Sorteio realizado

Algarve Cup

Já é conhecido o alinhamento dos jogos da 27.ª edição da Algarve Cup, que decorrerá entre os dias 4 e 11 de março.

Realizou-se, esta terça-feira, o sorteio relativo à constituição dos grupos da 27.ª edição da Algarve Cup, a prova que reúne, no sul do país, algumas das maiores potências do futebol feminino.

No elenco de 2020 constam, como é apanágio da prova, várias seleções do Top 10 mundial, com destaque para a Alemanha (2.º na lista) e a Suécia (5.º).

A Equipa das Quinas terá como primeira adversária a congénere italiana, estando o encontro marcado para o próximo dia 4 de março.

Eis a constituição dos quatro primeiros jogos da Algarve Cup 2020 e o respetivo lugar das Seleções no ranking FIFA:
Nova Zelândia (23.º) vs Bélgica (17.º)
Portugal (31.º) vs Itália (14.º)
Alemanha (2.º) vs Suécia (5.º)
Dinamarca (16.º) – Noruega (12.º)

O calendário e os locais das partidas serão divulgados oportunamente em fpf.pt.

Mudança de formato

A edição 2020 da Algarve Cup traz novidades em relação ao formato da competição. Ao invés de termos doze equipas divididas em quatro grupos, desta feita teremos oito seleções que jogarão três eliminatórias para aferir a sua posição na tabela classificativa.  

No primeiro momento de competição, existirão quatro partidas, já sorteadas. Os quatro vencedores dos respetivos encontros, encontram-se noutra eliminatória para disputarem os primeiros quatro postos da tabela classificativa, sendo que os derrotados do primeiro encontro ficarão entre o 5.º e o 8.º posto.

Constrangimentos do alinhamento

Para este sorteio, ficou definido que Dinamarca e Itália, bem como Bélgica e Noruega não poderiam ficar na mesma metade do alinhamento. Isto porque Dinamarca e Itália estão no mesmo grupo da fase de qualificação para o Europeu e Bélgica e Noruega já têm dois amigáveis marcados para a próxima data FIFA, em Abril.

Francisco Neto reagiu ao sorteio

O Selecionador Nacional de futebol feminino, Francisco Neto, em declarações ao Canal 11 e ao fpf.pt, destaca a importância desta competição, que se revela bastante útil para Portugal: "É sempre uma competição que nos ajuda a preparar e nos proporciona a oportunidade de jogar contra as melhores do mundo, num torneio que já dura há muitos anos. Vamos aproveitar estes três jogos para fazer crescer a equipa já que esse é o grande objetivo."
 

 


;

Notícias