Seleção A

"Não há Joaquim, Manel, António ou Fernando Santos. Somos nós"

Seleção A

Selecionador Nacional fez a antevisão das partidas de qualificação frente ao Luxemburgo e Ucrânia

Fernando Santos em discurso direto: 

- "Jogo mais complicado é do Luxemburgo. Não por ser o primeiro, mas é uma dupla jornada com grau de dificuldade muito elevado. Se olhar para o comportamento dos adversários, esta jornada é mais difícil do que a anterior. São duas equipas, em termos de jogo, de estratégia, que apresentam mais qualidade em termos globais, não em termos de nome, que não conta para o totobola. São duas equipas globalmente mais fortes."

- " (...) Se esquecerem o nome…Vejam o Luxemburgo e vejam como uma equipa sem nome tem uma capacidade de jogo como tem atualmente. Tem um treinador há 9 anos e é uma equipa com qualidade. Há que ter atenção a este jogo. Com a Ucrânia, perdeu aos 94 com um autogolo e na Ucrânia podia ter tido um resultado diferente. Da Ucrânia todos reconhecem a qualidade, mas Portugal tem como objetivo único vencer os dois jogos. Como tenho dito sempre, Portugal tem objetivo de terminar a fase de grupos em primeiro lugar para garantir que em junho/julho está na fase final de uma grande competição. É isso que estamos preparados para fazer e não tenho dúvidas em relação à qualidade e criatividade dos meus jogadores. Temos todas as condições para vencer, mas temos de estar ao melhor nível. Dará um passo não totalmente decisivo mas muito importante para estar no Europeu e em primeiro lugar" 

- "Uns saem por outra opção, outros por não estarem aptos. A única grande novidade é o Rúben Semedo porque os outros são jogadores de seleção regularmente. O João Mário foi campeão da Europa. Não estiveram noutros momentos porque tem a ver com o que penso para os jogos. Tenho 50/60 jogadores que observo constantemente. Dizia o meu vice-presidente numa entrevista ao 11 que o dia da convocatória é sempre uma dor de cabeça e para mim é um momento difícil. Faz parte. Trabalhamos ao máximo, discutimos de forma muito aberta entre todos e o que conta aqui somos nós. Não há Joaquim, Manel, António ou Fernando Santos. Somos nós. Essa é a palavra chave que nos fez campeões da Europa. Nomes para mim são pouco significativos".

-"Só penso nos jogos de Portugal, não tenho de me preocupar com a Sérvia. Só tive de o fazer na jornada anterior. Se não ganhássemos na Sérvia era uma complicação tremenda para nós. Fizemos isso de forma brilhante. Foi um resultado forte contra um adversário difícil e à Sérvia compete-lhe fazer o seu trabalho. A nós compete-nos ganhar esses dois jogos e eles que resolvam o problema deles no último confronto que é um Sérvia-Ucrânia."

-"Falo com ele [Ronaldo] e com os jogadores muitas vezes. Já respondi a essa pergunta não sei quantas vezes. Ronaldo é o melhor jogador do Mundo. Tudo o que vai contra isso não estou de acordo."

-"Tinha que fazer uma análise muito profunda socialmente, mas não vou dizer o que penso. Quero só dizer que é um absurdo completo. O Bernardo é dos jovens com melhor carácter humano e pessoal. Só pode ser um absurdo, não faz sentido, ele não merece isto".

-"Não há impossíveis? Seguramente. Acho que não é por um percalço que acontece na vida que as pessoas não têm direito a viver e a seguir o seu caminho. O Rúben Semedo soube reagir, soube estar, está a fazer uma prova muito boa no Olympiacos. Temos acompanhado há bastante tempo. Na última vez esteve perto da convocatória, mas por lesão não foi chamado. O que conta é o que pode dar à equipa. Seguramente já ultrapassou isso".

 

 


;
;
3 de Outubro 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias