Fernando Santos até 2024

Seleção A

O Selecionador Nacional renovou contrato por quatro anos com a FPF. Fernando Gomes reafirma aposta num “vencedor”. VÍDEO

O novo vínculo entre a FPF e Fernando Santos e a sua equipa técnica vigorará até 2024 e o Selecionador Nacional participará, até lá, na Fase Final do Euro 2020, na qualificação para a II Edição da Liga das Nações, onde defende os dois títulos conquistados por Portugal, além das  qualificações para o Mundial 2022 do Qatar, Liga das Nações 2023 e Euro 2024.

Fernando Santos, recorde-se, chegou ao cargo em setembro de 2014 e tornou-se, desde aí, o Selecionador Nacional com mais vitórias à frente da Equipa das Quinas, além de ter conquistado o Euro 2016 e a Liga das Nações 2019. O líder da equipa nacional também fez o pleno de fases finais ao garantir a qualificação para a Taça das Confederações e o Mundial 2018 da Rússia.

O Presidente da FPF, em declarações ao fpf.pt, explicou as razões do prolongamento do vínculo: “Esta decisão foi muito fácil na medida em que estamos a renovar o contrato de um Selecionador que é campeão europeu. Esta decisão é tomada em função do que foi a evolução das nossas conversas e o momento em que estamos. Havia um processo eleitoral [para os órgãos sociais da FPF] e hoje temos a certeza que iremos ficar os quatro anos porque só há uma lista candidata, o que nos dá a capacidade e a possibilidade de celebrar esse contrato para os próximos quatro anos. Quando, em 2014, assinámos o contrato para estabelecer a relação com o Fernando Santos eu disse que era um lugar que ele desejava, que queria muito. Passados seis anos e depois de tudo aquilo que passámos em conjunto, acho que este é um lugar que o Fernando Santos merece por aquilo que deu à Seleção Nacional e ao futebol português. Desde a conquista da participação em dois 'Euros', a conquista da participação num Campeonato do Mundo, a Taça das Confederações e, acima de tudo, a conquista do título europeu e do primeiro troféu da Liga das Nações. Naturalmente, todos estes resultados - independentemente do excelente trabalho realizado ao longo destes seis anos - dão-nos essa garantia de ser [uma decisão] extremamente fácil e merecedora deste novo acordo."

Fernando Gomes sublinhou também a conduta pela qual o Selecionador Nacional sempre se destacou: "É uma pessoa respeitada, respeitadora e, acima de tudo, um ganhador."

Fernando Santos afirmou que vai continuar a comandar a principal Equipa das Quinas com o mesmo sentido de missão: "Essencialmente, é um grande privilégio - para mim e para a minha equipa técnica - continuarmos este trajeto que iniciámos muito pela força, pela vontade e pela determinação do Presidente [Fernando Gomes]. Para nós é um privilégio servir Portugal e o futebol português, é isso que vamos procurar continuar a fazer na mesma medida em que o temos feito, sempre com uma ambição, que é ganhar. Desde que chegámos foi a isso que nos propusemos. Sabemos que não vamos poder ganhar tudo, seguramente, mas vamos lutar para ganhar tudo. Nesse contexto, é também para mim uma honra pessoal estar com o Presidente até ao fim do seu mandato. Será também, se calhar, o fim do meu. Foram seis anos de grande sucesso, isso ninguém pode contrariar. Sucesso inequívoco para a Federação Portuguesa de Futebol no seu todo. Agora, como sempre disse, sozinhos não vamos ganhar, mas continuo a ter a certeza que nós - todos, aqueles que sempre fizeram parte disto e vão continuar a fazer e os novos que virão a fazer parte de tudo isto - vamos continuar dar sucesso e alegrias ao povo português."

 


;

Notícias