Jorge Silvério: “É essencial preservar a saúde mental”

Informação

O psicólogo da Seleção Nacional de futsal deixa alguns conselhos para ultrapassar a quarentena imposta no âmbito da COVID-19.

Jorge Silvério, psicólogo que integra a equipa técnica do futsal, falou ao fpf.pt e não escondeu que este é um momento de preocupação para a sociedade e para os atletas.

Além do trabalho com os jogadores e jogadoras que habitualmente integram os trabalhos das Seleções  Nacionais,  Jorge Silvério trabalha com futebolistas e atletas olímpicos que vivem problemas específicos, mas também transversais à sociedade. “É necessário manter a saúde física e mental nestes tempos de exceção”, alerta. A COVID-19 criou uma realidade nova e o psicólogo deixa alguns conselhos.

“Pela minha experiência de quase 30 anos a trabalhar com atletas, acrescida a tudo o que tenho estudado e investigado nesta área, os atletas têm uma vantagem sobre os não-atletas pois ultrapassar obstáculos e viver com incertezas é aquilo a que estão habituados na sua prática desportiva diária juntamente com o trabalho árduo, o sacrifício e a tenacidade. Outro valor a que estão habituados, e que nestas horas de crise pode fazer toda a diferença, é sobrepor os valores coletivos aos individuais e é isso que todos temos de fazer ao FICAR EM CASA!!!

É nestas alturas que me lembro, já com saudades que brevemente serão mitigadas quando ultrapassarmos este obstáculo, do slogan que temos na Seleção Nacional de futsal masculina, Campeã da Europa: “Todos juntos, Portugal, Portugal, Portugal!!!”

A que sintomas estar atento:

- Alterações de humor súbitas e sem causa aparente;

- Perturbações no sono;

- Perturbações no apetite;

-  Receio exagerado em relação a esta situação de pandemia.

O que fazer:

- Manter a prática do exercício físico, não só para manter a forma física, mas porque o exercício tem um conjunto de benefícios ao nível psicológico ainda mais importantes nesta fase complicada. Entre estes benefícios temos a diminuição da ansiedade e da depressão, a resposta ao stress, o aumento da autoestima e da autoconfiança e a regulação do humor: todos eles importantes nesta conjuntura que estamos a viver;

- Manter, o mais possível, rotinas diárias e envolver nestas os membros da família que também estejam confinados no mesmo local. Estas rotinas não devem ser inflexíveis e podem variar diariamente desde que as tarefas obrigatórias se mantenham (exercício físico);

- Manter o contacto social recorrendo às vídeo chamadas, telefonemas e outros meios que são uma grande ajuda para todos e ainda mais para os atletas que estão geograficamente deslocados e afastados fisicamente das suas famílias e amigos;

- Manter o treino mental, tal como o treino físico! Os atletas com que trabalho têm um conjunto de tarefas no seu treino mental adequadas a cada um. Neste contexto assume extrema importância a formulação de objetivos, pois sendo a técnica mais poderosa de motivação permite que os atletas tenham um rumo e uma direção;

- Ter um ou dois períodos definidos diariamente para acompanhar as notícias sobre a pandemia recorrendo a fontes credíveis;

- Reforçar os laços familiares estreitando as relações pela partilha de atividades e, se possível, apoiar os familiares na gestão das suas emoções.

Aproveitar tempo livre para:

- Tarefas que normalmente pela falta de tempo não fazemos e que ficam adiadas: arrumar, pequenas reparações, etc.;

- Cursos online;

- Ver filmes e séries;

- Ler;

- Jogar jogos online (atividade que muitos já realizam habitualmente)


Doutorado em Psicologia do Desporto, tendo sido o primeiro mestre na área em Portugal, Jorge Silvério é licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto e tem Pós-Graduação em Desordens da Ansiedade e do Humor pelas Universidades de Maastricht e Oxford.

Nascido em Malange (Angola), a 8 de novembro de 1967, é psicólogo e consultor de vários atletas de diversas modalidades a nível nacional e internacional. Habituado a trabalhar com campeões da Europa, do Mundo e Olímpicos, presta igualmente consultoria a treinadores e equipas. Coordenador dos Oficiais de Ligação a Adeptos no âmbito do processo de licenciamento de clubes para as competições da UEFA na FPF desde 2012, assumiu funções como psicólogo na Seleção Nacional de futsal em 2015. É coordenador da Psicologia Desportiva da Clínica do Dragão FIFA Medical Centre of Excellence.  É Embaixador para a Ética no Desporto no âmbito do Plano Nacional para a Ética no Desporto promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.

É autor de cerca de uma centena de publicações em revistas e livros nacionais e internacionais destacando-se o seu livro “Como ganhar usando a cabeça” atualmente em 6.ª edição.


;

Notícias