João Mário: "Não são jogos oficiais, mas a motivação é a mesma"

Seleção Sub-20

A Equipa das Quinas treinou, esta tarde, em Amesterdão. João Mário e Filipe Ramos antevêem a partida.

A Seleção Nacional sub-20 trabalhou, esta terça-feira, em Amesterdão, para preparar os encontros diante da seleção holandesa e italiana em dois jogos de preparação.

Na antevisão à partida, o Canal 11 foi falar com João Mário e o técnico Filipe Ramos. Para o técnico, a ausência de jogos oficiais não desanima os atletas. “Dá-nos é motivação, porque representar a Seleção deve ser o expoente máximo de qualquer jogador. É com enorme orgulho que eu vejo isso nestes miúdos, alguns que estão aqui já há alguns anos, outros que nem tanto. Temos três miúdos que podem ser internacionais pela primeira vez, como são os casos do Chiquinho (Francisco Oliveira), do Bernardo Vital e do (Gonçalo) Franco. Têm um orgulho enorme em representar o país e em ver os seus nomes nas convocatórias”, disse.

O técnico lamenta a falta de tempo de preparação, mas salienta a importância do trabalho realizado em anos anteriores. “Estamos bem, tranquilos. Quando chegamos a este escalão em que as datas FIFA não nos permite ter muito tempo para preparar os jogos, é tudo aquilo que temos feito ao longo dos anos que prevalece. Nestas alturas é chegarmos, treinarmos uma vez ou duas e jogarmos. Temos que estar preparados. Já nos preparámos com a Suíça e com a Polónia assim e agora vai acontecer o mesmo com a Holanda. Depois desse jogo, viajamos no dia a seguir e jogamos com a Itália”, afirmou.

Já João Mário aproveitou para antecipar os dois jogos de preparação a serem realizados neste estágio. “São duas equipas muito boas. Já estivemos a analisar a Holanda e são muito fortes ofensivamente, mas estamos prontos para os travar. Também temos as nossas armas e queremos muito ganhar este jogo”, disse.

O internacional português não desmoraliza por este ano não haver competições oficiais. “Sabemos que não são jogos oficiais, mas a motivação é a mesma. Estamos a representar a Seleção Nacional e isso é motivo de orgulho para todos nós. É nosso dever entrar em campo, dar o nosso máximo e fazer de tudo para ganhar” afirmou.

O atleta aproveitou ainda para analisar a atmosfera do grupo. “Já nos conhecemos há bastante tempo. Alguns estão aqui pela primeira vez, mas temos que os tentar ambientar para criar um bom espírito de grupo, isso é o mais importante. Estamos bem”, defendeu.

João Mário analisou ainda os benefícios que esta vinda à Seleção lhe pode trazer a nível pessoal. “É sempre bom vir aqui a este espaço, poder jogar contra jogadores de outras nações e outras culturas futebolísticas. Obriga-nos a dar sempre o melhor de nós, em todo o lado a que vamos.

Confira o mapa de internacionalizações.

Eis a lista atualizada de convocados:

Estoril Praia: Bernardo Vital e Francisco Oliveira;
FC Porto: Fábio Vieira, João Mário e Tiago Lopes;
Leixões SC: Gonçalo Franco;
Rio Ave FC: João Costa;
SC Braga: Bernardo Caldeira e Samuel Costa;
SL Benfica: Celton Biai, Diogo Capitão, Gonçalo Ramos, Pedro Álvaro, Pedro Ganchas, Rodrigo Conceição e Tiago Dantas;
Sporting CP: Tiago Rodrigues e Rafael Camacho
Vitória FC: João Valido
Vitória SC: André Almeida, Daniel Silva e Rúben Moura
West Ham United FC: Gonçalo Cardoso

Programa de atividades da Equipa das Quinas:

10 de outubro de 2019 | quinta-feira
19h00: jogo Holanda - Portugal (Estádio Quick Boys, em Katwijk)

11 de outubro de 2019 | sexta-feira 
09h05: partida para o Porto
10h40: chegada ao Porto
17h00: treino (Estádio Municipal da Guarda)

12 de outubro de 2019 | sábado
11h30: treino (Estádio Municipal Celorico da Beira)

13 de outubro de 2019 | domingo
11h30: treino (Estádio Municipal da Guarda)

14 de outubro de 2019 | segunda-feira
11h30: treino (Estádio Municipal Celorico da Beira)

15 de outubro de 2019 | terça-feira
16h30: jogo Portugal - Itália (Estádio Municipal da Guarda)

 


;

Notícias