41.ª edição (1980/81) – SL Benfica

Taça de Portugal Placard

As águias batem os dragões pela segunda vez consecutiva no Jamor, conquistando a sua 17.ª Taça de Portugal e a sétima 'dobradinha'.

06.06.1981, Jamor – SL Benfica 3-1 FC Porto
António Veloso (0-1 auto-golo), Nené (1-1, 2-1 e 3-1);

Benfica volta a bater o FC Porto e conquista a sua 17.ª Taça e sétima ‘dobradinha’
Na reedição da última final o vencedor repetiu-se.

Na sexta final diante do FC Porto, o Benfica vence pela quinta vez e conquista a 17.ª Taça de Portugal. As águias somaram a Taça ao título de campeão – foi a sétima ‘dobradinha’ do Benfica.


Foto: Acervo SL Benfica - Nené foi o herói da partida ao apontar três golos

A final colocou frente a frente campeão e vice-campeão e não começou de feição para a formação encarnada que tinha festejado o título na penúltima ronda, disputada a 24 de maio de 1981, com o triunfo, na Luz diante do Vitória FC (5-1). Um auto-golo do defesa António Veloso, aos dez minutos, deu vantagem à formação azul e branca, mas Nené resolveu o encontro a favor dos encarnados com um hat-trick (32’, 58’ e 85’). O melhor marcador do Campeonato, com 20 golos (mais três que Jacques do SC Braga e mais seis que o irlandês do FC Porto Mikey Walsh), torna-se no quinto jogador a alcançar o feito de marcar três golos na final da Taça – este foi o sétimo de oito hat-tricks registados em finais de Taça até à final de 2020 [data deste texto]. “Nené: um 31 dos diabos!” destacava o Diário de Lisboa* de 8 de junho, aludindo aos 31 anos do ponta de lança. Em evidência estiveram também Shéu, Carlos Manuel e João Alves.


Foto: Acervo SL Benfica


Foto: Acervo SL Benfica



Foto: Luís Vasconcelos/Lusa - Nené recebe o troféu com a camisola de um adversário vestida

A equipa de Lajos Baroti, que renovaria por mais uma temporada, jogou todas as partidas fora de casa, ultrapassando Belenenses (1-0, nas meias-finais), Esperança de Lagos (2-1), Sacavenense (4-0), Vasco da Gama de Sines (2-1), União de Coimbra (2-0) e Benfica de Castelo Branco (3-0) na sua caminhada até ao Jamor.

Até à final, os dragões ultrapassaram, nas meias-finais, o Vitória FC (2-1) e ainda o FC Famalicão (5-0), o Nacional (3-0), o Farense (2-0), o Rio Ave (1-0) e CD Torres Novas (1-0).

O terceiro classificado Sporting (4-2) caiu nos 64 avos de final pelo SC Braga.


Foto: Acervo SL Benfica

FC Porto só garante presença no Jamor dias antes
O FC Porto colocou a hipótese de não se deslocar ao Jamor para jogar o derradeiro encontro da competição, dante do Benfica, alegando falta de segurança. No entanto, a edição do Diário de Lisboa* de 4 de junho (página 19) já dava como certa a presença do FC Porto no Jamor. “Segundo Jeremias Neves [vice-presidente], «O FC do Porto recebeu já um ofício da Federação Portuguesa de Futebol, dando garantias de segurança, sem desacatos ou recontros de qualquer espécie. Mediante estas garantias (adiantou) o FC Porto estará na presente na final da Taça de Portugal com, pelo menos, o mínimo de garantias de segurança».” “Polícia garante segurança total” podia ler-se na página 21 da edição do dia seguinte (5 de junho de 1981) do Diário de Lisboa* .

* - Casa Comum, desenvolvido por Fundação Mário Soares

Neste ano
O representante português na Taça dos Campeões Europeus, o Sporting, não ultrapassou a primeira eliminatória, perdendo os dois jogos (0-2 e 0-1) diante dos húngaros do Honved. O Liverpool vence a competição pela terceira vez no espaço de cinco anos ao bater o Real Madrid, na final, por 1-0.

Na Taça dos Vencedores das Taças o Benfica caiu apenas nas meias-finais diante do FC Carl Zeiss Jena (0-2 e 1-0) depois de ultrapassar o Fortuna Dusseldorf (2-2 e 1-0), o Malmo (0-1 e 2-0), Dínamo de Zagreb (0-0 e 2-0) e, na ronda de qualificação, o Altay da Turquia (0-0 e 4-0).

As equipas portuguesas presentes na Taça UEFA foram eliminadas na segunda ronda. O FC Porto caiu diante dos suíços do Grashoppers (2-0 e 0-3 após prolongamento), depois de passarem a eliminatória diante dos irlandeses do Dundalk (1-0 e 0-0). O Boavista seria eliminado pelos gauleses do Sochaux (2-2 e 0-1) depois eliminar os húngaros do Vasas SC (2-0 e 0-1).

A 12 de fevereiro sai para as bancas o jornal ‘Gazeta dos Desportos’.


Imagem: DR - Primeira edição da Gazeta dos Desportos

A 21 de maio é eleito como Presidente de França François Miterrand, que sucede assim a De Gaulle. Estaria na presidência da República Francesa até 1995.

A 11 de maio morre, em Miami, o cantor jamaicano Bob Marley aos 36 anos.

O casamento dos príncipes de Gales, Carlos e Diana, a 1 de julho, é um dos eventos sociais do ano, tendo sido seguido em todo o mundo por mais 500 milhões de pessoas.

Equipas
Árbitro: Alder Dante
Benfica: Manuel Bento, António Veloso, Frederico, Laranjeira, Minervino Pietra, Shéu, Carlos Manuel (Francisco Vital, 84’), João Alves (Bastos Lopes, 86’), Chalana, Nené - Cap., César.
Treinador: Lajos Baroti (Hungria)
FC Porto: Tibi, Gabriel, Simões, Freitas, Lima Pereira (Romeu Silva, 79’), Jaime Pacheco, Adelino Teixeira (António Sousa, 65’), Rodolfo Reis, Jaime Magalhães, Mikey Walsh, José Alberto Costa.
Treinador: Hermann Stessl (Áustria)


;
;
29 de Julho 2020
Foto

Luís Vasconcelos/Lusa

Notícias