Campanha Emergência Alimentar prolonga-se até 31 de maio

FPF

FPF parceira de BPI, RTP e outras entidades numa rede que visa providenciar alimentos básicos a milhares de famílias afetadas pela Covid-19.

A Campanha Emergência Alimentar vai continuar a recolher donativos para ajudar a alimentar milhares de famílias portuguesas afetadas pela pandemia. Até ao final do dia 31 de maio.

A Federação Portuguesa de Futebol, recorde-se, associou-se a esta iniciativa promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome e que conta com o apoio de mais entidades, entre as quais o BPI | Fundação "la Caixa", a RTP, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Google, o Banco para o Desenvolvimento da América Latina, a Tabaqueira, a Fundação do Desporto e a holding TEAK Capital. 

O contributo das várias entidades permitirá ampliar a Rede de Emergência Alimentar desenvolvida pela ENTRAJUDA, com o apoio dos Bancos Alimentares, e assegurar a distribuição de refeições confecionadas ou produtos alimentares básicos para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou diretamente para os domicílios das famílias mais carenciadas.

Esta ação solidária surge como resposta, de forma excecional, à emergência social que resulta da crise sanitária, além de permitir evitar uma previsível rutura de stocks nos Bancos Alimentares, que não podem realizar em maio a habitual campanha de recolha de alimentos em supermercados. Antes da crise pandémica, os Banco Alimentares, presentes em 22 pontos do país, angariavam alimentos para mais de 2.600 instituições, que por sua vez apoiavam 420 mil pessoas, ou seja, 4% da população portuguesa. Apenas no último mês, mais de 10 mil famílias já pediram apoio direto ao Banco Alimentar.

Como pode ajudar? 

Qualquer entidade ou particular pode ajudar a Rede de Emergência Alimentar efetuando donativos por transferência bancária para a Conta BPI PT50 0010 0000 3642 8270 00322 (IBAN), por MBWay para o número 922 20 19 19 ou por chamada de valor acrescentado (€1 + IVA) para o número 761 20 19 19. Refira-se que as operadoras MEO, NOS e Vodafone abdicaram de qualquer receita desta linha de valor acrescentado, em favor da Rede de Emergência Alimentar.

Todos os apoios excecionais de instituições, empresas e particulares sob a forma de donativos serão objeto de recibo com relevância fiscal, com a garantia de que serão utilizados exclusivamente para comprar alimentos com apoio de uma central de compras e com base num concurso.  No final da ação será enviado um relatório detalhado a todos as pessoas e entidades que queiram participar, auditado por uma consultora especializada.

 


;

Notícias