Terceira edição concluída

Portugal Football School

Terminou este domingo, na Cidade do Futebol, mais uma edição do Curso de Formação de Gestores de Equipas - Team Manager, que contou com aproximadamente 100 participantes.

Realizou-se neste fim de semana (6 e 7 de julho), na Cidade do Futebol, a terceira edição do Curso de Formação de Gestores de Equipas - Team Manager, promovida pela Portugal Football School (PFS) que faz parte da Unidade de Investigação e Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Futebol.

“Excelente veículo de troca de experiências e conhecimentos”
Uma das formadoras, Sofia Teles, Diretora do Futebol Feminino do SC Braga, destacou a troca de experiências e conhecimentos que esta ação permite, assim como a mais-valia para quem desempenha funções como Team Manager. “À semelhança dos demais cursos organizados pela Portugal Football School, este curso de Team Managers é um excelente veículo de troca de experiências e conhecimentos. Além disso, permite que todas as pessoas que se interessam pelo futebol e pela organização desportiva tenham acesso a mais oferta formativa. Este curso aborda várias áreas de intervenção dos Team Managers e é uma mais-valia para quem desempenha estas funções.”

“Estes módulos encaixam perfeitamente nas funções que exercerei futuramente”
Diogo Fonseca, do SC Praiense, da Ilha Terceira dos Açores, explicou a importância deste curso enquanto formando. “Esta iniciativa veio dar-me algumas bases para um futuro imediato, já que pertenço a um clube que tem vindo, de forma sustentada, a criar uma cultura de vitória. Passando a ter funções como diretor desportivo, acho que estes módulos que compõem o curso – se forem estudados de forma aprofundada – encaixam perfeitamente nas funções que exercerei futuramente. é de louvar esta iniciativa da FPF. Para mim e para a minha valorização profissional e pessoal, esta ação surgiu na altura perfeita.”

“Valorização pessoal e profissional”
Outro dos cerca de 100 formandos do curso, Gonçalo Ferreira, também destacou a mais-valia que este curso pode exercer nas suas funções. “Represento o SCE Bombarralense - um clube centenário e eclético que tem entre outras modalidades o futebol e o futsal. É a esta última modalidade que tem mais ligação, enquanto coordenador da formação. Este curso representa para mim uma valorização pessoal e profissional que vai contribuir para exercer melhor as minhas funções no clube.”

Este curso foi direcionado a todos os agentes desportivos de clubes participantes em provas nacionais ou distritais de futebol, futsal e futebol de praia que aspiram assumir funções de gestores de equipa em organizações desportivas. Esta formação foi dividida em cinco módulos: Planeamento, Organização, Gestão de recursos e relações interpessoais, Enquadramento regulamentar, Registos e transferências e Comunicação.

O corpo docente foi composto por Daniel Ribeiro (Diretor da Divisão de Seleções da FPF), Carlos Lucas (Diretor de Competições da FPF), Germano Almeida (Analista de Dados no Gabinete do CEO da FPF), Alexandre Silva (Secretário e Team Manager de diversas Seleções Nacionais e Futebol de Formação), Gonçalo Ribeiro (Secretário e Team Manager de diversas Seleções Nacionais, com maior foco nas de futsal), João Leal (Diretor da Divisão de Registos e Transferências da FPF), Hugo Henriques (Secretário e Team Manager do Real SC durante o percurso do clube na Ledman LigaPRO), Marco Alves (Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020) e Catarina Monteiro (Adjunta do Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Tóquio 2020) e Sofia Teles (Diretora do Futebol Feminino do SC Braga).

Nos debates estiveram presentes Edite Fernandes (futebolista internacional do Clube Futebol Benfica), Anselmo Cardoso (SJPF), Cláudio Saúde (ANTF), Hugo Vieira (FPF) e Simão Ferreira (FPF).


;

Notícias