A goleadora que começou na baliza

Futebol Fem. - Sub-17

Eis a história de Carolina Santana, que a contou na primeira pessoa ao fpf.pt.

O terceiro dia de trabalhos da Seleção Nacional feminina sub-17 na Cidade do Futebol começou com um treino matinal (10h30) no relvado 1, que incluiu as 23 jogadoras chamadas pelo Treinador Nacional José Paisana.

A equipa nacional evoluiu sob o olhar atento e curioso dos jornalistas que marcaram presença nos primeiros 15 minutos do apronto, o quarto do último estágio de preparação antes do Campeonato da Europa da Bulgária, que vai ter lugar entre os dias 5 e 17 de maio.

Um dos pontos em comum entre as internacionais portuguesas parece ser a forma original como iniciaram a prática da modalidade desportiva que se tornou numa forma de vida (sem descurar todos os outros aspetos importantes, nomeadamente a vida académica e a familiar). 

A história de Carolina Santana confirma por inteiro esta tendência: "Tinha 8/9 anos e os meus amigos convidaram-me para jogar num pequeno clube perto do sítio onde morávamos e eu ofereci-me para ser guarda-redes porque ninguém queria ir à baliza. Um dia aleijei-me nos dedos de uma mão e fui jogar para a frente. Toda a gente gostou do meu desempenho e, como nessa altura já tínhamos três guarda-redes, fiquei como jogadora de campo. A partir daí joguei 4/5 anos com rapazes e agora estou numa equipa feminina [SL Benfica]."

Internacional portuguesa desde março, Carolina Santana tem bem fresca na memória a estreia de Quinas ao peito: "Foi um orgulho tremendo! Quando se ouve o hino...é arrepio certo dos pés à cabeça e borboletas na barriga. Será sempre um momento especial, é impossível explicar bem o que senti", referiu.

Questionada sobre as expectativas para o Campeonato da Europa, a jovem dianteira não destoou do discurso que tem sido adotado pela colegas: "Claro que sonhamos em ganhar, mas sempre com a noção das dificuldades que vamos ter. Vamos pensar jogo a jogo e queremos ser competentes. No fundo, mostrar o que valemos e, acima de tudo, crescer nesta competição."

Admitindo que o "estágio da Ronda de Elite foi muito importante para a união do grupo", Carolina Santana frisa também que nunca se esquece das palavras dos pais antes de cada estágio com a camisola da Seleção Nacional: "Ser eu própria, sociável, e nunca deixar de lutar", concluiu.

Vitória no último jogo-treino antes do Europeu
As comandadas de José Paisana terminaram o dia com um jogo-treino frente à equipa sénior feminina do GD Estoril Praia e venceram por 1-0, com um golo precisamente de Carolina Santana.

Semana de trabalho antecede viagem para a Bulgária
A comitiva nacional vai concentrar-se novamente no dia 29 de abril, já com as 20 eleitas para a fase final do Campeonato da Europa Bulgária-2019, que vai decorrer entre os dias 5 e 17 de maio.

A viagem para Albena, cidade búlgara que vai servir de “quartel-general” à equipa nacional, está agendada para o dia 30 de abril.

Portugal está incluído no grupo A, juntamente com as seleções da Bulgária, damana Dinamarca e da Espanha.

No grupo B estão as equipas da Áustria, da Inglaterra, da Alemanha e da Holanda.

Apenas os dois primeiros classificados passam às meias-finais da competição.

CALENDÁRIO COMPLETO

Portugal vai somar a sua segunda presença em fases finais de Europeus femininos sub-17, depois da participação na edição de 2013, que decorreu em Inglaterra.

Eis a convocatória completa:
Lusitano FC Vildemoinhos: Joana Caiado, Maria Alagoa e Jéssica Albino
Ribeirão 1968 FC: Adriana Rocha
SC Braga: Carolina Almeida, Inês Oliveira, Luísa Pinheiro, Maria Leonor, Sofia Silva e Mariana Malva
SC Castêlo da Maia: Maria Miller
SC Porto: Maria Negrão
SL Benfica: Ana Assucena, Ana Oliveira, Carolina Santana, Francisca Nazareth, Lara Pintassilgo, Mariana Alberto e Carolina Correia
Sporting CP: Alícia Correia, Andreia Jacinto, Bárbara Lopes e Marta Ferreira
UR Cadima: Luana Marques

Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações das jogadoras convocadas.

Eis o programa do estágio da Seleção Nacional feminina sub-17:

25.04.2019| quinta-feira
10h30 Treino na Cidade do Futebol (15 minutos abertos aos OCS)


;

Notícias