela organização da principal competição europeia de clubes: "Em primeiro lugar, estamos perante uma situação muito difícil em toda a Europa, em todo o mundo. Por agora, as coisas têm corrido muito bem, agradeço o ótimo trabalho da Federação Portuguesa de Futebol e do Governo português."

O Primeiro-ministro também falou sobre a importância da final a 8 da Liga dos Campeões para a imagem do país: "É uma das melhores divulgações que pode haver de Portugal, que é visto como o país mais seguro para organizar uma competição destas num momento tão dramático para o mundo devido à crise da COVID-19. Depois desta decisão já tivemos várias outras provas, nomeadamente no automobilismo e no motociclismo, que também escolheram Portugal para realizar a sua atividade."

O responsável máximo do organismo que tutela o futebol português, Fernando Gomes, fez um balanço positivo da primeira semana da fase final da Liga dos Campeões: "Tudo tem estado dentro do expectável, sem grandes problemas. Estamos orgulhosos da nossa competência, da nossa capacidade de organização e, acima de tudo, creio que contribuímos de uma forma muito significativa para a retoma do futebol. Como atividade importante onde estamos inseridos, também é importante que estes sinais sejam dados para que o futebol volte às nossas vidas e possa tornar-se de novo uma atividade extremamente relevante para a satisfação das pessoas."

Aleksander Ceferin teve oportunidade de visitar a «Casa dos Atletas» e manifestou-se “impressionado” com o espaço que também mereceu do Primeiro Ministro António Costa um sublinhado pela qualidade. 

Nascida do sonho de reunir toda a família do futebol, a Casa dos Atletas pretende servir de verdadeiro lar às muitas gerações de futebolistas portugueses que ali se vão recolher e preparar para defender, por todo o mundo, o prestígio do futebol nacional. 

Em declarações à FPF, António Costa demonstrou-se satisfeito com mais este empreendimento federativo: "Gostei muito do espaço e esta é mais uma prova da capacidade organizativa da Federação e do trabalho excelente que tem vindo a ser feito para dotar as nossas seleções com as condições ideais para a prática do futebol", salientou 

Aleksander Ceferin também elogiou as condições de trabalho nacionais: "A Casa dos Atletas é um edifício impressionante. Quando vemos este centro de treinos [a Cidade do Futebol], percebemos que o sucesso do futebol português não é uma coincidência. Já disse ao Presidente Fernando Gomes: para um país que não é grande, este sucesso é absolutamente mágico e inacreditável. Portanto, tenho muito respeito pelo futebol português."

Fernando Gomes sublinhou o contributo da nova obra para a FPF: "Esta é a concretização de um sonho com mais de 50 anos: podermos concentrar no mesmo espaço todas as atividades da Federação, não só do ponto de vista do desenvolvimento do dia-a-dia como também da preparação das seleções. Esta Casa dos Atletas, um espaço extremamente agradável, proporcionará aos futebolistas condições ainda melhores para desenvolverem de uma forma eficaz a sua preparação e, assim, podermo-nos tornar mais fortes para concretizar os nossos objetivos."

Na visita de cortesia, Aleksander Ceferin, Presidente da UEFA, aproveitou para conhecer também as novas instalações do Canal 11, plataforma multimédia da FPF que também está instalada na Cidade do Futebol.


;

Notícias