Fernando Santos: "Somos uma das grandes equipas da Europa e do Mundo"

Seleção A

Selecionador Nacional analisou a vitória diante do Luxemburgo, que colocou Portugal no Europeu.

Depois do apuramento da Seleção Nacional frente ao Luxemburgo (2-0), Fernando Santos analisou a partida: "Não foi uma exibição com nota artística, como hoje em dia se diz, como aconteceu contra a Lituânia. Antes do jogo não podia valorizar a situação do relvado, mas tínhamos noção de como estava e a verdade é que colocou alguns problemas, principalmente na circulação de bola e também no passe mais longo, os jogadores tiveram dificuldade em meter o pé na bola. Durante os primeiros 20 minutos não conseguimos acertar o ritmo de jogo e o Luxemburgo é uma equipa que pressiona bem e forte fisicamente.", referiu.

O treinador luso fez uma retrospectiva da fase de apuramento e deixou os parabéns aos seus jogadores. "Foi um jogo sempre sofrido mas estamos felizes, obviamente. Foi um apuramento mais difícil do que esperávamos. Os empates em casa [Sérvia e Ucrânia] condicionaram, não é normal Portugal não ganhar em casa. Mas a verdade é que pelo meio, ganhámos uma competição, o que mostra o caráter e personalidade destes jogadores", disse. 

Fernando Santos não tem dúvidas de que Portugal é uma seleção temida e candidata a vencer o Campeonato da Europa. "Estamos de parabéns. Os meus jogadores souberam viver com as adversidades. Provámos que somos uma das grandes equipas da Europa e do Mundo. Há que acreditar nestes jogadores. Temos de continuar equilibrados e lá estaremos como candidatos", assumiu.

Bruno Fernandes em discurso direto:

"A exibição foi boa dadas as condições. Sabíamos que este jogo seria mais na base da quantidade do que da qualidade. Tivemos uma grande entrega e um grande espírito, foi isso que nos fez sair com a vitória. Há jogos em que a qualidade não pode vir ao de cima. O campo estava muito difícil, a equipa deles é muito aguerrida e causou-nos dificuldades. É normal estas equipas querem mostrar-se, estão a jogar contra o campeão da Europa.

Acho que correu tudo bem. O campo estava muito difícil para jogar no chão, tínhamos de procurar a profundidade. O facto de não sentirmos os pés tornou mais difícil a procura da profundidade. Conseguimos o nosso objetivo que era o mais importante.

Sabe a muito ter a possibilidade de ir defender o título de campeão da Europa. Sabemos que o título custou muito a ganhar para quem lá esteve. Temos uma responsabilidade muito grande que é representar o nosso país e defender o título.

Portugal tem sempre de sonhar. O objetivo passa por pensar jogo a jogo, pareceu-me ser assim no Europeu, pelo menos o mister Fernando Santos sempre disso isso. Foi o que nos levou ao Europeu e o que nos pode levar a ter uma grande prestação."

Danilo em discurso direto:

"Sabíamos que o Luxemburgo tinha a lição bem estudada, vinha para incomodar. Conseguiram, tiveram muita entrega e repartiram bem o jogo. Tivemos dificuldades, mas depois adaptámo-nos ao relvado e conseguimos explorar mais a profundidade. Foi assim que surgiu o golo do Bruno. Tivemos a entrega necessária.

Conseguimos o apuramento que era muito importante para defendermos o título. Agora é pensar jogo a jogo, mas com o intuito de passar aos oitavos."

Diogo Jota em discurso direto:

"Tive um papel também nesse segundo golo, o meu objetivo era entrar em campo e ajudar a atacar e a defender. Houve muitas dificuldades em campo, a entrega do adversário, um relvado difícil, o frio, as condições eram difíceis. Sabíamos que a vitória tinha de ser na base do querer, somos os atuais campeões europeus, sabemos da responsabilidade que temos e sabemos que as equipas querem-nos ganhar, mas é jogo a jogo, e agora é pensar em tentar passar a fase de grupos, primeiramente."


;
;
17 de Novembro 2019
Foto

FPF

Notícias