Fernando Santos focado na vitória

Seleção A

Selecionador Nacional apela à humildade frente à Lituânia e lembra que o jogo é "mais uma final" rumo ao Euro 2020.

Portugal defronta a Lituânia esta terça-feira, pelas 19h45, em Vilnius, num jogo a contar para o Grupo B de qualificação para o Euro 2020. Na antevisão da partida, Fernando Santos apelou à humildade e à entrega da Equipa das Quinas, lembrando que o jogo é mais uma de seis finais para vencer.

"Temos de ter muito respeito pelo adversário, sabendo que, do lado contrário, teremos onze jogadores com muita disponibilidade para conseguir o feito de fazer um bom resultado contra Portugal. Contamos com o que o adversário pode fazer, mas temos que estar ao nível deles em termos de humildade e entrega ao jogo", afirmou o Selecionador Nacional, desejoso de que a Equipa das Quinas esqueça as diferenças que a separam da Lituânia no ranking [Portugal ocupa o sexto lugar, enquanto a Lituânia segue na 130.ª posição].

Com cinco pontos conquistados em três jogos, Portugal entrará em campo com o pensamento na vitória, até para se aproximar do primeiro lugar do grupo. "Contamos com isso. Acredito que vamos ganhar. Tínhamos seis finais e queremos acabar em primeiro. Vencemos a primeira e agora só dependemos de nós", explicou Fernando Santos, desvalorizando o facto de o jogo se disputar num piso sintético. 

"Isto é uma final e as finais para ganhar. Não há indicações para meter ou não meter o pé. Temos é de jogar e ganhar. Vamos esquecer as questões do piso, pois se o fizermos estaremos mais perto de ganhar, e acredito que vamos ganhar. Queremos acabar em primeiro no grupo", esclareceu.

Sobre a Lituânia, uma seleção que nunca pontuou frente a Portugal - derrotas por 5-1, em agosto de 2000, e por 4-1, em agosto de 2004 -, o Treinador referiu ainda tratar-se de "uma equipa bem organizada, que procura explorar contra-ataque e o ataque rápido" e que por essa razão "pode causar problemas se tiver espaço para jogar".

"Não podemos deixá-los jogar e, quando tivermos a bola, temos de procurar criar oportunidades para marcar", defendeu Fernndo Santos, reconhecendo a necessidade de corrigir alguns pormenores em relação ao jogo com a Sérvia: "É preciso que as nossas linhas estejam sempre juntas e compactas. Conversámos sobre isso, pois tudo é possível corrigir."

O Selecionador Nacional comentou ainda a possibilidade de o capitão Cristiano Ronaldo atingir a fasquia dos 90 golos pela armada lusa: "O importante é que ele continua a registar números enormes. Não tenho dúvidas de que continuará assim", frisou.

Nélson Semedo em dúvida

O defesa Nélson Semedo continua em dúvida na Seleção Nacional para o embate com os lituanos. Quem o disse foi Fernando Santos. "Sofreu uma pancada nas partes moles e apresenta muitas queixas. Hoje [esta segunda-feira] não vai treinar, vamos ver como estará amanhã. Se não jogar provocará uma alteração, mas não há qualquer problema com isso, pois tenho a máxima confiança em todos os jogadores que tenho à minha disposição", assumiu.

José Fonte promete seriedade

José Fonte também fez a antevisão do Lituânia-Portugal, garantindo que a formação portuguesa vai encarar o jogo com seriedade. "Tenho a certeza que vai ser um jogo difícil, frente a uma equipa que quer ganhar a Portugal. Somos uma equipa grande e isso dá muita motivação aos nossos adversários. É mais um jogo para vencer. Vamos abordá-lo de uma forma séria", prometeu o central, de 35 anos.

Para o jogador do Lille, o relvado sintético não pode servir de desculpa para um eventual mau resultado. "Somos todos profissionais. Já jogámos nestas condições em Andorra e nas Ilhas Faroé e tivemos sucesso. Não pode servir de desculpa. Vamos estar preparados", avisou.


;
;
9 de Setembro 2019
Foto

FPF/Francisco Paraíso

Notícias