Portugal entra a vencer na qualificação

Futsal - Seleção A

A Equipa das Quinas venceu a Letónia, por 4-0, no Pavilhão Multiusos de Viseu, o seu primeiro jogo da Ronda Principal de apuramento para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020.

A Seleção Nacional de futsal iniciou esta quinta-feira a qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020, com um triunfo, por 4-0, diante da Letónia.

FOTOGALERIA

Vantagem de dois golos ao intervalo
Numa primeira parte de domínio luso, Fábio Cecílio, aos cinco minutos, após várias tentativas de desestabilização da formação letã, encontrou espaço para um remate frontal, mas o remate saiu ao lado.

O golo não tardou e Cardinal, aos seis minutos, abriu o marcador. Dois minutos depois foi a vez de Pedro Cary ampliar a vantagem. Aos 13 minutos, Ricardinho esteve muito perto de marcar, mas a bola bateu no poste.

Portugal amplia vantagem no segundo tempo
Márcio aos 32 minutos fez o 3-0 que o conjunto luso tanto procurou desde o início do segundo tempo. Depois de mais um remate ao poste de Fábio Cecílio e de um remate de Cardinal que passou por cima da baliza letã, Brno Coelho fez o 4-0, rematando para a baliza deserta numa altura em que a Letónia jogava com guarda-redes avançado.

Reações de Jorge Braz e Cardinal ao triunfo
O Selecionador Nacional, Jorge Braz, falou de um triunfo incontestável num jogo em que Portugal teve algumas indecisões que considera normais num primeiro jogo. O técnico destacou a supremacia e a qualidade que a Equipa das Quinas teve no jogo. Falou de momentos de “excelência e bastante acima da média” neste primeiro encontro. Já a pensar no jogo de sexta-feira, diante da Alemanha, diz esperar um “jogo diferente e extremamente complicado” diante de uma equipa em evolução e que joga um futsal positivo.

Cardinal, autor do primeiro golo na partida, mostrou-se satisfeito com o seu regresso à Seleção com um triunfo. O pivô destacou a entrada vitoriosa sem golos sofridos. Defende que Portugal espelhou em campo a sua superioridade e que é tempo de descansar para entrar novamente em campo com a Alemanha para, se possível, melhorar ainda mais.

Márcio cumpriu 25.ª internacionalização
O ala da Equipa das Quinas que se estrou a 6 de dezembro de 2016, diante da Bósnia Herzegovina, num Torneio Triangular disputado na Macedónia, cumpriu esta quinta-feira a sua 25.ª internacionalização. O ala acabou por apontar o seu quarto golo com a Camisola das Quinas.



Cardinal distinguido
O pivô da Equipa das Quinas recebeu esta quinta-feira, das mãos de Pedro Dias, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, a placa alusiva às 100 internacionalizações. O jogador luso cumpriu o 100.º jogo ao serviço da Seleção A na partida da primeira da fase de grupos do Campeonato do Mundo da Colômbia 2016, diante da Colômbia, a 10 de setembro de setembro de 2016, em Cali. Cardinal estrou-se ao serviço da Seleção a 25 de março de 2008, diante do Irão.



Checos batem germânicos
No primeiro jogo do Grupo 8, a República Checa provou o seu favoritismo diante da Alemanha e venceu por 3-0. Os checos abriram o marcador aos 10 minutos, por Tomas Vnuk, e ampliou segundos depois por Michal Holy. A formação checa foi controlando as operações e apenas a espaços a Alemanha conseguiu levar perigo à baliza adversária, tendo acontecido a ocasião mais clara a cinco minutos do final, com Jonas Hoffmann a acertar no poste. Aos 38 minutos a República Checa aproveitou o facto de a Alemanha jogar com guarda-redes avançado e Radim Zaruba só teve de atirar para a baliza deserta após uma recuperação de bola. Clique aqui para conferir as incidências da partida.

Jogo com a Alemanha na sexta-feira
Portugal integra o Grupo 8 da Ronda Principal e volta a entrar em campo na sexta-feira, pelas 21h00, no Multiusos de Viseu, diante da Alemanha. A Equipa das Quinas disputa o seu primeiro encontro diante da formação de futsal germânica. A Alemanha será o 61.º adversário da Seleção Nacional de futsal.

A última ronda deste grupo está agendada para domingo, com Portugal a defrontar a República Checa, pelas 18h00, novamente no Multiusos de Viseu.

Duas vagas em disputa para a Ronda de Elite
Apuram-se para a Ronda de Elite – a derradeira fase de qualificação, os dois primeiros classificados da Ronda Principal. Para o Mundial apuram-se os primeiros classificados dos quatro grupos da Ronda de Elite, assim como as duas seleções que se apurarem no play-off disputado pelos quatro segundos classificados da Ronda de Elite.

Ficha de Jogo
Qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020
Grupo 8 da Ronda Principal | 1.ª Jornada
Pavilhão Multiusos de Viseu

Árbitros: Admir Zahovič (Eslovénia) e Idan Berenshtein (Israel).
Terceiro árbitro: Vladan Radulović (Sérvia).
Cronometrista: Filipe Duarte (Portugal).

PORTUGAL 4-0 LETÓNIA (2-0, ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): André Sousa, João Matos, Fábio Cecílio, Ricardinho - Cap. e Bruno Coelho.
Jogaram ainda: André Coelho, Erick, Nilson, Márcio, Pany, Tiago Brito, Pedro Cary e Cardinal.
Suplente não utilizado: Vítor Hugo.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Cardinal (6'), Pedro Cary (8'), Márcio (32') e Brunmo Coelho (4-0).
Disciplina: cartão amarelo para Tiago Brito (12’); segundo cartão amarelo e cartão vermelho a Tiago Brito (27').

Letónia (cinco inicial): Aigars Bondars, Matīss Babris, Maksims Seņs - Cap., Jurijs Halimons e Germans Matjušenko.
Suplentes: Kaspars Žurovs, Ričards Raščevskis, Andrejs Baklanovs, Jānis Pastars, Artjoms Koļesņikovs, Konstantins Zabarovskis, Artūrs Jerofejevs, Artūrs Strazdiņš e Aleksandrs Kuļešovs.
Treinador: Artūrs Šketovs.
Golos: -.
Disciplina: -.


;
;
24 de Outubro 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias