Seleção Sub-21 Futsal

Portugal goleia Moçambique

Futsal - Sub-21

Os sub-21 venceram esta terça-feira, por 7-2, em Rio Maior, uma partida de preparação diante da seleção principal moçambicana que irá jogar a CAN.

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional de futsal sub-21 venceu esta terça-feira, no Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior uma partida de preparação diante da Seleção A de Moçambique que ultima a sua participação na CAN em que serão definidas as vagas africanas no Campeonato do Mundo Lituânia 2020 - os três primeiros classificados no CAN apuram-se para o Mundial, um objetivo que a seleção moçambicana tenta repetir depois da única presença no certame em 2016, na Colômbia. 

Numa primeira parte em que o conjunto orientado por José Luís Mendes se demonstrou mais organizada e a mandar no jogo, Portugal foi construindo o resultado. No segundo minuto de jogo Neves abriu o marcador e instantes depois Rúben Freire ampliou a vantagem lusa. A formação moçambicana reduziu por José da Silva Uetimane aos seis minutos, mas Rúben Góis, no minuto seguinte, restabeleceu a vantagem lusa. Tiaguinho, aos 15 e aos 27’, bisou e colocou Portugal a vencer 5-1 ao intervalo.

Portugal entrou para o segundo tempo com a mesma atitude e foi Zicky, aos 26 minutos, a ampliar a vantagem para 6-1. A equipa africana reduziu por Mário Jona júnior no mesmo minuto e aos 28’, José Daniel fez o 7-2. À passagem da meia Rúben Góis voltou a estra muito perto de bisar, mas o guardião Nelson Luís Luvala, tal como em alguns lances no primeiro tempo, efetuou uma excelente defesa. O resultado acabou por não sofrer alterações até final.

José Luís Mendes em discurso direto
“Trabalhámos muito durante todo o jogo e penso que fizemos um jogo bem conseguido, contra uma equipa que nos criou algumas dificuldades, pela intensidade que colocou no jogo. Nem sempre nos deixaram organizar da forma que nós queríamos, mas foi um teste extremamente positivo, que reflete os dias de trabalhos que nós temos vindo a desenvolver em Rio Maior.

Estes jogadores estão, na sua maioria, no último patamar das seleções jovens. A partir de agora é esperar que eles continuem a evoluir nos seus clubes para que um dia possam vir a integrar a Seleção A. Penso que temos muitos bons jogadores e muitos deles com potencial para chegarem à nossa Seleção A. Esse é um dos grandes objetivos deste escalão. Agora tudo vai depender deles e do percurso que fizerem – do trabalho diário nos clubes. Nós estaremos cá para os ir observando e avaliando. Claro que ficaríamos satisfeitos se a maioria deles viesse a integrar um dia a nossa Seleção A.”

Tiaguinho em discurso direto
“Penso que fizemos um bom jogo. Não sabíamos o que esperar, mas fizemos tudo aquilo que nos foi pedido. Encontrámos uma equipa que lutou até ao fim, que nunca desistiu do jogo apesar do resultado se ter avolumado. Foi um jogo bem conseguido da nossa parte. Tivemos quatro treinos pois o tempo é curto, mas conseguimos interiorizar as ideias do mister e pô-las em prática. A equipa está de parabéns.”

Naimo Abdul, Selecionador de Moçambique, em discurso direto
“Queria, antes de mais, agradecer à Federação Portuguesa de Futebol ter-nos permitido fazer este jogo de preparação. Este é o nosso primeiro jogo após toda uma primeira fase de preparação que tivemos em Maputo. Jogámos diante de uma Seleção muito bem estruturada. Tivemos muitas falhas na primeira parte, penso que devido a ansiedade, mas na segunda parte conseguimos acertar mais. A nossa Seleção é nova…Do grupo que esteve no Mundial em 2016 mais de 50 por cento já tem uma idade avançada para jogar, pelo que tivemos de chamar novos jogadores. Nós estamos no bom caminho. Acredito que vamos estar no Mundial. Estamos num grupo extremamente difícil, com Egito e Angola, mas nós vamos trabalhar no sentido de nos qualificar na CAN que começa a 29 de janeiro.

Jogo com a Seleção A na quarta-feira
Este é o último estágio da época dos sub-21 que têm, a fechar os trabalhos, um jogo-treino na quarta-feira diante da Seleção Nacional A que prepara a sua participação na Ronda de Elite - a derradeira fase da qualificação europeia para o Mundial.

Humberto Coelho com a Seleção
O vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Humberto Coelho, marcou presença em Rio Maior para assistir ao jogo da Equipa das Quinas. Antes, também marcou presença no treino da Seleção A.

Apoio da Seleção A na bancada
A Seleção Nacional de futsal que se encontra desde segunda-feira, em Rio Maior, a preparar a sua participação na Ronda de Elite - a derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020 – foram esta terça-feira ao Pavilhão Multiusos de Rio Maior apoiar a Seleção Nacional sub-21. Clique aqui para saber mais.

Ficha de jogo
Jogo de preparação
Pavilhão Polidesportivo de Rio Maior

Árbitros: Filipe Duarte e Miguel Castilho.
Terceiro árbitro: Rafael Martins.
Cronometrista: Ricardo Fernandes.

PORTUGAL 7-2 MOÇAMBIQUE (5-1 ao intervalo)

Portugal [Sub-21] (cinco inicial): Bernardo Paçó, Afonso Jesus, Tiaguinho, Neves e Rúben Góis
Jogaram ainda: Leandro Costa - Cap., Zicky, Rúben Freire, Tiago Correia, Tomás Paçó, Tiago Pereira, José Daniel e Alexandre Cunha.
Suplente não utilizados: André Correia.
Treinador: José Luís Mendes.
Golos: Neves (2’), Rúben Freire (3'), Tiaguinho (15' e 27’), Rúben Góis (7’), Zicky (26') e José Daniel (28').
Disciplina: -.

Moçambique [AA] (cinco inicial): Nelson Luís Luvala - Cap., Flávio Boavida Chaúque, Vasco Mateus Mahesse, Mário Jona Júnior e José da Silva Uetimane.
Suplentes: Custódio Redenção, Simião Ubisse Júnior, Edson Harris Lamarques, Oseias dos Santos, Dino António Fernando, Ziraldo António Daniel, Idelson Francisco Benesse, Mauro Alberto Cossa e Abílio Bernardo Levesseneose.
Treinador: Naimo Abdul.
Golos: José da Silva Uetimane (6’) e Mário Jona Júnior (26').
Disciplina: -.


;